Gente de Expressão

Resumo da história de Terezinha Moreira da Silva
Uma vida de glórias em Capanema

Terezinha Moreira da Silva nasceu no dia 09 de julho de 1933, num domingo, ás 10 horas da manhã, no quilômetro 2 da estrada de Bragança, atual Bairro São Domingos, na cidade de Capanema/Pará. Filha de Antero Moreira Holanda e Maria Laura de Araújo Moreira. Ele cearense de Baturité; ela da cidade de Bragança. Seus irmãos: Raimundo, Valdemar, Francisco, Roselis, Risoleide, Reni, Ausier, Orlando, Rosilda, Mª Vilani, Joaquina, Liege, Georgete, Mª da Conceição, José e Raimunda Georgete. Aos 5 anos, iniciou seus estudos na Escola Estadual Mista de Capanema, no quilômetro 2 da estrada de Bragança; sua primeira professora foi Maria de Nazaré Holanda, conhecida por “Nazica”. Aos 11 anos foi transferida para o Grupo Escolar de Capanema. Aos 14 anos fez um curso de dactilografia com a professora Nenzinha. Aos 15 anos, já com o curso primário completo, foi nomeada professora de 1º a 4º série da mesma escola onde estudou quando criança. Aos 17 anos fez um concurso público e foi aprovada para continuar como funcionária pública estadual.
            Aos 22 anos casou-se com o jovem Nicodemos Vaz da Silva, comerciante capanemense. Dessa união nasceu seus filhos: José Fernando, Antônio de Pádua, João Anthero, Maria Vilani, Wércia Maria, Carlos Alberto, Maria Laura e Nicodemos Junior; seus netos: Jean Franklin, Jodson Fernando, Roberta Lorena, Leonardo, Marcus Vinícius, Aline , Alane, Antônio de Pádua Junior, Anderson, Andressa, Glenda, Tereza Letícia, Carla Elys, Ellen Caroline, Carlos Alberto de Jesus, José Netto, Pedro Felipe, Laura Camila e Renato Francisco; e seus bisnetos: Ana Clara, Ana Vitória, Marcos Afonso, Guilherme, Sophie, Nilton Gabriel, José Rocha e Pedro Henrique.
            Terezinha Moreira é formada em Estudos Sociais pela UFPA, onde lecionou com Geografia, História, Didática de Estudos Sociais no 1º e 2º graus, nas escolas Mª Amélia Vasconcelos, EEOB, Padre Sales e D. João VI. Exerceu a função de secretária na Escola Padre Sales e foi a 1ª diretora da Escola D. João VI, onde permaneceu durante 10 anos. Aposentou-se em março de 1982, com 32 anos de serviços.
            Em novembro de 1982, entrou para a Ordem Franciscana Secular, e fez todas as etapas de formação e professou definitivo em 19 de novembro 1989.
            Assumiu várias funções na OFS, desde 1986. Na Fraternidade N. Sª do Perpétuo Socorro, em Capanema: duas vezes foi Ministra Local; três vezes, Secretária Local e Coordenadora da Mini-Jufra. No Distrito: Conselheira do 1º Distrito. No Regional Norte 2 Pará/Amapá: Ministra Regional, Coordenadora de Formação e Secretária Regional, todos por 2 períodos. No Conselho Nacional: foi eleita Vice Ministra Nacional para a área norte, em Nova Iguaçú, no Rio de Janeiro. Onde atuou de 1994 a 1997. Neste período participou de todos os Capítulos e Reuniões da OFS do Brasil, nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Brasília, Maranhão, Ceará, Paraíba e Amazonas. Hoje, continua como Secretária da sua fraternidade local e assume a função de Coordenadora de Formação do Regional Norte 2 Pará/Amapá.
            Durante esse tempo, Terezinha Moreira vem participando, em São Paulo, de cursos para formadores da OFS do Brasil e junto com a equipe de formação repassa esses cursos para as 17 fraternidades existentes no Regional Norte 2 Pará/Amapá da OFS do Brasil.
            Na paróquia de N. Sª do Perpétuo Socorro em Capanema, a mesma assumiu diferentes funções como:  Coordenadora dos Ministros Extraordinários de Comunhão Eucarística, durante 6 anos e Ministra da Comunhão, desde 1991 até 2012. Exerceu essas funções com muito amor, perseverança e responsabilidade.
            Terezinha Moreira da Silva completa 80 anos, no dia 09 de julho de 2013, ao lado de seus familiares: irmãos, sobrinhos, filhos, netos, bisnetos, genros e noras. Simbolizando o amor materno que sente no presente e faz planos para um futuro mais acolhedor no decorrer de sua vida.
            Sua maior riqueza: Sua família.
            Sua maior saudade: De seu inesquecível esposo e amigo, Nicodemos Vaz da Silva.
            Sua maior vitória: A vida.

*Matéria postada na Edição 503 do Jornal de Capanema.