Semestre de perspectivas para grandes avanços


Crônica da Atualidade - Por Paulo Vasconcellos 




No compasso do tempo o primeiro semestre de 2013 acumula lentidão no aspecto de grandes realizações em decorrência do forte inverno, mas não se pode esquecer que mesmo assim a carruagem precisou ser impulsionada para não parar diante das prioridades que depende o município de Capanema. Como não tem obras vultuosas no registro do semestre, as expectativas se voltam para o período do verão que contribuirá para o avanço da pavimentação da Avenida Jarbas Passarinho em seus 5 mil e 100 metros de extensão. Outro setor que precisa avançar é a agricultura, sobretudo na produção do feijão Caupi, principal cultura que reforça a economia do município durante o período de plantio, estendendo-se até a colheita .
O município  de Capanema, além de polarização geográfica é também potencializado como eixo comercial, totalizando incrementos na geração de emprego, subsidiado pela iniciativa privada, tendo o comércio como maior fonte geradora. Ainda não existem investimentos no plano industrial, fator que contribui para a falta de empregos formais, principalmente para quem concluiu ou está concluindo a etapa educacional que é o Ensino Médio. O semestre apresentou resultados positivos no quesito reivindicação, quando alguns  corajosos foram as ruas fazer manifestos, mesmo sem definições no que diz respeito ao setor que eles consideram fragilizado, entretanto, as palavras de ordem foram ditas e a insatisfação provocou reações.
No mês de maio a sociedade civil organizada participou de audiência pública para discutir Segurança com os representantes dos órgãos do setor, contudo, ainda não há informações de quais providências foram tomadas. O verão promete ser forte e a balança comercial interna tende a melhorar, pois é nessa época do ano que acontece o aquecimento das vendas, tendo a promoção Liquida Geral como força de equilíbrio para se avolumar até o Natal. Colocar o setor de planejamento para buscar alternativas de melhorias, significa “tacada de mestre”, propiciada por estudos que possibilitem avanços em todos os setores que fazem funcionar a cidade e o município de Capanema. Que o segundo semestre registre os avanços que todos almejam.

*Editorial da Edição 503 do Jornal de Capanema.