Cantata de Natal da Assembleia de Deus promove 'Natal em Cores', com muita fé e solidariedade

 



Na essência da palavra, Natal representa nascimento, renovação, e é justamente isso que a Assembleia de Deus quer evocar com mais uma edição da tradicional Cantata de Natal,evento que ocorre nos dias 24 e 25 em quatro sessões especiais com muita música e amor ao próximo. Neste ano, em sua 23ª edição, o tema do evento é "Natal em Cores", e os ingressos podem ser adquiridos em troca de alimentos não perecíveis, em um ano onde a solidariedade e o cuidado com nossos irmãos se tornam mais necessários que nunca.

Nessas mais de duas décadas de existência, o espetáculo musical de Natal cresceu até ser considerado o maior do estado do Pará, tanto do ponto de vista social quanto do técnico. Em 2020, aproximadamente 600 pessoas participam direta e indiretamente da produção da Cantata, que conta com músicos do Exército Brasileiro, da banda da Polícia Militar do Pará e do Instituto Carlos Gomes, entre outros. “Assim como Jesus nasceu e trouxe cor e vida, queremos que nessa época a vida volte a ter cor, fé, esperança, solidariedade. Isso se reflete na apresentação e em toda a produção, que será um espetáculo visual para todas as idades com músicos profissionais e que participam dos eventos de forma voluntária”, conta Philipe Câmara, pastor do Templo Central da Assembleia de Deus e um dos coordenadores do evento.

Para o maestro Marcos Matos, que rege a Cantata da Assembleia por mais um ano, esse momento representa a culminância de seu trabalho e de sua fé, exercida por meio da música ao longo do ano inteiro. “A gente fica ansioso, pois trabalhamos muito para trazer algo diferenciado. Esse trabalho é desenvolvido o ano todo, semanalmente na igreja, mas há uma expectativa muito grande para a Páscoa e o Natal”, diz o músico, que destaca que, como tudo que ocorreu neste ano, a pandemia não deixou de influenciar na dinâmica da produção natalina.

“Cada ano é diferente, com novos desafios, e nesse, o que influencia muito é a questão do público, já que a gente tava acostumado com casa cheia, lotada. Teremos novidades até na execução, com os cuidados do distanciamento. Vamos trazer um mosaico em um dos números, algo que vem sendo muito usado nas mídias sociais com os corais gravados, onde músicos e cantores que fizeram parte da nossa igreja e hoje moram em outras cidades vão participar mesmo à distância, acompanhados pelo Coral de Surdos, que se apresenta com a linguagem de sinais”, explica o regente, que nascido dentro do ambiente evangélico, disse que sempre soube que usaria sua arte para louvar a Deus, dividindo seu tempo entre sua rotina como professor de música no Carlos Gomes e o trabalho voluntário na igreja.

Nascimento de Jesus é celebrado com muita música e adoraçãoNascimento de Jesus é celebrado com muita música e adoração (Divulgação)

Para atender às recomendações de saúde relacionadas à covid-19, além de aumentar a quantidade de sessões, o Templo Central da Assembleia de Deus teve sua capacidade reduzida e utilizará apenas 1/3 do espaço para o Natal em Cores. Qualquer pessoa pode assistir aos eventos, que serão abertos ao público e divididos em duas no dia 24 e duas no dia 25, sempre às 17h e 19h. Para assistir, basta trocar alimentos não perecíveis por ingressos no ponto localizado no 2º piso do Boulevard Shopping, na avenida Doca de Souza Franco. Cada quilo equivale a um ingresso e todos os alimentos arrecadados são reunidos em cestas básicas para a Missão Contra a Fome, projeto da Igreja Assembleia de Deus que atende cerca de 4 mil famílias carentes por mês em Belém.

“Pra mim, é uma honra participar não apenas desse projeto, mas de todos os eventos da igreja”, diz Kleber Farias, líder do Ministério de Teatro de Adolescentes da Assembleia de Deus e responsável pela iluminação do Natal em Cores. “Meu sentimento quando participo é de devolver pra Deus o que Ele dá pra gente do melhor jeito, que é servindo nosso irmão, nosso próximo, fazendo esse trabalho grandioso, lindo, explorando todas as áreas artísticas com essa grandiosidade técnica. O mínimo que a gente pode fazer é presentear a todos com um belo espetáculo e falar do elemento principal do Natal, que é Jesus. Esse tema, Natal em Cores, é sobre isso: com Jesus, nossa vida ganha cores, e queremos alcançar as pessoas com essa mensagem”, conta.

Kleber também roteirizou, produziu e dirigiu a Cantata dos Adolescentes, evento prévio ao espetáculo principal. Em dezembro, a Assembleia de Deus desenvolveu uma série de eventos preparatórios ao Natal em Cores, como o “Natal debaixo das Estrelas”, onde o coral da igreja fez uma prévia dos espetáculos principais no estacionamento do Templo Central. “Eu, como membro da igreja, me sinto muito honrado, pois Deus nos dá nossos talentos e tudo que a gente faz em prol do Reino Dele é o mínimo, ainda mais nesse momento em que as pessoas estão precisando de palavras que as tragam para mais perto de Deus”, encerra Kleber.

SERVIÇO

Natal em Cores - Cantatas de Natal

Data: 24 e 25 de dezembro, apresentações às 17h e às 19h

Local: Templo Central da Assembleia de Deus – Avenida Governador José Malcher, 1571, Nazaré.

Troca de ingressos: Quiosque no 2º piso do Boulevard Shopping

Mais informações: natalemcores.com


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário