Luan Santana, Barões da Pisadinha e Bruno & Marrone fazem super live na virada do Ano Novo

 




Música

Na noite de véspera de Ano Novo, 31, o Brasil pode esperar por grandes momentos em uma live especial de Luan Santana, com a participação dos Barões da Pisadinha, um dos maiores fenômenos musicais do Brasil em 2020, e também da dupla Bruno e Marrone. Mariana Rios será a apresentadora do evento, e o local do show é mantido em segredo para evitar aglomerações.  A apresentação, realizada pela Brahma, é às 22h no canal de Luan Santana no YouTube.

O DJ David Guetta fará um show direto de Paris, dentro de um projeto de caridade, como os que fez em Miami e em Nova York durante a crise sanitária deste ano. Com 50 milhões de visitas acumuladas, o músico arrecadou US$ 1,5 milhão até o momento, e neste último dia do ano, o terceiro evento tem como objetivo apoiar as ações do Unicef. O show United at Home é às 19h45 (horário de Brasília), no canal do YouTube do DJ.

A banda Kiss realiza o livestream "Kiss 2020 Goodbye" também neste dia 31. A apresentação será transmitida ao vivo diretamente de um resort em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com grande estrutura. Os ingressos estão à venda a partir de US$ 39.  A exibição para o público do Brasil está marcada para começar às 14h (horário de Brasília), e em outros países, foram estabelecidos horários distintos. Outras informações estão disponíveis no site kiss2020goodbye.com.

Cinema

A série de cinema #EmCasaComSesc, do Sesc São Paulo, disponibiliza esta semana os filmes ficção "Acossado", "O Homem que Sabia Demais" e "Truman", o documentário "Eleições", o título "Kasala!" pelo Cine África, e os filmes "Menino Maluquinho 2 - A Aventura" e "A Família Dionti" pelo CineClubinho. Assista gratuitamente na plataforma de streaming Sesc Digital: sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Cinco filmes com personagens marcantes da carreira de Lima Duarte estão sendo exibidos em formato on-line e gratuito no site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br). A mostra homenageia os 90 anos do ator. Entre as obras selecionadas estão a comédia “Guerra Conjugal”, gravada há 45 anos pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade; e o premiado drama “Sargento Getúlio”, de Hermano Penna. Os filmes ficarão disponíveis em streaming até o dia 10 de janeiro.

Teatro

Iluminação cênica será o tema da entrevista de encerramento da programação “O Artista por Trás da Cena”, do Itaú Cultural. O light designer Guilherme Bonfanti conversa com a iluminadora pernambucana Luciana Raposo. O bate-papo será exibido nesta última quinta-feira de 2020, 31, às 15h, no site itaucultural.org.br.

Literatura e Arte

Allyster Fagundes traz a beleza da cena drag queen aliada aos mistérios do fundo das águas para a exposição "Revérbero", que está aberta à visitação até 3 de janeiro, na galeria Theodoro Braga, no Centur. Com curadoria do professor e artista Orlando Maneschy, a exposição é composta por uma série de vídeos-performance, fotografias, pinturas e de um acervo de objetos pessoais.

O público pode conferir uma visita virtual guiada da mostra “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”, que reúne cerca de 170 obras dessa artista produzidas entre 1989 e 2020, incluindo algumas inéditas, entre pinturas, esculturas, colagens e gravuras. A exibição virtual reúne obras que estão expostas na sede do Itaú Cultural e no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e pode ser assistida gratuitamente no site itaucultural.org.br.

Para comemorar os 80 anos do pintor mineiro Carlos Bracher, foi lançada a exposição virtual do Ateliê Casa Bracher, com mais de 150 obras do acervo do casal Carlos e Fani Bracher, na cidade de Ouro Preto. A exposição fica disponível no site trilíngue (português, inglês e espanhol) ateliecasabracher.com

Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, ganhou a exposição permanente “Conecte-se com a Natureza – Áreas Protegidas do Pará”, que reúne fotografias de 14 Áreas Protegidas do Pará. A iniciativa é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). A mostra pode ser visitada diariamente, das 6h às 17h (exceto às terças-feiras). A entrada é franca.

O Itaú Cultural apresenta a exposição virtual “Fotografia Modernista Brasileira”, com um recorte de 70 obras assinadas por 25 artistas que integram a Coleção Itaú Cultural. As imagens reúnem trabalhos realizados entre os anos 40 e 70 e reforçam a ruptura formal, promovida pelo modernismo fotográfico, com as normas tradicionais. A mostra está disponível gratuitamente na plataforma Google Arts & Culture.

A áudio série "Pirimbim", criada pelo compositor e roteirista Fernando Salem ("Cocoricó" e "Castelo Rá-Tim-Bum") e pelos cineasta Tadeu Jungle e Marcos Nisti foi lançada virtualmente e segue disponível para a criançada. Em 12 capítulos de 10 minutos cada, são narradas as aventuras de três crianças pelo mundo do conhecimento em uma chácara mágica. Disponível no aplicativo de podcasts Orelo, no site pirimbim.com e no Youtube (Flow de historinhas) com ferramentas de acessibilidade.

Até o dia 11 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) recebe a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado de um dos artistas mais importantes da arte moderna e contemporânea brasileira. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Hélio Márcio Dias Ferreira, a mostra exibe obras oriundas de diversas coleções das várias fases do pintor carioca, abrangendo toda sua multiplicidade estética e técnica. A exposição tem tour digital de sua 1ª sala disponível gratuitamente no site ivanserpavirtual.com.br.

Até dia 1º de Fevereiro, a exposição virtual Coletividade Negra conta com os trabalhos de Márvila Araújo, fotógrafa, e do artista visual Luciano Feijão disponíveis para visitação. A abordagem dos dois artistas traz à tona temáticas como africanidade, diáspora, ancestralidade, lutas, religiosidade. A mostra tem acesso gratuito no site do Museu Vale (museuvale.com)

Editais, Cursos e Concursos

Estão abertas as inscrições para os novos editais e credenciamentos da Lei Aldir Blanc no Pará. A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) lançou junto com o Sesc Pará os credenciamentos para: propostas culturais e ações formativas; produtores, avaliadores de projetos culturais; e escritores independentes, editoras, livreiros e sebos para a aquisição de ativos culturais (livros e publicações autorais e editoriais), com inscrições pelo site sesc-pa.com.br até hoje, dia 31. As inscrições exigem cadastro prévio no mapacultural.pa.gov.br.

A Secult também anunciou a abertura dos editais da Lei Aldir Blanc para os segmentos de Patrimônio Cultural Imaterial, Culturas Populares, Cultura Digital e Moda e Design - com encerramento em 12 de janeiro de 2021; e Cultura Afro-Brasileira e Culturas Indígenas, que seguem inscrevendo projetos culturais até o dia 20 do mesmo mês. O link para fazer as inscrições e acessar os editais é pelos sites fidesaaldirblancpa.com.br (Patrimônio Cultural Imaterial, Culturas Populares), institutoagata.com.br (Cultura Digital e Moda e Design) e portalfadesp.org.br (Cultura Afro-Brasileira e Culturas Indígenas).

Cia Buffa de Teatro, atuante desde 1998, está com inscrições abertas até dia 17 de janeiro para diferentes oficinas desenvolvidas por suas integrantes e colaboradoras, no período de Janeiro de 2021. As oficinas ocorrem via plataforma Zoom e as inscrições são realizadas pelo site Sympla. Direcionadas ao público geral, as oficinas têm vagas limitadas, e são elas: Coloca na tela, ministrada pela atriz e produtora cultural Manuela Castelo Branco; Interpretação Teatral e Narrativas Rítmicas, pela atriz Diana Ramos; Atos de Criação – escritas performativas de si, pela atriz Andréa Rabelo; Comunicar é uma arte,  pela publicitária, produtora e gestora cultural Nany Lima; e Mover o corpo em um cotidiano poético, com a atriz Leila Kissia. Link para inscrições e mais informações no perfil @ciabuffadeteatro no Instagram, ciabuffadeteatro@gmail.com, e (71) 99941-0303.

Ciclo de Formação em Gestão e Produção Cultural vai discutir conceitos e práticas sobre a esfera organizacional da cultura, abordando políticas culturais, estimulando a produção, a gestão, a pesquisa e a difusão das iniciativas. Serão realizados dois ciclos formativos em plataforma virtual e ao vivo, com 8 horas-aula cada encontro, nos dias 6, 7, 11, 12, 13 e 14 de janeiro. Cada ciclo terá 24 horas-aula. Metade das vagas são voltadas para mulheres, afrodescendentes, LGBTQI+ e agentes culturais residentes nas periferias. Inscrições no link: bit.ly/gestaoeproducao1.

Prêmio Barco a Vapor, iniciativa internacional da Fundação SM, está com inscrições abertas para a 17ª edição, até 31 de janeiro. O prêmio valoriza obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil nos gêneros romance ou novela. O objetivo é revelar autores, estimular a criação literária e levar textos de qualidade aos jovens leitores de vários países. Informações e inscrições pelo site barcoavapor.smeducacao.com.br.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário