O Mercado do Choro lança clipe 'Aparelho'

 




O Grupo paraense O Mercado do Choro lançou, nesta segunda-feira (28), o clipe "Aparelho", que faz homenagem a um projeto educativo-cultural produzido no Mercado do Porto do Sal, em Belém. Com melodia de raiz africana, a canção integra o álbum "Passeio Público", que revisita lugares da capital paraense. O clipe está disponível no canal do youtube . 

Uma homenagem às resistências afro e cultural é o norte do novo videoclipe do grupo paraense. "Aparelho" é um projeto de ocupação artística e educação que atua dentro de um mercado, colaborando na formação dos moradores da comunidade do Porto do Sal, no Centro Histórico de Belém. 

Carla Cabral, Diego Santos e Tiago Amaral compuseram a canção, que começou a ser trabalhada  ainda no final de 2019, quando Carla chegou do terreiro. Tiago teve contato com a canção na pré-produção do disco e foi nos ensaios para gravação das bases que Diego a conheceu. Inclusive, foi uma das últimas músicas apresentadas e, que quase fica fora do álbum “Passeio Público”.

A canção traz uma estética sonora que passeia pelo marabaixo, manifestação amazônica. "As possibilidades dessa música revelam um ar mais misterioso, remetendo às noites de rodas de marabaixo que pude vivenciar. Por isso é, em sua origem, melancólico. Somar resistências tem tudo a ver com o nosso trabalho", explica Carla.

As cenas do videoclipe foram gravadas no Porto do Sal, local onde O Mercado do Choro se fortaleceu como roda e sempre foi bem recebido por quem vive e trabalha nos arredores do espaço. Essa convivência começou em 2014, com as ocupações na oficina Santa Terezinha.

"Eu acho a comunidade do Porto do Sal muito respeitosa com o movimento artístico que se apresentou ali, subitamente. Tive a oportunidade também de trabalhar como produtora nessas cinesias artísticas e o que posso dizer é que todos sempre nos receberam super bem e aprendemos diariamente com eles. Por toda essa troca, precisávamos tê-los nesse clipe, principalmente as crianças e alguns dos parceiros que viram isso tudo nascer", relata Carla.  

 

O percussionista Kleber Benigno e o violonista Armando Mendonça também participam do clipe. "Ele [Kléber] é uma autoridade em percussão. Faz anos que a gente troca e aprende com ele. Então, falar em marabaixo é também falar nele. E que bom que ele é nosso parceiro das antigas e pode contribuir pra essa música ganhar, de fato, a identidade do marabaixo", diz Tiago Amaral.

O Mercado do Choro - O Mercado do Choro surgiu em 2013, reunindo músicos dedicados à pesquisa e criação do gênero musical Choro. O grupo passou a se encontrar mensalmente em praças e mercados, ressignificando o passeio público; valorizando o patrimônio histórico; convidando as pessoas para as rodas de choro, mas principalmente convidando-as a reconhecer a cidade.

Formado por Carla Cabral, no cavaco; Diego Santos (violão sete cordas); Gabriel Ventura (pandeiro) e Tiago Amaral (clarinete), o Mercado do Choro já realizou turnê pela Europa, em 2018, como convidado do renomado Festival Internacional de Choro de Paris, estendendo-se também as cidades de Amsterdam na Holanda e Lyon na França. No mesmo ano participou também como convidado do XXXI Festival Internacional de Música do Pará, um dos maiores festivais da região. Em 2019, o grupo foi atração da Virada Cultural de São Paulo (SP).


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário