Luizinho Lins & o Seu Banjo Loko fazem show no Apoena, nesta sexta, 11

 



Música

Luizinho Lins & o Seu Banjo Loko apresentam carimbós, xote, toadas e músicas paraense em show presencial nesta sexta, 11, no Espaço Cultural Apoena.

Claudio Wallace e The Rockers fazem o show presencial com sucessos dos Beatles, Pink Floyd, Nirvana, Elton John, Queen, Rolling Stones, Elvis Presley e outros nesta sexta, 11, às 21h, no Ver-o-chopp Restaurante e Chopperia;

Erasmo Carlos participa da programação da União Brasileira de Compositores (UBC) nesta sexta-feira, 11, às 16h, com transmissão ao vivo pelo perfil do Instagram da instituição @ubcmusica. Ele será entrevistado pelo produtor Geraldo Vianna e também vai apresentar alguns sucessos da carreira.

Nesta sexta, 11, Chico Castillo (ex- Gipsy Kings), cantor de sucessos mundiais como “Bamboléo”, “Volare” e “Baila Me” será atração no projeto Infinity Summer, com show presencial no Fairmont Rio, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e transmissão ao vivo pela plataforma ShowIn, às 20h. Ainda, a plataforma terá shows de Ana Muniz e Rico DJ, no sábado, 12, e dos músicos gaúcho Sérgio Rojas e Dudu Sperb no domingo, 13.

Nesta sexta-feira, 11, a soprano paraense Carmen Monarcha é a convidada especial do maestro João Carlos Martins e da Bachiana Filarmônica Sesi-SP no último dos cinco concertos da Temporada 2020, que, este ano, está acontecendo de forma on-line e gratuita com transmissão pelos canais do maestro no Facebook e no YouTube, a partir das 20h.

6º DMX - Digital Music Experience segue até esta sexta-feira, 11, em formato on-line e transmissão gratuita pelo canal oficial no YouTube e pelo site dmx.art.br. O evento tem a participação de grandes nomes da música, como Hermeto Pascoal, Sérgio Dias com Frejat e Steve Vai, além de um concurso que vai premiar novos artistas instrumentais da cena brasileira.

As bandas Nosso Tom e De Bobera, a dupla William César e Christiano e o DJ Cayan Ribeiro serão as atrações da festa presencial “Sambinha da Ilha”, no sábado, 12, a partir das 15h, no Mirante do Combu, na Ilha do Combu. O show terá as participações especiais de Allanzinho e PA Black (I Love Pagode). Informações: (91) 98032-2250 e 98374-9740.

Seu Jorge realiza live solidária no sábado, 12, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), do movimento #TOGETHERBAND e da marca Harpic. O show vai arrecadar fundos para projetos de promoção do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da ONU: Água Limpa e Saneamento”, dentro do enfrentamento da crise decorrente da pandemia pela Covid-19 no Brasil. A transmissão inicia às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do artista no Youtube e também pelo link.

Festival MANA 2.0 inicia no sábado, 12, e vai até o próximo dia 19 com shows, painéis de debate, oficinas, videoclipes e projeções mapeadas nos centros urbanos do Brasil de mulheres da Amazônia e de outras partes do Brasil. Este ano, o evento gratuito homenageia Dona Onete e terá formato on-line com transmissão pela plataforma twitch.tv/festivalmana. A direção artística é da cantora Aíla e da artista plástica Roberta Carvalho.

A dupla Marcos e Belutti irá realizar um show no sábado, 12, às 18h, em formato drive-in no estacionamento do Limeira Shopping e com transmissão ao vivo no canal da Desktop no Youtube. Todo o valor arrecadado com os ingressos será revertido para a compra de computadores e acesso à internet para crianças de ONGs selecionadas. Para mais informações, acesse desktopsuper.com.br.

Família Caldi apresenta temas de Franz Schubert, Radamés Gnattali e Astor Piazzolla, no programa “Blim-Blem-Bom” da série #SalaDigital, da Sala Cecília Meireles, da Funarj, neste sábado, 12, às 12h. A programação também integra a série de Concertos Petrobras para Toda a Família. A transmissão será realizada ao vivo pelo canal da Sala Cecília Meireles no Youtube.

Orquestra Ouro Preto apresenta no domingo, 13, o concerto “Latinidades” com público reduzido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e transmissão ao vivo pelo canal oficial da orquestra no Youtube, às 11h. O solista convidado é o bandoneonista argentino Rufo Herrera. 

Péricles, Luciana Mello e Anna Setton serão os convidados do concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, produzido em parceria com o Simoninha. Será no domingo, 13, às 17h, no MASP, com transmissão pelo canal oficial do instituto no Youtube. Basta se inscrever no Sympla, que oferece a opção de fazer doações às atividades do Baccarelli.

Cinema

A série Cinema #EmCasaComSesc, do Sesc São Paulo, apresenta a 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro com títulos lançados no último ano, como “Alice Júnior”, “Diz A Ela Que Me Viu Chorar”, “Meu Amigo Fela”, “Nóis Por Nóis” e “Vaga Carne”, além da mostra em homenagem ao diretor Leon Hirszman e da programação especial de filmes brasileiros com os documentários "Eu Não Sou Seu Negro" e "Bakosó - Afrobeats de Cuba" e a ficção "Olhe Pra mim", pelo Cine África. Os filmes podem ser assistidos gratuitamente na plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Encerra nesta sexta-feira, 11, a 2ª Mostra de Vídeos Indígenas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que promove as obras audiovisuais feitas por indígenas e que expressem suas diversidades sociais, culturais e lutas por direitos. Serão exibidos filmes e realizados debates e palestras. Informações pelo Facebook do evento e também no documento, onde estão disponíveis os links para assistir os filmes.

A 2ª edição da Marvel Run chega ao Brasil em formato virtual. Com a proposta de unir o esporte e entretenimento, a edição de 2020 será inspirada no filme Viúva Negra, da Marvel Studios, que chega em breve nos cinemas. Esta é a primeira corrida virtual da Marvel da América Latina e ocorre no Brasil até 12 de dezembro.

12º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico está em curso em formato on-line até o domingo, 13, com disponibilização gratuita de filmes pela plataforma de streaming Darkflix, além de workshops gratuitos de efeitos especiais em maquiagem; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror; e criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com inscrições pelo site mostratrash.com. O júri vai eleger os melhores filmes nas categorias Curta-metragem Nacional, Curta-metragem Estrangeiro e Longa-metragem.

A 15ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo segue até o dia 16 em formato on-line, gratuito e disponível no site festlatinosp.com.br. Estão sendo exibidos 36 filmes representando 15 países da América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Entre os filmes, está o documentário "Zona Árida", de Fernanda Pessoa.

A 15ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro segue em formato on-line até o dia 17 com a exibição e mostra competitiva de longa-metragens. O evento ocorre presencialmente em João Pessoa, na Paraíba, com transmissão pelo site festaruanda.com.br.

A Liga do Natal – Uma Aventura no Rio é uma série que conta as aventuras do Papai Noel e sua família no Rio de Janeiro. Cada episódio traz uma narrativa ficcional entremeada por quadros educativos sobre inclusão digital, diversidade, curiosidades científicas, culinária, construção de brinquedos e enfeites sustentáveis. O segundo episódio vai ao ar no sábado, 12, e o último, em 19 de dezembro, a partir das 14h, na InterTV (afiliada da Globo no RJ) e às 18h no YouTube.

O Itaú Cultural apresenta a mostra Cine Curtinhas no site itaucultural.org.br, até 20 de dezembro. A programação traz sete curtas-metragens brasileiros feitos por meio das mais diversas técnicas de animação – das tradicionais às digitais. Entre os destaques estão “Diário de Areia” e “As Aventuras de Pety”, premiados em festivais nacionais e internacionais. Todos os filmes terão legendas e interpretação em Libras.

A 9ª edição do Cinecipó - Festival do Filme Insurgente, ocorre até 28 de dezembro e conta com duas oficinas online e gratuitas em sua programação. O crítico e professor Juliano Gomes ministra o curso “Crítica Reparadora: Práticas Implicadas” e Renato Vallone fica à frente das aulas de “Cinema de Montagem”. Para acessar a programação, entre no site cinecipo.com.br.

Até 30 de dezembro, a Mostra Cinema e Reflexão, do Cine CPFL, programação do Instituto CPFL, reúne filmes com o tema “Diferentes visões de autores brasileiros". Os longas estão disponibilizados na plataforma Looke, com acesso gratuito pelo endereço mostracinemaereflexao.com.br. Além dos filmes, a programação promove lives com alguns cineastas.

Teatro e Dança

Nesta sexta, 11, estreia on-line o espetáculo “O Ensaio Invisível”, com o Coletivo de Teatro Off Off Broadway. Num futuro distópico em que o contato físico foi banido, um grupo de pessoas se encontra clandestinamente para ensaiar uma maneira do teatro continuar existindo. A transmissão inicia às 20h, pelo Youtube. É possível assistir interagindo mediante inscrição gratuita no Sympla. Sessões também nos dias 12, 13, 18, 19 e 20 de dezembro.

A série de teatro #EmCasaComSesc recebe na sexta-feira, 11, o espetáculo "O Avesso do Claustro", da Companhia Tijolo; e o monólogo de Chico Diaz, "A Lua Vem da Ásia", no domingo, 13. Ambos com exibição on-line e gratuita pelo  YouTube do Sesc São Paulo e pelo Instagram do Sesc Ao Vivo, a partir das 21h.

A Cia Os Crespos apresenta a peça infantil "Os Coloridos", na série para crianças da programação #EmCasaComSesc. Será no sábado, 12, com transmissão ao vivo, a partir das 12h, pelo YouTube do SescSP pelo Instagram @sescaovivo. A montagem, dirigida por Lucelia Sergio, se baseia em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas para questionar a visão deformante do racismo de forma lúdica.

'O Avesso do Claustro'.'O Avesso do Claustro', da Cia Tijolo. (Alécio César/ Divulgação)

Cia Candongas está em cartaz com curta temporada on-line do espetáculo “Sísifos”, até o próximo dia 13 de dezembro, sempre às 19h, no canal do Youtube da companhia teatral. As exibições têm intérprete de libras. A dramaturgia sobre a relação "vida x trabalho" é de Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzzi e a direção é de Cláudia Henrique, que atua na peça junto com Bartolozzi e Wesley Simões. 

Protagonizado por Miá Mello, o espetáculo Mãe Fora da Caixa segue em cartaz em São Paulo no Teatro das Artes com a novidade da transmissão on-line nas sessões das sextas-feiras, às 21h. Os ingressos on-line custam entre R$ 30 a R$ 250, e podem ser comprados pelo site sympla.com.br/teatrodasartes.

O Grupo TAPA faz mais duas apresentações da sua Mostra de Repertório On-line nos próximos sábados, às 19h: No dia 12, será exibido de forma gratuita o espetáculo “Diálogo com os Personagens”, de Luigi Pirandello (1867-1936), com Brian Penido Ross em transmissão pelo Youtube do Grupo Tapa. E no dia 19, “Uma Aventura Parisiense”, de Guy de Maupassant (1850-1893), com a atriz Denise Weinberg, via Zoom com ingressos pelo Sympla. A entrada custa R$ 20 e o público pode contribuir com outros valores para a campanha SOS TAPA. As peças têm a direção de Eduardo Tolentino de Araujo.

Literatura, gastronomia e arte

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil inicia nesta sexta-feira, 11, de forma simultânea em seis capitais, incluindo Belém. Até o domingo, 13, serão mais de 50 horas de conteúdo on-line entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro, além de cinco menus exclusivos para pedir por delivery ou experimentar na barraca da Eliana no Ver-o-Peso, Casa do Saulo, Santa Chicória e Lá em Casa. Acesse farturabrasil.com.br para mais informações e a programação completa.

O Chef de Cozinha e escritor Laurent Suaudeau bate um papo sobre gastronomia e literatura nesta sexta, 11, e narra as descobertas que esses dois campos lhe concederam ao longo da carreira. A transmissão inicia às 19h no Instagram da Livraria da Vila (@livrariadavila).

A programação infantil do Itaú Cultural segue com atividades on-line e gratuitas a partir das 11h, no site www.itaucultural.org.br e no canal da instituição no Youtube. Nesta sexta, 11, será exibido o novo episódio da série “Cidades Reais”, em que educadores ajudam a elaborar uma maquete do espaço onde os participantes vivem, com transmissão em Libras e legendas. 

O aniversário de nascimento Frank Sinatra, que completaria 105 anos neste sábado, 12, será lembrado na programação de lives do Teatro Bradesco no Instagram. João Marcello Bôscolli entrevista o intérprete Gustavo Bing, astro do projeto “Sinatra 1915 Tribute”, a partir das 20h. E na terça, 15, o historiador Leandro Karnal comanda o quadro “Bem-Estar”, no mesmo horário.

Nos próximos sábados e domingos, 12, 13, 19 e 20, o Itaú Cultural apresenta mais 31 poetas de vários estados na edição de poesia surda do Festival Arte como Respiro. Os vídeos com as poesias interpretadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou em Visual Vernacular (VV), também chamado de Libras 3D, serão disponibilizados no site www.itaucultural.org.br, sempre às 17h, e ficarão disponíveis por 15 dias.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está realizando a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo até o domingo, 13, com programação gratuita pelo portal bienalvirtualsp.org.br. O tema deste ano é “Conectando Pessoas e Livros”.

O Itaú Cultural acaba de abrir a exposição virtual “Fotografia Modernista Brasileira”, com um recorte de 70 obras assinadas por 25 artistas que integram a Coleção Itaú Cultural. As imagens reúnem trabalhos realizados entre os anos 40 e 70 e reforçam a ruptura formal, promovida pelo modernismo fotográfico, com as normas tradicionais. Acesse grátis na plataforma Google Arts & Culture por esse link.

No sábado, 12, será aberta a exposição “Pintura Coletiva em Bragança”, projeto coordenado pelo artista plástico Tarcísio Ribeiro e contemplado pelo Prêmio Preamar 2020. O projeto consistiu no estímulo à experimentação da pintura por moradores daquele município e, cujas criações, receberam a intervenção de Tarcísio. A vernissage inicia às 19h, na Praça Antônio Pereira, em Bragança, com a participação dos músicos Olivar Barreto e Renato Torres.

Allyster Fagundes traz a beleza da cena drag queen aliada aos mistérios do fundo das águas para a exposição "Revérbero", que está aberta à visitação até 3 de janeiro, na galeria Theodoro Braga, no Centur. Com curadoria do professor e artista Orlando Maneschy, a exposição é composta por uma série de vídeos-performance, fotografias, pinturas e de um acervo de objetos pessoais.

Editais, cursos e concursos

O projeto Circular Campina Cidade Velha fará a última edição do ano no próximo dia 20. E, como na edição anterior, está recebendo vídeos (em formato MP4 até 199MB), links ou propostas de lives de produtores de conteúdo interessados em se integrar à programação de forma colaborativa. São buscados conteúdos que possam agregar conhecimento e sobre os temas diversidade, educação patrimonial, alimentar e arte educação, boas práticas, reflexões sociais e incentivo à cultura. As propostas serão recebidas até o sábado, 12, pelo e-mail circular.comunica@gmail.com.

Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) promove o 47º Encontro de Artes de Belém (Enarte), de 14 a 18 de dezembro. O evento idealizado pelo pianista, professor e compositor Altino Pimenta, nos Anos 70, promove a troca de conhecimento entre profissionais nacionais e internacionais e estudantes da música, com palestras, mesas-redondas, entrevistas e apresentações musicais. O evento acontece em formato on-line com inscrições gratuitas pelo link www.even3.com.br/enarte2020. Informações no site www.emufpa.ufpa.br.

Pela primeira vez, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza de forma on-line a etapa que antecede a seleção nacional para ingresso de novos alunos bolsistas. As inscrições devem ser feitas pelo site escolabolshoi.com.br/audicoes com envio de um vídeo, até a segunda-feira, 14. A Escola Bolshoi disponibilizou no YouTube instruções e o passo a passo de como deve ser feito esse material. A etapa final da seleção nacional será nos dias 8 e 9 de janeiro de 2021, na sede da instituição, para candidatos nascidos de 2009 a 2011, que tiverem os vídeos selecionados.

Festival Internacional de Documentários está com as inscrições abertas até 18 de dezembro para a 26ª edição, que será entre 8 e 18 de abril de 2021. Inscrições e regulamento disponíveis no site etudoverdade.com.br. O festival é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como evento classificatório para o Oscar.

World Class Competition, maior campeonato de coquetelaria do mundo, retoma a 12ª edição da etapa nacional e abre nova oportunidade em formato digital para competidores de todo o Brasil, que podem se inscrever e se juntar ao time de selecionados, pré-aprovados anteriormente no primeiro desafio. O regulamento completo da etapa nacional do World Class Brasil, a ficha de inscrição e todos os detalhes da competição precisam ser solicitados através do e-mail br-dba@msxi.com. Os competidores devem, entre outras obrigações, gravar um vídeo de até 2 minutos reproduzindo uma receita e postar no feed do perfil pessoal no Instagram até o dia 20 de dezembro.

As Inscrições para o I Concurso de Pintura em Tela Unimed Belém estão abertas até 25 de dezembro e são divididas por categorias: Cooperados e Não Cooperados da Unimed Belém, sendo a categoria cooperados, constituída por médicos sócios da Unimed Belém, e a não cooperados, composta por clientes, não clientes, e colaboradores da Unimed Belém. As obras vencedoras poderão fazer parte da decoração interna do novo Hospital da Rede Unimed Belém e serão premiadas em dinheiro, com valores que variam de 2 mil a 7 mil reais. Mais informações no site unimedbelem.com.br.

Prêmio Barco a Vapor, iniciativa internacional da Fundação SM, está com inscrições abertas para a 17ª edição, até 31 de janeiro. O prêmio valoriza obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil nos gêneros romance ou novela. O objetivo é revelar autores, estimular a criação literária e levar textos de qualidade aos jovens leitores de vários países. Informações e inscrições pelo site barcoavapor.smeducacao.com.br/.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário