Enarte chega à 47ª edição e aposta no on-line

 


 

Há 47 anos o Encontro de Artes de Belém (ENARTE) ocorre de forma ininterrupta atravessando gerações de professores, alunos e profissionais da música ao longo de quase meio século de existência. Nem a pandemia do novo coronavírus impedirá a edição deste ano que se realizará pela internet com apresentações, recitais e palestras a partir de hoje, dia 14, até sexta-feira, dia 18 de dezembro. Este ano a edição será totalmente online.

“É a primeira vez que faremos assim. Essa é a edição mais diferente de todas pela realidade que atravessamos e para não deixar de realizar aceitamos o desafio de partir para cima do virtual, mesmo sem ter a experiência e o know how. A equipe se levantou e disse vamos fazer. Esse evento está sendo um balsamo para os professores, que não estavam se apresentando. A gente tomou todas as precauções e higienes. Essas gravações fizemos em novembro com bastante antecedência para ficar tudo bem organizado”, explica a professora coordenadora geral Joelma Bezerra.

O evento foi idealizado pelo maestro Altino Pimenta na década de 1970. Pimenta era pianista, professor e compositor, no antigo Serviço de Atividades Musicais (SAM), atualmente Escola de Música da UFPA (EMUFPA). O Enarte nasceu com o intuito de promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais nacionais e internacionais e estudantes de música, além de apresentações de professores e estudantes ao grande público. O evento serve como um coroamento das atividades acadêmicas da EMUFPA.

 O grande desafio da coordenação do evento foi superar o fato de nunca ter tido uma experiência de realizar um evento totalmente online. Os professores de música e das artes Joelma Bezerra e Carlos Pires precisaram contar com a parceria dos profissionais de tecnologia com a coordenação Rômulo Castro.

 A programação será dividida em três momentos distintos. Pela manhã ocorrerão as comunicações dos resultados de projetos de pesquisa e extensão em música na Escola e de projetos que envolvam os professores da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). As tardes serão realizadas as mesas e palestras ao vivo pela internet com convidados diversos tratando de temas variados relacionados com a música e de interesse da comunidade local. Para participar das atividades das tardes os interessados precisam se inscrever até hoje, dia 14.

As temáticas foram propostas pelos professores da Escola de Música de acordo com as experiências desenvolvidas nos cursos técnicos da instituição, a partir dos interesses dos estudantes e dos próprios trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem. Por causa disso os temas são variados, abrangendo desde a importância da pesquisa em música para instrumentistas, técnica instrumental, planejamento de carreira, educação musical para pessoas com deficiência, metodologias de ensino, música gospel, escrita técnica para instrumentos, etc.

As noites serão guardadas para as transmissões das apresentações musicais inéditas gravadas no auditório da Escola de Música no mês de novembro especialmente para transmissão durante o 47º ENARTE. Os detalhes da programação estão no site do evento (https: //www.even3.com.br/enarte2020).

As apresentações começam hoje (14), a partir das 20h, com a apresentação de composições de Adolfo Mejía, Altino Pimenta, Leonardo Coelho de Souza e Thcaikovsky. Amanhã haverá programação especial para comemorar os 250 anos de nascimento de Beethoven. Na quarta-feira (16) haverá a apresentação de Adriana Azulay no piano com o barítono Milton Monte e com Márcia Aliverti. A quinta-feira (17) será recheada com diferentes apresentações, indo desde Debussy até experimentações do Duo PixelTuba de Alberto Dias (Tuba) e Lanhellas Gabe (eletrônicos). O último encerra com a apresentação da EMUFPA Jazz Trio apresentando diferentes músicas do cancioneiro popular.

Agende-se:

47º Encontro de Artes de Belém - ENARTE

Inscrições para as palestras e mesas-redondas: https: //www.even3.com.br/enarte2020

Até 14/12/2020

Apresentações musicais sempre às 20h no Canal do Youtube EMUFPA – CATIC.

emufpa.ufpa.br

 

 

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário