Luta das mulheres na política é revelada por obra 'Saias, laços e ligas'

 




Colocar as mulheres paraenses na história que se escreve sobre a política, seja a partidária ou a militância, seja a da classe social média, seja as operárias de fábrica, é o ponto mais importante da obra “Saias, laços & ligas: construindo imagens e lutas (um estudo sobre as formas de participação política e partidária das mulheres paraenses – 1910/1937)”, de Luzia Miranda Álvares, que tem lançamento virtual, às 18 horas, desta terça-feira, dia 22, por meio da página oficial do Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Morais (Gepem), do Facebook. Dessa live, também participam os professores Edna Castro, Rosa Marin e Geraldo Coelho, da Universidade Federal do Pará; Margareth Rago, da Unicamp; e Paulo Corrêa, da Seduc-PA.

“O título tem significado daquela política vivida pelos homens da época e, cuja história ou livros de História, tende a evidenciá-los e não as mulheres, que em ligas femininas são o apoio que proporcionava poder local, regional e nacional aos seus maridos, filhos e parentes em geral”, diz a autora. E ressalta, “as mulheres transitam entre eles, mas foram esquecidas nos livros de História da política local”. E o subtítulo, faz referência ao período entre as ligas femininas partidárias de 1912 e a criação do Departamento Paraense pelo Progresso Feminino, criado em 1931.

Três datas são evidenciadas neste momento para a autora. Desde o marco de sua vida de aprendiz de pesquisadora acadêmica, quando no mestrado evidenciava suas “inquietações e angústias do que fazer com aquela maçaroca de material, cadernos e cadernos de resumos de notícias sobre mulheres, o que escreviam, onde estavam, o que liam, o que faziam e por ai vai”, passaram-se 30 anos.

Este ano, ela completou 80 anos de vida e diz que eles “reverenciam tempos de vivências, criação de uma família, presença em novo espaço de trabalho (Jornal “O Liberal”), docência na UFPA, na área da Ciência Política, bastidores intensos entre a presença da mulher casada nessa vivência pública e política porque há muito tempo caminho com os movimentos de mulheres”. E a outra data, celebra nesta terça, dia 22, 43 anos do grau de Licenciada em Ciências Sociais, pela UFPA.

E para comemorar esses três momentos, a obra concebida por Luzia Miranda Álvares, nos anos 1990, por meio de sua dissertação do Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (Plades/Naea/UFPa), é transformada em livro, pela editora Paka-Tatu. Ele é constituído por 660 páginas, e o texto dividido em três partes: as ligas femininas paraenses na primeira República, as anos de 1920 e das lutas sufragistas à organização partidária. E pode ser encontrado no site https://www.editorapakatatu.com.br/ e na livraria da editora, localizada à rua Bernal do Couto, 785, no bairro Umarizal.

O design da capa foi criado por Claudia Álvares e Ana Carolina Branco, filha e neta de Luzia Miranda Álvares. O seu olhar para a capa leva a várias interpretações. Primeiro, “sobre o tempo de levantamento de dados nos jornais e revistas, livros regionais, inseridos na avaliação sobre a presença das mulheres paraenses no período em que se discutia o sufragismo, ou seja, as normas da cidadania política, das quais elas estavam ausentes”, explica.

O outro aspecto é o significado desse design criado por elas, ao lerem a introdução para trazer à tona a significação, em imagens, daquele quadro de análise dos dados dos jornais antigos. “Ao receber os rascunhos dos desenhos, percebi os traços marcando as folhas dos jornais e a foto das mulheres sufragistas paraenses. O que representavam esses traços? O significado emergiu do que elas tão bem extraíram da leitura: moldes de saias, de laços, que as costureiras usavam para criar os vestidos das mulheres; primeiro, marcando os moldes, colocando-os, e finalmente, nos tecidos, para cortar e costurar ligando as partes definidas”, complementa.

Agende-se: 

Lançamento virtual do livro “Saias, laços & ligas: construindo imagens e lutas (um estudo sobre as formas de participação política e partidária das mulheres paraenses – 1910/1937)” 

Autora: Luzia Miranda Álvares

Dia: 22 de dezembro de 2020 – terça-feira

Hora: 18h

Local: Facebook Gepem

Endereço: Facebook Gepem

Informação: (91) 2121-1169

Participação gratuita


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário