Edital do 1º Concurso de Poesias do Jornal Maria Quitéria

 

Haverá premiação em livros, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através e-mail

CulturaConcurso de Poesias

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a vida dessa figura tão querida em todas as famílias. Carregada de histórias, a ocasião simboliza o amor e exalta a maternidade.

No Brasil, o Dia das Mães começou a ser comemorado como uma referência à data originada nos Estados Unidos. No entanto, em 1932, o presidente da época, Getúlio Vargas, oficializou a celebração.

A data foi estabelecida pelo Decreto nº 1.366, publicado em 5 de maio de 1932. No texto, definia-se que o segundo domingo de maio é consagrado às mães, “em comemoração aos sentimentos e às virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver o coração humano”.

Nesse sentido, com intuito de homenagear a figura materna, reconhecida por cuidar e zelar pelos filhos de sangue ou de coração e celebrar a passagem do Dia das Mães, o Jornal Maria Quitéria, realiza o seu 1º Concurso de Poesia. O presente concurso conta com o apoio cultural da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana, Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857.

I - TEMA

O tema proposto é: “Mãe: um verso de amor”, abrangendo de forma geral os sentimentos, as virtudes das mães  e a relevância do amor materno para a formação do ser humano. O texto enviado que não contemplar a temática proposta incidirá em desclassificação automática.

II – NÚMERO DE TEXTOS SELECIONADOS

Serão selecionados e classificados 20 (vinte) poemas. Poderão, a critério da comissão julgadora, serem escolhidos mais 10 (dez) poemas, a título de “Menção honrosa”.

III - INSCRIÇÕES

A inscrição do texto e participação é totalmente gratuita e cada pessoa poderá enviar apenas 01 (um) poema, o qual não precisa ser inédito. Poderá se inscrever qualquer pessoa a partir dos 18 (dezoito) anos, do Brasil ou do exterior, desde que o poema seja escrito em língua portuguesa. Menores de 18 anos podem se inscrever, porém, com autorização escrita dos pais ou representante legal.

IV - PERÍODO DAS INSCRIÇÕES

Serão aceitos textos enviados para o e-mail: jornalmariaquiteria@gmail.com no período de 13 de abril a de 20 de maio de 2023.

V - DADOS EXIGIDOS NAS INSCRIÇÕES

Serão aceitos apenas poemas. Em anexo, deverão ser enviados dois arquivos: 1º arquivo: um poema, máximo de 30 linhas; nome do autor, breve biografia com até 15 linhas, telefone e endereço com CEP; 2º arquivo: uma foto de perfil do autor, formato JPEG. O texto deverá ter as seguintes especificações: fonte New Roman Time ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0; formato Word.

 VI - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Todas as inscrições serão avaliadas por uma comissão de escritores e poetas de elevado conhecimento nas artes e na Literatura, os quais efetuarão o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade, técnica de escrita conforme a norma culta da língua portuguesa ou qualidade artística e adequação ao tema proposto. Dessa decisão, não cabe recurso.

VII - DA PUBLICAÇÃO

O resultado com a relação dos textos escolhidos será publicado no portal online do Jornal Maria Quitéria - https://jornalmariaquiteria.com.br/ e na Revista Digital Literária Inversos – ISSN 2527-1857 - http://www.revistainversos.com/

VIII – DA PREMIAÇÃO

A premiação constará de:

- Entrega de Certificado digital aos autores classificados, do 1º ao 20º lugar; entrega de Certificado digital para 10 (dez) autores selecionados como Menção Honrosa.

- Os autores classificados em 1º, 2º e 3º lugar, com endereço no Brasil, receberão, gratuitamente, um livro impresso como forma de premiação, incentivo e reconhecimento.

 

 

IX - CALENDÁRIO

Inscrição: 13 de abril a 20 de maio 2023 | Seleção dos textos: 20 a 25 de maio | |  Publicação do resultado no portal online do Jornal Maria Quitéria: 26 de maio de 2023.

X - DISPOSIÇÕES GERAIS

O inscrito deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade da obra, e em caso de violação da legislação dos direitos autorais, assume única e integralmente a responsabilidade perante o Jornal Maria Quitéria e terceiros.

O envio e submissão do texto para o Jornal Maria Quitéria caracteriza a aceitação dos termos e condições deste edital.

Ao realizar a inscrição, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para o Jornal Maria Quitéria, sem ônus, exclusivamente para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa. Os direitos autorais da obra são do autor e permanecem com o mesmo.

O Jornal Maria Quitéria se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores inscritos. Os casos omissos serão resolvidos pelo Jornal Maria Quitéria.

XI - QUEM SOMOS – JORNAL MARIA QUITÉRIA

 O Jornal Maria Quitéria é um portal online de notícias, com conteúdo voltado para os mais variados públicos, publicando os principais acontecimentos de Feira de Santana, da Bahia, do Brasil e do mundo, com informações atualizadas a todo momento.

Nas matérias, primamos pela repercussão de assuntos vinculados à educação, à cultura e às artes, além de informar também sobre as principais notícias sobre saúde, política, economia, etc.

Enquanto veículo de comunicação, nos comprometemos em observar os princípios da verdade e da ética, na divulgação de informações e no trato cotidiano com as pessoas.



Fonte: Jornal Maria Quitéria 

Nenhum comentário