Heloisa Buarque de Hollanda é eleita imortal da ABL: ‘Momento da minha vida muito especial’


 


Pela primeira vez na história, a Academia Brasileira de Letras fez uma eleição eletrônica. Heloísa é crítica literária, pesquisadora e uma voz importante do feminismo brasileiro.


A escritora Heloisa Buarque de Hollanda foi eleita, na quinta-feira (20), imortal da Academia Brasileira de Letras.


Pela primeira vez na história, a Academia Brasileira de Letras fez uma eleição eletrônica. Os acadêmicos votaram a portas fechadas em uma urna cedida pelo TRE. Seis candidatos concorreram à cadeira número 30, vaga desde dezembro do ano passado com a morte da escritora Nélida Piñon.


O resultado foi anunciado 30 minutos depois do início da votação: Heloísa Buarque de Holanda é a nova integrante da ABL. Heloísa é crítica literária, pesquisadora e uma voz importante do feminismo brasileiro. Entre os livros publicados estão: “26 poetas hoje” e “Explosão feminista - arte, cultura, política e universidade”. A escritora também se destaca pelo projeto Universidade das Quebradas, na UFRJ, que promove o diálogo de artistas da periferia e a comunidade acadêmica.


“Ela sempre esteve à frente das tendências, descobrindo as tendências, e mostrando um lado da nossa cultura que é muito importante, muito vital e que, às vezes, passava despercebido”, diz Merval Pereira, presidente da ABL.

 

Heloísa Buarque de Holanda tem 83 anos e nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo. Ela recebeu a notícia em casa, no Rio.



“Eu não estou sentindo que eu virei imortal. Eu estou sentindo que eu arranjei um segundo emprego, e um segundo emprego que eu vou me aplicar muito. Eu estou cheia de projetos para levar para a Academia e estou muito feliz. Eu acho que vai ser um momento da minha vida muito especial”, afirmou Heloísa Buarque de Holanda.



Fonte: g1/Jornal Nacional 

Nenhum comentário