Músicos do Pará são finalistas no Prêmio Profissionais da Música

 A premiação acontecerá em Brasília, entre os dias 1 e 4 de junho, em cerimônia concorrida.

Allan Roque (Allex), JR French (Aíla) e Sérgio Malcher (Paulinho)
fonte


Seis artistas paraenses são finalistas da 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música, em BrasíliaAílaAllex Ribeiro, Delcley Machado, Jarlinho SilvaMárcio Moreira e Paulinho Moura concorrem em várias categorias da premiação. O PPB acontecerá de forma presencial entre os próximos dias 1º e 4 de junho, nos espaços do Museu da RepúblicaClube do Choro e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Haverá transmissão on-line da premiação pelo canal do prêmio no Youtube (@PremioProfisionaisdaMusica).

Sob o slogan "Temos um país para reconstruir", a edição reconhece o empenho de muitos artistas durante os anos da pandemia e reforça o fortalecimento da música.

Confira a programação aqui.

O PPM contempla 176 categorias de trabalhadores da música, de várias regiões do país. Entre os finalistas paraenses, Aíla concorre na categoria de Autora; Allex Ribeiro, Delcley Machado, Jarlinho Silva e Márcio Moreira, na categoria de Cantor; Márcio Moreira também concorre nas categorias Autor Instrumental; e Allex Ribeiro, Delcley Machado e Paulinho Moura, como Autores de Música e Letra.

Com mais de 40 anos de carreira como musicista e 30 anos como compositor, Paulinho Moura, de Belém, lançou nos anos mais recentes, nas plataformas de música, cinco álbuns intitulados “CDmorou”, com faixas autorais e com parceiros. “Ser reconhecido como compositor é muito importante pra mim, quero ser mais do que um violonista”, comentou o integrante do Trio Lobita e coordenador do projeto Choro do Pará, que já participou de álbuns e shows de vários artistas. Ele vai acompanhar a premiação à distância.

Já o cantor e compositor Allex Ribeiro, que possui 10 anos de carreira e mora em Bragança, Nordeste Paraense, vê a participação no PPM como um privilégio. “Eu estou muito feliz em estar concorrendo. Apesar de muita luta e trabalho, considero que as coisas estão acontecendo rápido para mim, conheço pessoas maravilhosas que admiram o meu trabalho e acabam me acompanhando. A expectativa é realmente saborosa”, conta o artista, que estará presente no evento.

A cerimônia de abertura e moção de louvor aos Profissionais da Música acontecerá no dia 1º de junho, na Câmara Legislativa. No dia seguinte, serão premiadas as categorias das modalidades Produção (187 finalistas) e Convergência (166 finalistas). Já em 3 de junho, será a vez das modalidades Educação (94 finalistas) e Criação (395 finalistas). As duas noites de premiação serão transmitidas pela internet, através do canal do prêmio no Youtube e contará com um intérprete de libras. Já no dia 4, Márcio Moreira fará um pocket show no I Lab PPM Música, onde artistas de outros estados também irão se apresentar. Com dois álbuns lançados, Allex prepara o terceiro disco com produção de Zeca Baleiro, com quem gravou o sucesso autoral 'Coração de Mosquito';

Uma das inovações dessa edição será o festival A Parada da Música, com a apresentação da cantora, compositora e cirandeiraLia de Itamaracá, uma das homenageadas da edição. Também serão homenageados o jornalista, pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca (Produção); o compositor, cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos (Convergência); e, in memoriam, um dos grandes expoentes do Mangue Beat Chico Science (Criação).


O PPM é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

“Os profissionais (da música) não estarão presentes apenas na plateia e no palco recebendo troféus, mas compartilhando conhecimentos e talentos na programação composta de palestras, painéis, workshows, gravação de podcast, feira literária e Lab PPM”, explica Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM.


Fonte: O Liberal 

Texto: Enize Vidigal


Nenhum comentário