BOLA DIVIDIDA - Por Paulo Vasconcellos

Edição: Paulo Henrique e Anna Paula.

Capital X Interior


Definidos os semifinalistas do segundo turno do Parazão as atenções se voltam para os postulantes ao título da Taça Estado do Pará, formados por Águia e Cametá, - representantes do interior, além dos titãs Remo e Paysandu, acostumados a figurar na reta final dos certames. O processo de interiorização do Campeonato, significa a cartada decisiva e eficiente da Federação Paraense de Futebol, pois os representantes da capital perderam suas forças, com exceção é claro, da dupla Re-Pa.
         Faz tempo que os interioranos lutam pelo título de Campeão Paraense, mas quando se encontram com os maiores, parece que o nervosismo aflora e no momento decisivo, apenas o vice-campeonato fica registrado. Na decisão do returno, os confrontos serão isolados entre capital e interior que vão ter cada um, seu representante na final. Porém, se o Paysandu conquistar o turno, será campeão direto sem a necessidade de partidas extras. Se o campeão for o Remo, o interior ficará mais uma vez, apenas na vontade de ser campeão.
         Pela força que representam os clubes do interior para o futebol paraense, seria importante uma conquista, mas a mística das camisas e a tradição dos dois maiores rivais, surge como forma de inibir os concorrentes de menor expressão. Ao ser feito o balanço do campeonato deste ano, apenas Remo e Paysandu são da capital, pois o Santa Rosa teve seu domicílio transferido para Castanhal, juntando-se a Cametá, Ananindeua, São Raimundo de Santarém, Águia de Marabá e Independente de Tucuruí. Como ainda há possibilidade de um clube do interior ser campeão paraense em 2010 é melhor que todos aguardem o final da competição. Entretanto, se a lógica for colocada em prática, transfere-se o favoritismo para Remo ou Paysandu, sendo que Águia e Cametá figuram na condição de “zebrões”.
         A rodada de Sábado, dia 1 de maio foi emocionante e houve apenas mudanças nas colocações do G4. No final desta semana já serão conhecidos os finalistas, sendo que de um lado estará o representante da cidade de Belém e do outro, a raça e a força do interior. É a reta final do Parazão 2010. (PV)
Editorial do Programa Gastando a Bola de Domingo, 2 de maio, apresentado por Paulo Sergio Pinto na Rádio Clube do Pará

Nenhum comentário