PONTO DE VISTA - Por Marcelo Bulhões


O Dunga e sua lista!

A convocação do Dunga foi igualzinha ao futebol dele, quando jogava: totalmente previsível.
Eu ainda nutria uma esperança de ver os jogadores do Santos, Neymar e Paulo Henrique Ganso, na lista final para a Copa da África. Afinal, a esperança é última que morre... Mas, se dependesse do Teimoso, opa, do Dunga para um lance inesperado, um toque de classe, eu sabia que minha esperança seria em vão.
Mas me diga: O que é fazer uma seleção? Não é escolher os melhores? Para o Dunga, parece que não! Pra ele seleção é, por exemplo, uma maior frequência na convocação.
Nada de pessoal contra os jogadores, mas, como é que você leva Felipe Melo (considerado por muitos críticos o pior jogador do campeonato italiano), Josué (um volante, volante...), Gilberto Silva (que hoje joga no Panathinaikos), Kléberson (reserva no Flamengo!) e não leva o Paulo Henrique Ganso (que vem jogando muito e foi peça fundamental para o título paulista do Santos). Tanto que foi eleito o melhor meio-campista do campeonato paulista de 2010.
Tudo bem: o Dunga foi um bom volante, capitão do Tetra, e fez sua história no futebol (com altos e baixos, mas fez). Mas abdicar do talento do Neymar? Só porque ele é jovem demais?
O garoto, de 17 anos foi a revelação do futebol paulista em 2009 e o melhor jogador do campeonato em 2010.
Não nos esqueçamos que Pelé, bem antes de ser o rei do futebol, foi convocado aos 17 anos para a Seleção Brasileira, jogando no mesmo Santos de Neymar. E se esta chance lhe fosse negada, como foi negada ao Neymar, só porque ele é jovem?
Ou o Neymar não está jogando um futebol digno de Seleção?
Ronaldo, antes de ser o fenômeno, foi convocado para a Copa de 1994, aos 17 anos. Não jogou, mas fez parte da seleção tetra-campeã. E, pelo futebol que tinha, apesar dos 17 anos, foi convocado.
Deixar de fora dois jogadores (Neymar e Ganso) que estão jogando o melhor futebol do Brasil, só porque eles são jovens demais, não justifica.
Os adversários do Brasil devem estar agradecendo ao Dunga pela sua coerência. Santa coerência... Afinal, convocou os que mais estiveram nas listas anteriores, com pequenas exceções.
E pelas palavras do próprio Dunga, logo após a lista dos convocados, “ele veio para renovar a seleção”.
Que o Brasil possa vencer o mundial, afinal sou brasileiro, gosto do futebol e não posso desejar o contrário.
Boa sorte, Brasil!

Colaboração: Marcelo Bulhões – Diretor da Rádio Atlântico/Castanhal

Nenhum comentário