Extensão da Feira Pan mobiliza comunidade cultural de Capanema







O dia 14 de maio tem apontamento destacado no conceito cultural do município de Capanema por ter recebido ativistas culturais que de forma diferenciada mostraram performances envolvendo contos, poesias e até fatos de algumas lendas, tudo mostrado em um palco iluminado propício para receber os artistas que se revezaram em cada apresentação. O incentivo foi da Secretaria de Estado de CULTURA- Secult, que firmou parcerias com outros instrumentos que atuam no município, entre eles a Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA , entidade que prestou significativa contribuição, convidada pela Secult, assim como pela 14ª Ure/Capanema, que tem como gestora a professora Eliane de Matos Leal.
Durante 10 dias, escolas das redes estadual e municipal trabalharam obras de escritores de Capanema e da poeta belenense  que integra a Academia Paraense de Letras  -  APL , Edy-Lamar D’Oliveira, que junto com seus confrades capanemenses, recebeu homenagens durante a realização da extensão da Feira Pan-Amazônica do Livro em Capanema. A mobilização nas escolas foi feita pelos educadores que formaram grupos de alunos para apresentarem performances com as obras dos escritores e o resultado de tudo isso traduz-se no envolvimento voluntário de todos, culminando com as belíssimas apresentações no auditório cultural Frei Leônidas Vavassori, cenário perfeito para  a magnitude do evento.
Tudo foi ensaiado e a concentração de quem representou significa o compromisso cultural de jovens talentos que se propuseram a trabalhar as produções literárias, interpretando no palco como se fossem profissionais acostumados a exibições em público.
Durante os preparativos para a Feira Pan em Capanema, aconteceram reuniões entre a Comissão Organizadora  com os gestores das escolas para que tudo acontecesse de acordo com o planejado. Os escritores capanemenses selecionados para os trabalhos foram: Lucivaldo Ribeiro, Stélio Vasconcellos e Vitor Mesquita; assim como os que pertencem a ACLA: Nilson Mesquita, Elza Melo, Samuel Alencar, Rosilda Dax, Jorge Carvalho, Madalena Oliveira, Haroldo Ribeiro, Maria Ramos, Paulo Vasconcellos, Cleni Guimarães, Beto Buarque e Lourdes  Oliveira.
Na cerimônia de culminância, muita gente esteve prestigiando as apresentações, causando emoções de todas as formas, confirmando que Capanema é uma cidade aculturada, precisando apenas de oportunidades para os representantes do gênero. Além  das escolas da sede do município, houve também participações dos estabelecimentos educacionais dos Distritos de Tauari e Mirasselvas. O capricho  é o incremento que reforça todas as medidas de esforços que foram envidadas por quem coordenou e sobretudo, pela classe estudantil que proporcionou momentos que estão gravados nas memórias daqueles que prestigiaram a realização de um marco cultural de grande valor.