Coluna do PV



Chuva forte provoca alagamento em ruas da cidade de Capanema

Salve-Salve amigos leitores!

Não é essa a imagem que temos de mostrar da nossa cidade, mas a força do inverno e a falta de estrutura provocam situações desagradáveis. Faz tempo que os alertas encabeçam ponte de reivindicações para o mapeamento dos locais vulneráveis a alagamentos.

Mais chuva
O período é de promessa de águas grandes e é preciso aproveitar a estiagem para serem somados esforços que evitem novos transbordos de canais ou bueiros. Todos os anos as cenas se repetem e não é feito um estudo para que a drenagem ajude a escoar o grande volume de água produzido pelas chuvas.  


Verde e amarelo
Expectativa para a Copa do Mundo mobiliza o comércio de produtos alusivos ao evento, indo do material para decoração, até camisas de várias seleções, mas a do Brasil tem preferência indiscutível.

Fora do ar
Usuários do serviço de internet “Navega Pará” que funciona na Praça Magalhães Barata, reclamam da oscilação do sinal, causando insatisfação geral. Recorre-se ao responsável pelo serviço para fazer a manutenção.

Avanço
Atento ao crescimento do setor comércio, registro que novos estabelecimentos  de vendas de combustíveis vão funcionar em breve na cidade.

No berço
Festejos alusivos aos 52 anos da Escola oliveira Brito (EEOB), estão sendo preparados pela comunidade eobeana para as comemorações dos 52 anos de fundação do educandário.

Feira & livros
Foi fantástica a realização da Pan-Amazônica  em Capanema e na culminância do evento, novos talentos participam de performances culturais no auditório frei Leônidas Vavassori.

Homenagem regional
A Pan trouxe para Capanema a consagrada escritora e poeta Edy-Lamar D’Oliveira, que teve trabalhos apresentados por alunos do ensino médio das escolas locais.

Homenagem local
Os escritores capanemenses foram os responsáveis para  fornecerem suas produções literárias às escolas do ensino fundamental, escolhidos pela coordenação da Feira Pan.

Empolgação
A realização desse evento em Capanema provocou reações satisfatórias  aos artistas homenageados que tiveram oportunidades de mostrarem suas obras durante o tempo de duração da feira.

Passo avante
Depois que a Academia de Letras realizou a Semana de Artes, a cultura ganhou impulsos que tem edificado para realizações de eventos do gênero e a ACLA teve grande importância na contribuição à realização da Feira Pan no município.

Picuinhas
Um dos pontos negativos da Feira Pan, diz respeito a divergências politicas  existentes entre os instrumentos responsáveis pela realização da Pan, entretanto, nem isso apagou o brilho do magnífico evento cultural/literário. Cultura não pode ser tratada com adversidades, pois isso só serve de atrapalho.

Frase: “Ler um bom livro é ter consciência de que a Cultura serve de alimento para o saber”.

De verso em Prosa: “ O Cordel é encantado/contextualizando os versos rimados/metáforas podem simplificar até o que for rabiscado”. Palavras do Poeta.

Reflexão: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.(Lc, 11, 27-28)

Saudação: Dedico a Lourdes Oliveira Silva, educadora, escritora e poeta, servidora da URE,  integrante da ACLA, por sua dedicação incessante na realização da Feira Pan-Amazônica do Livro em Capanema.

“A materialização de uma obra consiste na observância do autor “ . (PV)

Paz e Luz!

Assim Seja!