Prêmio Nacional abre as inscrições


Valter Desidério homenageia pioneira na Educação
Escritores do Pará e do resto do Brasil podem se inscrever até o dia 1º de julho no Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges. A premiação, que homenageia a primeira educadora da cidade de Parauapebas, no sul do Pará, recebe textos em cinco categorias: Conto, Crônica, Crônica Histórica, Literatura Infanto-Juvenil e Poesia, contemplando as cinco melhores produções de cada tipo. As inscrições podem ser feitas pelo email valterbt@gmail.com e o regulamento está disponível em blogdovalterdesiderio.blogspot.com.
A criação do Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges é do escritor e professor Valter Desidério, que decidiu fazer em vida uma homenagem para Noemy, a quem considera a pioneira da educação em Parauapebas. Segundo Valter, a professora chegou a cidade em 1982, e, seguindo inspiração de sua avó, falecida no mesmo ano, fez da própria casa a escola para crianças da cidade, fixando residência em uma choupana que ficava no mesmo terreno. “Era a mesma coisa que a avó de Noemy fazia. E ela ainda buscava as crianças para terem aulas, sem ônus nenhum, um trabalho voluntário”, disse Valter, lembrando que o local foi batizado como Escola Eurides Santana, nome da avó que inspirou a iniciativa.
O escritor assegura que na época não existiam escolas no município, o que o faz considerar a educadora a fundadora da educação em Parauapebas. “Depois da iniciativa dela, com várias crianças estudando, a prefeitura comprou a escola e a transformou em escola municipal, mantendo Noemy como diretora e o nome original”, lembrou. Hoje, a professora Estela Noemy Borges reside em Goiânia (GO), onde vive a base de medicamentos para o tratamento de depressão. “Por isso decidimos fazer uma homenagem para a professora, enquanto ela ainda possa aproveitar”, disse.

Fonte: O Liberal