Grupo de Pernambuco compra Unama

O Festival Folclórico de Belém acontece em junho
Com a proximidade de junho e das festas juninas, o bairro do Jurunas recebe amanhã as seletivas para a 31º edição do Festival Folclórico de Belém. A partir das 19 horas, na Rua dos Tamoios, 147 manifestações folclóricas  de 44 municípios do estado começam a ser avaliadas para compor o evento final - que será dia 28 de junho, no mesmo endereço. No total, apenas 30 grupos, divididos entre quadrilhas juninas, boi-bumbá, miss caipira, cordão de pássaro e casamento na roça, serão selecionados. O Festival Folclórico de Belém busca incentivar a cultura paraense, e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém.
Considerado um dos melhores eventos do gênero no país, a única exigência para que os grupos folclóricos possam passar da seleção é honrar a cultura do Estado. “As quadrinhas precisam divulgar a cultura paraense, com ritmos da terra como o carimbó e o forró. E queremos folclore apenas, as que misturarem com samba ou funk serão desclassificadas”, conta Pai Reginaldo Lopes, responsável pela organização do Festival Folclórico de Belém. 
CALENDÁRIO
Para ele, esse é um fator fundamental para que o festival permanecesse fixo no calendário junino do estado “O evento é todo pensado com o intuito de divulgar a cultura do Pará. Damos valor a nossa terra. O Festival Folclórico é um evento de tradição e que permanece em pé, enquanto todos do gênero já acabaram. Ano passado foram 25 mil pessoas, para esse ano esperamos de 30 mil pra frente”, finaliza. Esta edição ainda terá uma novidade: devido à realização da copa no país, à meia-noite, haverá uma homenagem ao Brasil com uma grande corrente de oração

Fonte: O Liberal