Coluna JC Repórter - Por Paulo Vasconcellos



Intercâmbio cultural
A participação de autores capanemenses na feira Pan-Amazônica do livro deu grande visibilidade ao município e durante o evento foi feita interatividade com escritores do estado que enalteceram o trabalho dos interioranos. De acordo com a presidente da Academia de Letras, Rosilda Dax, a entidade vai continuar incentivando a cultura literária sem esquecer os outros segmentos das artes.

Aplausos
A veia cultural é um dos incrementos que incentivam o artista a progredir e isso está sendo massificado, pois com o passar do tempo os produtores literários, principalmente, começam a buscar espaços em outros centros.

Incentivo interno
Para  melhor comodidade dos produtores de artes, há a necessidade do fortalecimento através do setor competente que precisa implementar ações que possam dar apoio com mais intensidade, cabendo ao poder público a maior fatia de comprometimento.

Interesse
Em recente contato com a coluna o secretário municipal de cultura disse que ainda falta um pouco mais de empenho por parte dos artistas para que os projetos cheguem até eles. De acordo com Zeca Barata, titular da Sectur, existem várias formas do artista chegar até os projetos disponíveis para poder se credenciar.



Editais
Vários instrumentos dos governos estão sempre divulgando abertura de editais para projetos culturais e para que os interessados obtenham instruções para tal, basta procurar os meios cabíveis e executar o projeto.

Cultura na praça
Durante uma semana a praça Moura Carvalho acolheu artistas de várias categorias na Feira da Cultura Popular e a presença do público merece ser destacada, pois todas as noites o local ficou lotado de visitantes/expectadores.

Espaço literário
Como parte do que está escrito em seu Planejamento Estratégico, a Academia de Letras de Capanema, esteve presente na feira da cultura em estande onde expôs várias obras, tendo a literatura como parte do que foi apresentado.

De luto
No dia 5 de junho a Academia Capanemense de Letras ficou desfalcada com a morte da acadêmica Maria Ramos Rodrigues, que também exerceu a  função de educadora em Capanema.

Expectativa
A ACLA está trabalhando nos bastidores para lançar daqui a alguns dias uma antologia poética que terá obras dos acadêmicos e será apresentada ao público em cerimônia especial.

Festa nas ruas
O período é de copa do mundo e a Seleção Brasileira precisa vencer os degraus colocados a sua frente sendo que a torcida faz a sua parte, comemorando as vitórias nas ruas e em Capanema, como sempre, a euforia tem sido marcante.

Gente & Fatos

As cores verde e amarelo estão predominando nas ruas da cidade, pois o clima é de copa do mundo. /// Com a euforia da Copa, o comércio se prepara para as promoções de verão e a CDL já está elaborando o projeto para o Liquida Geral./// Graduado no Japão, o professor de karatê Paulo Yoji Nara está desenvolvendo trabalho social com crianças em Capanema. /// Mais uma realização de Corpus Christi que não teve a massificação do turismo e espera-se que para os40 Anos do evento, estudos sejam feitos para esse fim. /// Rigorosidade da lei eleitoral monitora pré-candidatos para que não seja feita propaganda fora de época. /// Seleção Capanemense de Vôlei Feminino não resistiu  a melhor forma do time de Santa Isabel, perdendo o jogo por 3 x 1. /// Com o resultado adverso, apenas o vice campeonato está no currículo das atletas comandadas pelo técnico Edilson Silva. ///O avanço da cultura capanemense tem rendido dividendos e a literatura é um dos trunfos dessa conquista. /// Tá Contado!