Aniversário da cidade vira musical


Imagine a cena: uma companhia aérea lança a promoção de passagens Belém/Miami a R$ 50 e a população dá início a uma verdadeira corrida em busca dos bilhetes. Só que a viagem é na véspera do Natal. Reunir gente de todas as localidades, de todas as classes sociais, em um mesmo voo tem apenas uma possibilidade: confusão e muitas risadas. É dessa maneira bem-humorada que o grupo de teatro Tiago de Pinho conclui mais um módulo de seu curso com o musical “Bye bye Belém”, que estreia nesta sexta-feira no teatro Estação Gasômetro, na avenida Magalhães Barata.
O espetáculo traz uma fiel representação dos estereótipos dos habitantes da cidade de Belém do Pará. Pegando carona nos 400 anos da cidade, a obra faz uma profunda reflexão sobre o comportamento e de como os hábitos ditos tradicionais entre os habitantes de uma cidade vêm se modificando. O texto promove ainda uma crítica ao extrativismo exagerado daqueles que enxergam a região apenas como forma de se ganhar dinheiro fácil.
A história se passa no dia 24, dia do embarque e véspera de Natal, quando os passageiros se encontram no aeroporto. Mas, uma tempestade, daquelas típicas da capital paraense, impede o embarque da multidão que foi ao aeroporto. E impede também que eles deixem o local. O voo é cancelado devido ao temporal e os passageiros terão que passar a noite da véspera de Natal no aeroporto. Entre outros apertos, eles terão que administrar seus conflitos e descobrir o que nos torna semelhantes perante o céu de Belém.