Para cantar o Natal

EFacebook

Laissa Khayat
Da Redação
A fachada, a entrada principal, as janelas e os balcões do Museu do Estado do Pará (MEP) serão cenário de um show de luz e som com a participação de 60 artistas - a maioria deles de formação erudita - às 20 horas de hoje, na Cidade Velha. A apresentação do concerto “Bravíssimo! Natal de Paz, Museu de Luz” ganhará um brilho a mais diante da arquitetura neoclássica do prédio, com 246 anos de história. Este será o 15º espetáculo do ano do projeto “Bravíssimo!”, mas o primeiro deles ao ar livre, promovido pelo Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Sistema Integrado de Museus. 
O diretor-geral do MPE, Sérgio Melo, destacou que a realização do recital aberto ao público em frente ao museu valoriza, principalmente, o patrimônio cultural de Belém e tende a firmar o espaço como aquele que acompanha as transformações sociais e é livre dos estigmas de área reservada. “O cenário da fachada - que tem sido muito solicitada -, é de extrema beleza”, observou.
Durante aproximadamente uma hora, as luzes do Museu estarão todas projetadas para convidar ao deleite de apreciar um show de excelente qualidade musical com artistas de renome no Estado. “Com a participação do público na frente, muito melhor, porque o público vai poder ver, sobretudo as pessoas que estão na Cidade Velha - e têm participado conosco desse projeto Bravíssimo desde o início -, o seu Museu com aquele estado de pertencimento que queríamos alcançar quando a gente iniciou o projeto, que era promover uma interatividade”, continuou.
O espetáculo será uma boa oportunidade da população em geral assistir a mais importante orquestra de câmara para eventos sociais do Estado, a Orquestra Quorum, criada há cerca de 12 anos, em Belém. O grupo é reconhecido no cenário artístico do Pará, tanto pelo ineditismo dos arranjos quanto pelos ensaios famosos e abertos ao público nos municípios do interior, nos últimos oito anos. O Coro Eduardo Nascimento integra esta orquestra, cuja bagagem é de inúmeros concertos, apresentações e atividades musicais. Juntos desde 2007, ambos possuem uma sonoridade única e bem ensaiada, marcada pela união do potencial individual, pelo comprometimento ao ofício musical e por uma boa dose de talento.
Somado aos instrumentistas do Quorum, o Coro se apresenta periodicamente no Museu do Estado do Pará, com um trabalho único em todo o território nacional. Até então não havia registro musical, nesse formato, em um museu no Brasil. Nas manhãs de sábado, os músicos realmente envolvidos oferecem ao público o melhor da música mundial, na Sala das Artes do espaço, com um repertório eclético que vai desde música barroca, clássica e valsas até pop, rock e, claro, música brasileira. A realização da atividade também tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secult.
Quanto ao Coro Itacy Silva, o grupo é formado por 32 alunos da Instituição e, desde a sua criação em 2003, já abraçou mais de mil crianças. O nome é alusivo a Itacy Silva, experiente e ilustre professora que musicalizou a maioria dos professores da instituição, inclusive o atual regente Eduardo Nascimento. Além dessas apresentações, o evento terá a participação especial de cantores líricos, como a soprano Simone Serruya e a Mezo Soprano Rita Gonçalves.