Instituto Carlos Gomes revela novos talentos

Os dois concertos da programação de encerramento das homenagens pelos 120 anos de fundação do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que reuniram coros, orquestra e grupos musicais infanto-juvenis, além de marcar a data especial para a instituição, também apresentou os talentos musicais que estão sendo preparados pelo Instituto. O Coral Experimental Doris Azevedo apresentou Valsas do compositor alemão Johannes Brahms escritas para piano a quatro mãos. Os jovens cantores foram acompanhados pelos pianistas Rodolfo Santana e Felipe Andrade, sob a regência do professor Eduardo Nascimento.
O público também pode conferir o trabalho do Coro Carlos Gomes, que está completando 20 anos de existência e em 2015 voltou a ser coordenado pela maestrina cubana Maria Antônia Jimenez. A apresentação, que teve repertório só de canções natalinas, emocionou a platéia e foi muito aplaudida.
O Grupo Flautas Doces da Amazônia, formado por crianças, jovens e adultos, mostrou um pouco do trabalho realizado no IECG com os alunos e professores desse instrumento. No palco, os músicos utilizam diversos tipos de flautas. 
Mas quem cativou mesmo o público foi o grupo Sementes do Choro, formado por crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos. Além do Chorinho, eles apresentaram composições de cantores como Marisa Monte e Arnaldo Antunes. A cantora Amanda Vieira, de 12 anos, é um dos jovens talentos que estão sendo lapidados pelo trabalho do Carlos Gomes. Ela foi ovacionada depois de interpretar a canção “Ainda lembro”. “Foi muito emocionante. Eu gosto muito de cantar as canções da Marisa”, contou a menina, que estuda há um ano no Instituto e foi descoberta pelo professor Cizinho Pamplona, durante uma apresentação na escola em que estuda.
Apesar da pouca idade, os integrantes dizem que já estão acostumados com a receptividade que encontram quando estão no palco. “É sempre assim quando a gente toca. Todo mundo pede mais. É a realização de um sonho tocar nesse teatro”, declarou Denys Lee, de 13 anos, que toca violão de seis cordas e há oito anos estuda o instrumento no IECG. 
A Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes também já está acostumada a arrancar aplausos do público. A regência é do professor Rodrigo Moraes, que coordena os mais de 40 jovens que integram atualmente o conjunto. As apresentações foram realizadas nos dias 17 e 20, no Theatro da Paz.