Os caminhos da poesia capanemense


Crônica da atualidade – Por Conceição Maciel 



A internacionalização da poesia capanemense consolidou-se. Desde o ano passado (2017) os poetas Conceição Maciel e Paulo Vasconcellos deram início à esse avanço da literatura poética de Capanema abrindo as portas para outros artistas das letras inserirem-se no contexto Internacional. É uma alegre realidade que pode ser comprovada através das redes sociais, em blogs, rádios, jornais, antologias e, nas eventuais reuniões promovidas pela ACLA (Academia Capanemense de Letras e Artes). Essa promissora e incrível trajetória Internacional colocou a poesia capanemense no projeto “Poetas Del Mundo” do Consulado de Isla Negra, no Chile, aonde os poetas Conceição Maciel, Cleni Guimarães, Dinho Aguiar, Eleci Silva, Elza Melo, Ioneida Braga, Ivanildo Pessoa, Lourdes Oliveira, Nilson Mesquita, Paulo Maximiliano, Paulo Vasconcellos, Rosilda Dax, Roberta Leite, Samuel Alencar e Socorro Rebouças, frequentam ativamente com produções que são acolhidas com louvor pelo grande poeta chileno Alfred Asis; esses mesmos poetas também estão no IV Anuário da Poesia Paraense, acrescentando-se: Airton Souza (organizador do Anuário), Abnéias Junior, Benigna Sanselski, Cleide Brito, José Raimundo Vieira e Lúcia Aquino.
Ancorada em momento de puro êxtase poético, a poesia capanemense alça seu ousado voo para o continente africano, mais precisamente para a República de Moçambique, representada por cinco poetas que foram selecionados a comporem a I Antologia de Poesia Moçambicana são eles: Airton Souza, Conceição Maciel, Elza Melo, Paulo Maximiliano e Paulo Vasconcellos.
Ainda no contexto da internacionalização literária, vários poetas capanemenses estão inseridos na antologia “Logos” da revista literária Fênix de Portugal, entre eles estão: Conceição Maciel, Dinho Aguiar, Elza Melo, Ioneida Braga, Paulo Maximiliano e Paulo Vasconcellos. Nesta mesma esfera literária os poetas Conceição Maciel, Elza Melo e Paulo Vasconcellos participaram da antologia Logos, porém numa edição especial “Mulheres pela Paz”, desta vez em Augsburg, na Alemanha. Em maio deste ano, a poetisa Conceição Maciel foi selecionada para a Antologia Poética Internacional “Dia Mundial del Libro y Del Derrecho Del Autor” numa homenagem ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor 2018, no Paraguai. A revista literária “Eisfluências” de Portugal, inseriu em seu contexto os poetas Conceição Maciel, Elza Melo, Ioneida Braga e Paulo Vasconcellos, abrindo o caminho para mais um espaço literário, incentivando os demais poetas capanemenses e outros que assim o desejarem a terem seus nomes inseridos na esfera Internacional.
Amantes inveterados da Literatura, os poetas Conceição Maciel, Elza Melo, Ioneida Braga, Paulo Maximiliano, Paulo Vasconcellos, Samuel Alencar, Lourdes Oliveira e Lúcia Aquino participam ativamente de certames voltados para a literatura e por esse motivo, receberam a Comenda de Honra ao Mérito concedida pela Câmara Municipal de Capanema por seus relevantes trabalhos literários. Em março deste ano, a Câmara de vereadores de Capanema também homenageou as poetisas Conceição Maciel, Elza Melo, Ioneida Braga, Lúcia Aquino e Lourdes Oliveira com a Certificação pelo Dia Internacional da Mulher referente aos seus trabalhos literários e a medalha “Dora Hilda Guimarães”, Homenagem do legislativo.
A trajetória literária e meteórica desses poetas em franca ascensão, cativa e encanta os capanemenses, eles figuram entre os mais lidos na Câmara Brasileira de Jovens Escritores-CBJE/RJ, sendo que as poetisas Conceição Maciel e Elza Melo alcançaram a marca de mais de 100.000 mil leituras em suas poesias, igualando-se aos poetas Ioneida Braga, Paulo Vasconcellos, Paulo Maximiliano, Samuel Alencar e Lourdes Oliveira, entre outros. A poetisa Daniele Telles está iniciando a sua trajetória na CBJE.
No bojo dessa grande festa literária e mesmo sem incentivos, os poetas não se privam do prazer que é a escrita, eles mesmos incentivam-se, buscando os certames literários que, andando na contramão da falta de apoio, são promovidos por diversas editoras e pessoas voltadas para a Literatura, nesse contexto, os poetas Conceição Maciel, Elza Melo e Paulo Vasconcellos, tiveram suas poesias selecionadas no projeto “Poesia Agora” da editora Trevo/SP, porém apenas Paulo Vasconcellos foi até o final do certame e teve sua poesia “Seres Humanos” publicada na antologia.
Cheios de vigor e alegria, os incansáveis poetas da querida Capanema, participaram do Concurso Internacional de Poesias em Árvores promovido pela Revista Literária Inversos, de Salvador- Ba, e os poetas Conceição Maciel e Paulo Vasconcellos foram agraciados com a certificação de Honra ao Mérito Literário, concorrendo com escritores do mundo inteiro; em fevereiro deste ano, Conceição Maciel também teve uma poesia publicada na revista Inversos, já a poetisa Elza Melo, ficou entre os três primeiros colocados no Concurso Literário Poesia Sem Fronteiras, promovido pelo poeta Marcelo de Oliveira, da Bahia, recebendo o Certificado por sua vitoriosa participação no certame; a poetisa Conceição Maciel também participou deste certame e ficou entre os finalistas que terão seus escritos publicados na antologia que leva o nome do concurso.
Quem pensa que esses poetas ou escritores só escrevem Poesias engana-se, as escritoras Ioneida Braga e Lourdes Oliveira e o escritor Paulo Vasconcellos frequentemente escrevem contos para a Câmara Brasileira de Jovens Escritores onde já são Membros Eméritos, à exemplo de Paulo Maximiliano e Samuel Alencar. E por falar em Conto, vale aqui a velha máxima “Quem conta um conto aumenta um ponto.”, pois as incansáveis poetisas Conceição Maciel e Elza Melo atacaram de contistas e essa estreia não poderia ter sido mais grandiosa, visto que seus contos “O Saci sereno” e “O Saci que virou Ceci” foram selecionados para compor a antologia “Novas Histórias do Saci Pererê” no projeto Aparere que homenageia os 100 anos do nosso endiabrado Saci, o poeta Paulo Vasconcellos também esteve participando desse maravilhoso projeto.
A Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA como grande incentivadora das Artes em geral, especialmente a Literatura, como forma de homenagear e incentivar os feitos dos poetas Conceição Maciel, Eleci Silva, Elza Melo, Lourdes Oliveira, Ioneida Braga, Paulo Vasconcellos, Paulo Maximiliano, Lúcia Aquino, Socorro Rebouças, Rosilda Dax e Samuel Alencar, ofertou a Comenda de Honra ao Mérito à essa bela constelação de escritores paraenses.
Brevemente o poeta Paulo Vasconcellos estará publicando seu terceiro livro, intitulado “Palavras do Poeta”, uma obra muito aguardada pela sociedade capanemense e nela, o leitor constatará que a Poesia pode ter seus versos saídos de uma realidade, mas também eles podem ser inventados numa incrível ficção que torna a realidade de quem a aprecia num grande prazer, sensação esta que ocupará as menores partículas do seu ser e inundará sua mente de forma a lhe trazer vibrações inexplicáveis e se isso acontecer é por que o leitor se enredou na trama e trouxe para si os versos da poesia, construindo um sentido para o texto, é isso que esperamos encontrar nas “Palavras do Poeta” Paulo Vasconcellos.
Os caminhos da poesia capanemense não poderiam seguir para outro rumo, pois eles estão sendo amplamente explorados através dos versos e prosas de um grupo de poetas que primam pelo encanto de suas poesias que por vezes, narram realidade, outras vezes narram ficção ou mesmo misturam ambos, enriquecendo o texto, enaltecendo os poetas, incentivando o leitor e ampliando os caminhos da Literatura capanemense.




Texto/Colaboração:  Maria da Conceição Maciel da Silva (Foto)

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará
Titular da Cadeira nº 10 da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA



Edição: Maikon Douglas 
Foto: Divulgação/Facebook Conceição Maciel



**Artigo publicado na Edição n° 539 do Jornal de Capanema

2 comentários:

  1. É uma grande honra poder contribuir com o importante Jornal de Capanema, de maneira que ele também contribui com a minha tragetória na arte da escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso jornal só tem a ganhar com a vossa contribuição e estendemos os votos de sucesso na continuidade da sua trajetória como escritora/poetisa.

      Excluir