ACLA: Uma entidade que caminha lado a lado com a Cultura



Ombrear através das forças existentes nas vontades de cada acadêmico e somar com outros quesitos é a formula encontrada pela Academia Capanemense de letras e artes – ACLA, que tem dez anos de serviços prestados e anualmente cumpre o seu calendário inserido no Planejamento Estratégico.

 

As normativas incluídas nas diretrizes são incrementos que fazem da ACLA uma constância no que diz respeito a realizações de eventos que são reconhecidos em muitos cantos do Mundo. Em cada biênio a Academia troca a sua Diretoria, conforme prerrogativas de seu estatuto e sendo assim, todos estão imbuídos num propósito de trabalhar em favor das artes.

 

Na sexta feira, 30/10, no plenário da Câmara de vereadores de Capanema, aconteceu a cerimônia de posse da diretoria para o biênio 2020/2022, quando então, os acadêmicos recepcionaram alguns convidados que foram prestigiar o evento. A entidade atendeu o protocolo de segurança em relação a covid-19, para então serem feitos os procedimentos na solenidade.

 

A reunião de posse foi presidida pelo acadêmico Paulo Vasconcellos que esteve acompanhado na Mesa Diretora por: Pr. Ivonaldo Santos – Representando a Igreja Batista, Diácono Ivan Nazareno – Representando a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e Walmeire Melo – Presidente do Grupo Timbiras. Os outros acadêmicos presentes foram: Elza Melo, Rosilda Dax, Conceição Maciel, Cleni Guimarães, Socorro Rebouças, Samuel Alencar, Jorge Carvalho e José Raimundo Vieira, sendo que esse, ao assumir a presidência ad hoc, foi encarregado de empossar os novos dirigentes. Cumpridas as normativas, alguns pronunciamentos foram feitos, todos centralizados na importância que a ACLA tem, não somente em Capanema, como também no Brasil e em outros países.

 

Para o biênio 2020/2022, a diretoria ficou assim constituída:

 

Presidente – Paulo Vasconcellos

Vice-Presidente – Elza Melo

Secretárias – Rosilda Dax e Socorro Rebouças

Tesoureiras – Conceição Maciel e Lourdes Oliveira

 

Continuar a missão de fomentar as artes culturais em todos os sentidos é o principal objetivo da ACLA, de acordo com Paulo Vasconcellos, que já estava na presidência e teve renovado o seu mandato. “O calendário de 2020 foi bastante prejudicado por causa da pandemia, entretanto, a academia não parou as suas atividades, promovendo eventos virtuais que mobilizaram a classe que trabalha a poesia, motivando os poetas que maciçamente prestigiaram”, explica PV.

 

Os próximos passos a seres dados, vão acontecer de acordo com o que for definido pelos acadêmicos em comum acordo com a diretoria, pois ainda há expectativas em relação a retomada de atividades públicas, sendo que a ACLA respeita as determinações das autoridades sanitárias.  

 

Aproveitando o ensejo da solenidade de posse, a ACLA entregou comendas, conforme segue:

 

Certidão de Reconhecimento aos escritores/poetas que lançaram livros recentemente...

- Samuel Alencar, Cleni Guimarães, Luiz Lira, Socorro Rebouças e Paulo Vasconcellos.

 

Amigos da ACLA

 

- Wezlen Costa, Maria José Glins, Blog do PV, Página Trechos, Jornal de Capanema e Rosilda Dax.

 

Dentro de poucos dias a ACLA vai estar divulgando o resultado do concurso “Poemas de Verão” que teve participações de vários poetas do Brasil e alguns outros países.

 







































































































Edição e Texto: Wezlen Costa

Fotos: Maikon Douglas

 

 

 

Nenhum comentário