Referências a uma poetisa que amava a Literatura

 

 

A Lourdes que não é Maria, mas como muitos de nós é filha de Maria, mãe de Jesus. A Lourdes, filha de Izabel e do saudoso “Duca Trajano”, com sua docilidade, cativava a todos e estava sempre com o sorriso aberto.

 

A Lourdes, que todos a conheceram por “Lourdinha” nasceu sob os raios do sol, a tranquilidade das manhãs e o silêncio das noites. Assim como toda criança, Lourdinha causou insônias a sua mãe, ao trocar o dia pela noite, mas isso faz parte do contexto.

 

A menina cresceu, tornando-se uma moça, cuja simpatia era notável, estudou, constituiu família e logo foi traçando os paralelos para concluir as suas graduações nos estudos.

 

Formada, continuou a sua trajetória de benfazejo e de bem querer, por conseguinte, encontrou um caminho que lhe proporcionou satisfações, a literatura.

 


A Lourdinha: filha, esposa, mãe, profissional da educação, escritora e poetisa, deixou muitos versos escritos nas reticências e nas estrofações de suas belas poesias, escrevendo com desenvoltura e precisão.

 

As produções poéticas de Lourdinha, traduzem a sua maneira de ser, usando o seu carisma e jeito terno, bem peculiar na sua vivência.

 


Ao pensar e pensar, formava métricas que a literatura lhe exigia ao compor as suas poesias, contextualizadas por retóricas abrangentes e afinadas.

 

Mantendo-se na linha de vanguarda da literatura, conseguiu premiação Internacional, sendo a primeira literata de Capanema a conquistar tal façanha e por isso, o reconhecimento veio logo que ela recebeu o resultado de sua participação em um concurso do gênero, que premiou poetas de algumas partes do Mundo.

 

As somas de suas vitórias, sublinham os apontamentos em seu currículo e logo veio a Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, entidade que ela é uma das acadêmicas fundadoras, junto com outros pares.

 


Proporcionalmente a literatura foi lhe oportunizando subida de degraus e então, seus poemas começaram a ser publicados nas antologias editadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores-CBJE, entidade agregada à Litteraria Academiae Lima Barreto-LALB, sediadas na cidade do Rio de Janeiro.

 

Muitos são os predicados atribuídos à Lourdinha, principalmente quando se trata de ações humanitárias, porque ela estava sempre presente e sua presença tornava-se importante por demais, uma vez que compunha grupos de pessoas que fazem o bem sem que seja olhado a quem.

 

Diante do exposto, a nossa ACLA, une-se em sentimentos aos familiares de Lourdinha e agradece todas as manifestações publicadas nas redes sociais, principalmente, destacando o valor de uma cidadã que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento social e educacional do município de Capanema, formando fileiras no quesito ensinar, para que todos absorvessem os seus ensinamentos e passassem a pensar, pensar e pensar.

 

Por fim, a cadeira de número 6 da ACLA e a cadeira de número 70 da LALB, estão com suas vacâncias decretadas, apenas fisicamente, pois quando forem ocupadas novamente, o nome Lourdes de Oliveira e Silva, estará presente.

 

Na Litteraria Academiae Lima Barreto-LALB, a escritora e poetisa Lourdinha, além da titularidade da Cadeira, era “Membro Emérito”, por sua representatividade na literatura Brasileira e por isso, recebeu recentemente a Certidão chancelada que referencia o nome da escritora em destaque no Catalogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos.

 

No mais, mantem-se imortalizada a produção literária de Lourdinha, porque o seu nome permanece vivo nas memórias de quem a conheceu, pois se tem a certeza de que a honradez e o respeito são referências que nunca vão se apagar e Lourdinha, que agora está confortavelmente em paz na morada celeste, repara todos nós.

 

 

SAUDADES SIM, TRISTEZA NÃO!

 

Mensagem da ACLA, subscrita por todos os acadêmicos.


 

 

 



Fotos: Arquivos da ACLA


2 comentários:

  1. Boa noite Paulo. Parabéns pela homenagem. Fico feliz que tenho um amigo como você e que valoriza este excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite !!
    Muito obrigada por todas as homenagens feita a minha mãe. Ela era uma apaixonada por tudo que fazia e deixa um lindo legado !

    ResponderExcluir