Markinho Duran e Nelsinho Rodrigues fazem show nesta sexta, 13

 Ainda, o premiado 'Fico te devendo uma carta sobre o Brasil' fica disponível de graça por uma semana.



Música

Markinho Duran e Nelsinho Rodrigues vão agitar a ‘Festa Pub Social’ nesta sexta-feira, 13, a partir das 21h, na Cervejaria Oficial, no bairro do Umarizal, em Belém. Markinho vem com show de muito pop rock nacional e internacional e, Nelsinho, canta os sucessos do brega paraense. Informações: (91) 98374-9740

Na sexta, 13, o cantor e guitarrista Caio Toledo realiza a live para apresentar a nova música, o rock “Um Passo Além”. O repertório também terá sucessos que são referência ao artista. Será às 19h com transmissão pelo canal dele no Youtube. “Um Passo Além” está disponível nas plataformas de áudio com acesso pelo link: https://musics.link/umpassoalem.

A programação do 36° Festival de Música Brasileira, da Fundação Carlos Gomes, termina nesta sexta-feira,13, com transmissão pelo canal da FCG no YouTube e também pela TV Cultura.

A 2ª Edição do Festival On-line da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta nesta sexta-feira, 13, os espetáculos “Ventos Modernos”, às 16h, e “Ventura Sinfônico”, às 20h. A programação vai até o sábado, 14, com repertório variado do clássico ao pop para agradar todos os públicos. A transmissão é gratuita pelo canal da orquestra no YouTube.

O Festival Arte Como Respiro, do Itaú Cultural, segue com mais pocket shows gravados de artistas selecionados no edital de emergência de música. Nesta sexta-feira, 13, serão os shows autorais da cantora Anelis Assumpção, com afrobeat e grooves brasileiros, acompanhada de Alzira E e Jerry Espíndola; a baiana Aiace com MPB, jazz, pop, rock e influências afro-baianas; e a cantora e compositora paulista Laylah Arruda com ritmos jamaicanos. Até o domingo, 15, serão postados 3 shows por dia no site www.itaucultural.org.br, sempre às 20h, que ficarão disponíveis por 24 horas.

No sábado, 14, o Barbatuques será atração na programação infantil do #EmCasaComSesc com o show "Só + 1 Pouquinho", que terá transmissão on-line e ao vivo pelo YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo, às 12h. O show traz arranjos de percussão corporal e vozes em músicas de funk, rock, xote, coco e outros com letras divertidas sobre as relações entre pais e filhos, imaginário infantil e cotidiano.

A banda Eva e o Bloco Fica Comigo realizam show on-line no sábado, 14, com transmissão pelo aplicativo de streaming W Onlive, a partir das 17h.

A série #SalaDigital da Sala Cecília Meireles, da Funarj, fará o Ciclo Integral das 32 Sonatas para Piano de Ludwig van Beethoven no sábado, 14, com a apresentação dos pianistas Érika Ribeiro e Eduardo Monteiro, às 16 e às 19h; e no domingo, 15, com Sérgio Monteiro e Pablo Rossi, às 16 e às 19h, com transmissão pelo canal YouTube da Sala.

No domingo, 15, a Orquestra Sinfônica Heliópolis e Vanessa Moreno fazem tributo a Elis Regina com transmissão ao vivo direto do auditório do MASP, pelo YouTube do Instituto Baccarelli, no domingo, 15, às 17h, com acesso pelo Sympla. Durante a live serão arrecadadas doações para a campanha #Tocando Juntos por Heliópolis, organizada pelo Instituto Baccarelli em favor da comunidade localizada no Sul de São Paulo, a fim de minimizar os efeitos da pandemia na comunidade. 

No próximo dia 19, a première do Grammy Latino realiza uma live pelo perfil do evento no Facebook, às 19h. Este ano, a Academia Latina fará uma cerimônia especial para o público brasileiro, quando serão anunciados os ganhadores nas categorias dedicadas à música em português. A edição brasileira será apresentada pela modelo Lais Ribeiro e terá a apresentação de Emicida (indicado nas categorias de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Português; Melhor Canção em Português) em dueto com o cantor e compositor Marcos Valle. E o grupo Melim fará uma performance da canção "Eu Feat. Você", do álbum homônimo, que também está indicado (Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português).

De 20 a 22 de novembro, o Mississippi Delta Blues Festival promove a primeira edição on-line com 24 shows acústicos em gravações envolvendo sete países e um total de mais de 30 horas de música. Além dos shows que poderão ser assistidos gratuitamente pelo site www.mdbf.com.br, a programação inclui ainda dez workshops no dia de encerramento.

Nesta sexta, 13, a partir das 20h30, Guto Goffi & O Bando do Bem apresenta o novo álbum C.A.O.S.(Confusões Artísticas e Obras Sonoras), que será transmitido ao vivo e ficará disponível no website contratado pela Funarj, durante um ano. 

Luan Santana fará uma live musical no próximo dia 22, às 17h. O evento é uma ação do Movimento “O Pantanal Chama” que vai arrecadar doações em favor da ONG SOS Pantanal, que atua na conservação e defesa do bioma afetado pelas queimadas. A live terá 4 horas de duração e será transmitida direto do Pantanal pelo canal da National Geographic, parceiro da iniciativa, e também pelos perfis do cantor no Facebook e Youtube. A exploradora da National Geographic Society, Patricia Medici, fará uma participação especial. Saiba mais no site www.nationalgeographicbrasil.com/pantanal.

No próximo dia 26, às 19h30, a Sinfônica de Bamberg executa a obra “Má Vlast”, do compositor tcheco Bedřich Smetana, de com exibição on-line e gratuita pelo site digital.dellarte.com.br/. A sinfônica alemã, fundada em 1946, já apresentou mais de 7 mil concertos em 63 países. Nesta apresentação, será executada a obra, realizada no Concerto do Festival da Primavera de Praga. Antes da apresentação, haverá uma entrevista com o regente da orquestra, o tcheco Jakub Hrůša. Em 17 de dezembro, ás 10h30, o mesmo site exibe o Ballet du Grand Théatre de Genéve com o espetáculo “O Quebra Nozes” e entrevista com o coreógrafo Jeroen Verbruggen.

Cinema

O longa “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, de Carol Benjamin, está disponibilizado gratuitamente até o próximo dia 19, no Canal Brasil e também nas plataformas de streaming Globoplay, Canais ao Vivo e de vídeo on demand da Vivo, Claro e Oi. A partir do dia 20, o documentário segue disponível para assinantes no serviço de streaming e para aluguel nas plataformas das operadoras. O filme que narra três gerações de uma família atravessada pela ditadura militar brasileira ganhou menção especial do júri no 32ª Festival Internacional de Documentários de Amsterdã e menção honrosa no Festival É Tudo Verdade 2020, entre outros prêmios.

A série Cinema #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital, esta semana: "Deixe a Luz Do Sol Entrar", pelo Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM) e "O Preço do Amor", pelo Cine África. A semana traz ainda 24 filmes do 28º Festival Mix Brasil, entre longas e curtas-metragens, com destaque para os títulos brasileiros premiados "Meu Nome é Bagdá" e "Valentina". O festival também terá sessões presenciais gratuitas nos dias 12, 13 e 14 com ingressos reservados no site sescsp.org.br/ cinesesc.

A criançada vai se divertir nos próximos sábados, 14, 21 e 28, às 10h30, com o CineBreakfast!, programação do Cinesystem, no Shopping Metrópole Ananindeua, que oferece café da manhã, animadores, sessão de cinema, pipoca, refri e sorteio de brindes. O passaporte custa R$ 39 por pessoa. Confira os filmes que serão exibidos: Scooby- O Filme no dia 14; “É Doce” no dia 21; e “Turma da Mônica- Laços”, no dia 24.

O Itaú Cultural exibe, até o próximo dia 23, o segundo recorte de filmes Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível gratuitamente na plataforma da instituição (itaucultural.org.br). Durante 15 dias, o público tem acesso aos longas “Morto Não Fala”, “Orestes” e “O Processo”.

A série Cinema #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Esta semana, até esta sexta, 13, estão disponíveis os títulos "Lili Marlene"; a ficção "A Festa"; o documentário "A Rainha Nzinga Chegou"; "Ava Yvy Vera - A Terra do Povo do Raio" pelo Ciclo Autoria Indígena; "Sangue de Pelicano" pela "Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!"; e "Nada de Errado" pelo Cine África, além de um programa especial de curtas para a garotada pelo CineClubinho. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa.

O Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (FIANb) acontece nos dias 18 a 22 deste mês, em formato on-line, como ampliação do Seminário da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN). Haverá mostra audiovisual, laboratório de desenvolvimento de projetos, capacitação e empreendedorismo de pessoas negras, diálogos, workshops e masterclasses direcionados também a atuação como o VR, séries para Instagram e produção para o Youtube. A transmissão das mostras competitivas e da programação aberta ao público será na TodesPlay, plataforma de streaming da APAN e da plataforma de distribuição Cinemown.

O Brazil Cinefest exibe, até o domingo, 15, onze curtas-metragens que foram destaque nas edições anteriores do festival – disponíveis de forma gratuita na plataforma Spcine Play.

O Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual, evento on-line e gratuito dedicado à produção realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas, exibe 35 filmes e 22 microfilmes e também promove debates, oficinas e painéis entre os dias 18 e 29 de novembro. Basta acessar as plataformas Videocamp para assistir longas e médias-metragens, e Cardume, onde estarão disponíveis os curtas; e o canal do festival no Youtube para assistir lives de painéis, mesas e masterclasses. A programação está disponível no site www.cabiria.com.br.

O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promove lives em novembro com reflexões e debates sobre o cinema. A live “Cinema e Literatura: Linguagens e Adaptações Polêmicas” será com o escritor Edyr Augusto Proença, será no dia 19, às 20h. As transmissões acontecem pelo perfil do Instagram @centrodeestudosdecinema e sob a mediação do crítico de cinema Marco Antonio Moreira, coordenador geral do centro.

De 17 a 20 de novembro acontece o IV Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM), evento que debate a temática da antropologia visual e o uso e a produção de imagem nas pesquisas. Este ano, o evento acontece de forma on-line pelo site eavaam.com.br/2020/. A realização é do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual (Visagem) da UFPA) com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia e do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo.

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, até 23 de novembro, a mostra “MacaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo”, um passeio pela produção audiovisual de terror 100% brasileira. São exibidas 44 produções entre longas e curtas-metragens da nova geração de diretores e diretoras, assim como de nomes consagrados como José Mojica Marins, o Zé do Caixão. As exibições serão gratuitas e on-line na plataforma darkflix.com.br/macabro. Os filmes ficam disponíveis 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas.

A 2ª edição da Marvel Run chega ao Brasil em formato virtual, e os participantes de todo o país terão três semanas para completar o percurso. Com a proposta de unir o esporte e entretenimento, a edição de 2020 será inspirada no filme “Viúva Negra”, da Marvel Studios, que chega em breve nos cinemas. Esta é a primeira corrida virtual da Marvel da América Latina e ocorre no Brasil entre 22 de novembro e 12 de dezembro. As inscrições seguem até 30 de novembro, pelo site ativo.com.

O II Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus, que aborda o racismo através do audiovisual e valoriza a produção de cinema realizada por afro-brasileiro, sobretudo na Amazônia, acontecerá entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, de forma on-line. Os debates, premiação e exibição de filmes serão realizados pelo site www.todesplay.com.br e pelas redes sociais. Esta edição homenageia a diretora de cinema e atriz Rosilene Cordeiro.

O 12º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico terá formato on-line e acontecerá entre os dias 9 e 13 de dezembro, com disponibilização gratuita de filmes pela plataforma de streaming Darkflix. O júri da mostra vai eleger os melhores filmes nas categorias Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Também pela plataforma virtual estão sendo realizados os workshops Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror; e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com inscrições gratuitas pelo site mostratrash.com, a partir do dia 15 de novembro. As vagas são limitadas.

Teatro e Dança

No sábado, 14, o Amostraí Virtual realiza a live de contação de histórias, a partir das 17h, com transmissão pelo Facebook do Casarão do Boneco. Serão apresentadas as dramaturgias “Mel & Kiko: uma história com muitos nós”, essa com bonecos; “As Histórias que Meu Guarda-roupa Guarda”; e “Contos dos Kayapós e outros Heróis da Floresta”. O público poderá fazer doações para as contas dos artistas. Informações: (91) 99175-3114.

Mel e KikoMel e Kiko (Divulgação)

Nesta sexta-feira, 13, a peça “Memórias de Cabeceira” será exibida na Mostra de Espetáculos do Grupo XIX de Teatro, às 20h, com reexibição no domingo, 15, no mesmo horário. O enredo materializa as memórias de quatro avós. No sábado, 14, volta em cartaz “Acorda, Alice! Através da Tela!”, às 19h. A mostra segue até o próximo dia 22, com exibição gratuita e on-line de espetáculos, bate-papo e a Mostra Abjeta, que reúne trabalhos de vários autores. Ingressos pelo Sympla e transmissão pela plataforma Zoom.

O Itaú Cultural realiza às segundas e terças-feiras, até o próximo dia 17, a segunda edição do Complexo Sul, plataforma de intercâmbio internacional de artistas da cena teatral. Toda a programação é gratuita e online, e os ingressos devem ser reservados via Sympla (confira o passo a passo em itaucultural.org.br).

A Companhia de Teatro Luzes apresenta a peça infantil “Peri, o indiozinho amazônico” por meio de live no Facebook de Fernando Rassy no próximo sábado, 14, às 19h. Sob a direção de Adryelle Oliveira e Fernando Rassy, o espetáculo retrata os costumes, crenças, danças, vocabulário e modo de se relacionar dos indígenas.

O Itaú Cultural recebe o Grupo 3 de Teatro para uma programação especial on-line, em novembro, alusiva aos 15 anos da companhia criada por Débora Falabella, Gabriel Fontes Paiva e Yara de Novaes. Dentro dessa programação comemorativa tem a estreia da websérie Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante + Conversas com Heroínas do Mundo Real, que o Itaú Cultural exibe em cinco episódios em itaucultural.org.br. O último episódio vai ao ar nesta sexta, 13, às 18h. 

A série Histórias da Cultura Popular será lançada no canal Ester Sá no YouTube, compartilhando dois trabalhos da artista. No dia 21 será a vez de Uma História das Histórias de Boi Bumbá, espetáculo inspirado pelo autor Bruno de Menezes, no livro Boi Bumbá - Auto Popular. Os trabalhos fazem parte do repertório que Ester Sá apresenta presencialmente e que ganharam versões audiovisuais. 

"Prisioneiros do Medo – Os Bastidores do Isolamento", que mistura teatro com websérie, já está disponível no YouTube, no canal Dramanet. A primeira temporada, que conta com 10 capítulos, fica em cartaz até o dia 21 de dezembro, com novos episódios todas as segundas-feiras, às 19h. Todas as histórias do projeto estão ligadas ao mesmo tema: o enfrentamento do medo ao longo do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. O Dramanet é um canal de dramaturgia independente no YouTube, criado e idealizado pelo diretor, dramaturgo, roteirista e ator Ney Ferreira.

No sábado, 14, o Ministério do Turismo & Banestes apresentam Matheus Ceará na estreia nacional da comédia “LaiveM Ele Com Graça”. O espetáculo faz parte da 11ª edição do Circuito Banestes de Teatro e será transmitido no sábado, 14, às 20h, no Youtube e Facebook da WB Produções. Após apresentação, a ator e comediante conversa com o ator e palestrante Fabio Flores sobre humor na Internet. 

Com direção-geral de José Leal, o espetáculo “Feliz Aniversário, Papai” será apresentado presencialmente no Teatro do Sesi, nos próximos dias 19 e 21, às 21h. O evento tem entrada franca, mas somente 200 ingressos serão distribuídos meia hora antes na bilheteria do teatro, devido às medidas sanitárias impostas pelas pandemia. O uso de máscara é obrigatório.

O ator Luís Miranda dá vida a “Madame Sheila”, espetáculo de teatro com exibição online e gratuita, com direção de Monique Gardenberg. A peça segue com exibições às quintas-feiras de novembro, no site teatrounimed.com.br.

O espetáculo “A Menina que Veio do Rio”, de Júlia Fovitzky ganhou um novo formato para multiplataforma com apresentação na página do Facebook da peça e da Complementar Produções no dia 1º de dezembro, de forma totalmente gratuita.

A ExCompanhia de Teatro propõe uma experiência em um formato único, que integra realidade e ficção com a interação do público na internet, chamado “ExReality”. Nele, três artistas disputam um prêmio com os celulares expostos 24h por dia, durante 9 dias. A nova exibição acontece no Teatro Porto Seguro com transmissão on-line no próximo dia 27. A experiência dura nove dias.

Todo sábado de novembro, sempre às 19h, a Mostra de Repertório On-line do Grupo TAPA apresenta peças diferentes em cada sessão, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. O ingresso custa a partir de R$ 20 e o público pode contribuir com a campanha SOS TAPA para a manutenção do grupo durante a pandemia. Informações em grupotapa.com.br/SOS/.

Personagens conhecidos do lendário amazônico chegam à internet nas lives cênicas “Contos do Índio e da Floresta”, que estão sendo apresentadas na plataforma digital Sympla aos sábados e domingos, às 15h. A temporada na plataforma segue até final de novembro.

Débora Falabella, Andreia Horta, Mariana Ximenes e Bianca Comparato estreiam o espetáculo “Cara Palavra”, em temporada on-line aos sábados e domingos, até o próximo domingo, 15, no Teatro Porto Seguro. Com direção de Pedro Brício, o espetáculo mescla teatro, música e poesia. Classificação: 16 anos. Ingressos a partir de R$ 20 à venda no site tudus.com.br. Informações: contato@teatroportoseguro.com.br e pelo telefone (11) 3226-7300 de sexta a domingo das 14h às 20h.

Literatura e arte

Nesta sexta, 13, a programação IC para Crianças, do Itaú Cultural, exibe o vídeo do 7º episódio da 2ª temporada de “Expedição Brasiliana”, chamado “Deixando marcas: Criando Fósseis”, com maneiras de criação de fósseis usando massa de modelar, biscuit e massinha feita em casa com farinha de trigo. No domingo, 15, tem aula de dança com a educadora e bailarina Viviane Fontes. E na terça, 17, aulas de criação com o artista visual Gustavo Magalhães que vai ensinar trabalhos a partir de dobras, cortes e colagens com papel. Ainda, está disponível uma entrevista da série “Um Certo Alguém” com o fotógrafo Bob Wolfenson. Os conteúdos podem ser acessados no site e Youtube do Itaú Cultural.

A Uninter lançou a “Oficina de Literatura- Conhecendo alguns autores brasileiros”, que é gratuito e realizado pela internet, com 100 horas-aula e direito a certificado após avaliação. Inscrições e informações no link: https://extensaocommerce.uninter.com/cursos-de-extensao/OFICINA-DE-LITERATURA-EJA-30.10/681.

A Livraria da Vila apresenta live no Instagram na terça, 17, com a fundadora do grupo de apoio educacional ‘autismoS’ e palestrante Juli Mayer, que lança a publicação "Ao TEA amar", da Editora Astral Cultural, com narrativas da vivência da maternidade com um filho autista.

O 28° Festival Mix Brasil segue até o próximo dia 22 de forma on-line e gratuita. Este ano, o Festival traz 101 filmes de 24 países; 6 espetáculos teatrais inéditos, como “Wonder! Vem pra Barra Pesada!", inspirado na trajetória de Claudia Wonder; shows com Linn da Quebrada, Jaloo, Martte e Bia Ferreira; seminário de literatura; laboratório audiovisual; mesas sobre temas relevantes para comunidade Lgbtqi+; artes visuais e o Show do Gongo com a Marisa Orth.  A programação poderá ser acessada gratuitamente em mixbrasil.org.br e os filmes poderão ser assistidos pelas plataformas digitais innsaei.tv, Sesc Digital (sesc.digital/home), Spcine Play (spcineplay.com.br).

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná realiza o webnário “Museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes, situadas e em redes”, que pretende refletir sobre as possibilidades e potencialidades da integração entre museus de arte, universidades e o pensamento curatorial. O evento encerra nesta sexta, 13, com o debate sobre o tema “Universidade integra museu, museu habita universidade”, às 17h, com transmissão pelo link https://youtu.be/1u207NjJ3jk.

A Estação Cultural recebe o Festival Cultural de Icoaraci, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), coletivo Pretas Paridas, Raio de Sol Produções e Casa do Artista, como parte das ações do Preamar da Consciência Negra. O festival é gratuito e segue aberto até o dia 27 de novembro.

Até dezembro, segue em exposição no Shopping Metrópole Ananindeua a Expo Peru, feira de produtos culturais do país andino.

O Itaú Cultural exibe “Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos até o dia 30 de janeiro de 2021, sempre aos sábados, às 14h. A série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público-alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.

O CCXP Worlds, evento de cultura pop, acontecerá de forma on-line nos próximos dias 4, 5 e 6 dezembro, com transmissão pelo site www.ccxp.com.br. É possível fazer a inscrição para o acesso gratuito a quase toda a programação. O acesso total está disponível em pacotes pagos. O cartaz do evento, este ano, celebra os 50 anos do primeiro número da revista da Mônica.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está com inscrições abertas para oficinas gratuitas e on-line de produção de texto, neste mês de novembro, sempre às 20h: a “Oficina poesia popular Vozes da Periferia” será entre os dias 16 e 19, com Hugo Caetano; e a “Oficina de escrita criativa e narrativas afro-brasileiras”, de 24 a 27, com o poeta Preto Michel. Inscrições via WhatsApp (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Amazônia Fashion WeekAmazônia Fashion Week (GQ Estúdio/ Divulgação)

O Amazônia Fashion Week (AFW) chega à 14ª edição de forma virtual, pela primeira vez. O evento será entre os dias 18 e 20 de novembro, com o tema “Os novos rumos da moda”. A programação terá lives, oficinas e desfiles transmitidos pelo perfil oficial do evento no Instagram (@amazoniafashionoficial) e no canal no Youtube (Amazônia Fashion Week). A programação será aberta pela live sobre “Redesign de Valores”, às 19h, com a jornalista e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Carol Garcia.

A Appris Editora e o Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama convidam para o lançamento do livro de Marcia Cristina Nunes, “O Boulevard da República: um boulevard-cais na Amazônia”, no dia 17 de novembro, às 17h. O lançamento será on-line pela plataforma Blackboard. Informações nas redes sociais da editora (@editoraaprris).

A 6ª edição do Sesc Circo reunirá uma programação composta por todas as regiões do País, entre os dias 2 e 6 de dezembro. As atividades serão disponibilizadas no site do evento e nas redes sociais do Sesc/RS e também haverá arrecadação de alimentos pelo Mesa Brasil Sesc, que destinará as doações a famílias de circo de lona. Informações no site sesc-rs.com.br/sesccirco.

Editais e Concursos

Termina nesta sexta-feira, 13, o prazo de inscrição aos editais de auxílio emergencial de cultura (Lei Aldir Blanc), pela Secretaria de Cultura do estado do Pará (Secult). Podem ser inscritos projetos nas áreas de teatro, dança, circo, artesanato, culturas urbanas periféricas, música, pontos e pontões, festivais integrados e livro e leitura. Os editais desses segmentos estão disponíveis no site leialdirblanc.pa.gov.br. A homologação do resultado está prevista para o dia 1º de dezembro.

Também terminam nesta sexta, 13, as inscrições junto à Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais dos filmes candidatos a representar o Brasil na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar 2021. Informações e formulário de inscrição estão no site academiabrasileiradecinema.com.br/oscar2021.

O VI Festival Canção da Transamazônica (Fecant) está com inscrições gratuitas abertas para todo o Brasil até esta sexta-feira, 13. Serão selecionados 12 artistas para a eliminatória regional e 9 para a nacional. O festival será nos dias 18 e 19 de dezembro, em Altamira, com a distribuição de R$ 34.500 mil em prêmios e show de encerramento com Vanessa da Matta. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site fecant.com.br.

Até a terça-feira, 17, o Circular Campina Cidade Velha estarão recebendo conteúdos em vídeo de artistas e produtores, de qualquer linguagem artística, para serem exibidos em mais uma edição digital do evento, no próximo dia 22, das 8h às 21h, nas redes sociais do projeto (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube). Os interessados devem enviar os conteúdos - que poderão ser acompanhados de até 10 fotos e podcast visual - para o e-mail circular.comunica@gmail.com, assim como mini biografia e release do autor e ficha técnica com até 3 fotos de divulgação. Serão selecionados 15 conteúdos e 3 lives para a programação. O resultado será divulgado no próximo dia 20 no site www.projetocircular.com.br.

Pela primeira vez, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza de forma on-line a etapa que antecede a seleção nacional para ingresso de novos alunos bolsistas. As inscrições devem ser feitas pelo site escolabolshoi.com.br/audicoes com envio de um vídeo até o dia 14 de dezembro. A Escola Bolshoi disponibilizou no YouTube instruções e o passo a passo de como deve ser feito esse material. A etapa final da seleção nacional será nos dias 8 e 9 de janeiro de 2021, na sede da instituição, para candidatos nascidos de 2009 a 2011, que tiverem os vídeos selecionados.

Inscrições abertas até o dia 20 de novembro para o "1° Concurso de Trilha Sonora Amazônia Fest Alter". Os dez finalistas serão anunciados no dia 27 de novembro e submetidos ao voto popular. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, em entrevista ao vivo com os finalistas no Fest Alter 2020.

O projeto "Brasis por escrever" vai selecionar seis pessoas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul para um laboratório voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias sobre a realidade brasileira. Os dramaturgos Cecilia Ripoll e Diogo Liberano vão se reunir semanalmente com os participantes durante seis meses, na plataforma Zoom, para estudos e as criações das novas dramaturgias. As inscrições ficam abertas até 24 de novembro no site p-l-a-t-o.com. Os selecionados serão divulgados no dia 9 de dezembro.

O Festival Internacional de Documentários está com as inscrições abertas até 18 de dezembro para a 26ª edição, que será entre 8 e 18 de abril de 2021. Inscrições e regulamento disponíveis no site www.etudoverdade.com.br. O festival é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como evento classificatório para o Oscar.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

 



Nenhum comentário