Espetáculo 'Se Eu Falo É Porque Você Está Aí' será exibido on-line nesta terça, 10, no Itaú Cultural

 Confira essas e outras atrações de música, teatro, dança, literatura e arte.


Música

Na quarta-feira, 11, o cantor e compositor Allex Ribeiro realiza a live de lançamento do primeiro EP da carreira, “O Amor Que Acreditei de Porre”, com as participações de Toni Soares e Allan Carvalho e transmissão às 21h pelas redes sociais do artista. O projeto reúne cinco faixas, incluindo “Sina Versus Sonho”, gravada com a participação e Nilson Chaves.

Todas as quintas-feiras do mês de novembro, a cantora paraense Gigi Furtado sobe ao palco do Teatro Bosque Grão Pará para shows presenciais, sempre a partir das 21h. Na próxima quinta, dia 12, o setlist será de compositores paraenses com o show "Canta Pará" e nos dias 19 e 26, de canções de Maria Betânia e Caetano com o show "Os Filhos de Canô". Ingressos a R$ 20 à venda na plataforma bilheteriadigital.com e também na bilheteria do teatro.

A programação do 36° Festival de Música Brasileira, da Fundação Carlos Gomes será on-line e segue até a sexta-feira,13, sendo transmitida pelo canal da FCG no YouTube.

A série #SalaDigital da Sala Cecília Meireles, da Funarj, iniciará o Ciclo Integral das 32 Sonatas para Piano de Ludwig van Beethoven (1770-1827). No sábado, 14, irão se apresentar os pianistas Érika Ribeiro e Eduardo Monteiro, às 16 e às 19h; e no domingo, 15, Sérgio Monteiro e Pablo Rossi, às 16 e às 19h, com transmissão pelo canal YouTube da Sala.

Cinema

O Itaú Cultural exibe o segundo recorte de filmes da Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, disponível gratuitamente na plataforma online da instituição (itaucultural.org.br). Durante 15 dias, o público tem acesso aos longas “Morto Não Fala”, “Orestes” e “O Processo”. As produções escolhidas estabelecem diálogos entre o documentário político e as novas vertentes de filmes de gênero, visando despertar reflexões entre o público, realizadores e estudantes.

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, disponibiliza gratuitamente filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Esta semana - até a sexta-feira, 13 - estão disponíveis os títulos "Lili Marlene"; a ficção "A Festa"; o documentário "A Rainha Nzinga Chegou"; "Ava Yvy Vera - A Terra do Povo do Raio" pelo Ciclo Autoria Indígena; "Sangue de Pelicano" pela "Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!"; e "Nada de Errado" pelo Cine África, além de um programa especial de curtas para a garotada pelo CineClubinho. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa .

O Brazil Cinefest exibe, até o domingo, 15, onze curtas-metragens que foram destaque nas edições anteriores do festival – disponíveis de forma gratuita na plataforma Spcine Play.

O Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual, evento on-line e gratuito dedicado à produção realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas, exibe 35 filmes e 22 microfilmes e também promove debates, oficinas e painéis entre os dias 18 e 29 de novembro. Basta acessar as plataformas Videocamp para assistir longas e médias-metragens, e Cardume, onde estarão disponíveis os curtas; e o canal do festival no Youtube para assistir lives de painéis, mesas e masterclasses. A programação está disponível no site www.cabiria.com.br.

O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promove lives em novembro com reflexões e debates sobre o cinema. A live Cinema e Literatura: Linguagens e Adaptações Polêmicas com o escritor Edyr Augusto Proença, será no dia 19, às 20h. O CEC migrou para a web os debates e palestras que realiza há anos sobre a cultura cinematográfica. As transmissões acontecem pelo perfil do Instagram @centrodeestudosdecinema e sob a mediação do crítico de cinema Marco Antonio Moreira, coordenador geral do centro.

O Indie 2020 online traz até a quarta-feira, 11, no site do festival (indiefestival.com.br), 35 filmes de 16 países, entre longas e curtas, em 43 sessões on-line e gratuitas.

De 17 a 20 de novembro acontece o IV Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (EAVAAM), evento que debate a temática da antropologia visual e o uso e a produção de imagem nas pesquisas. Este ano, o evento acontece de forma on-line pelo site eavaam.com.br/2020/. A realização é do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual (Visagem) da UFPA) com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia e do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo.

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, até 23 de novembro, a mostra “MacaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo”, um passeio pela produção audiovisual de terror 100% brasileira. São exibidas 44 produções entre longas e curtas-metragens da nova geração de diretores e diretoras, assim como de nomes consagrados como José Mojica Marins, o Zé do Caixão. As exibições serão gratuitas e on-line na plataforma darkflix.com.br/macabro. Os filmes ficam disponíveis 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas.

A 2ª edição da Marvel Run chega ao Brasil em formato virtual, e os participantes de todo o país terão três semanas para completar o percurso. Com a proposta de unir o esporte e entretenimento, a edição de 2020 será inspirada no filme “Viúva Negra”, da Marvel Studios, que chega em breve nos cinemas. Esta é a primeira corrida virtual da Marvel da América Latina e ocorre no Brasil entre 22 de novembro e 12 de dezembro. As inscrições seguem até 30 de novembro, pelo site ativo.com.

O 12º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico terá formato on-line e acontecerá entre os dias 9 e 13 de dezembro, com disponibilização gratuita de filmes pela plataforma de streaming Darkflix. O júri da mostra vai eleger os melhores filmes nas categorias Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Também pela plataforma virtual estão sendo realizados os workshops Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror; e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com inscrições gratuitas pelo site mostratrash.com, a partir do dia 15 de novembro. As vagas são limitadas.

Teatro e Dança

O Itaú Cultural realiza às segundas e terças-feiras, até o próximo dia 17, a segunda edição do Complexo Sul, plataforma de intercâmbio internacional de artistas da cena teatral. Toda a programação é gratuita e online, e os ingressos devem ser reservados via Sympla (confira o passo a passo em itaucultural.org.br). Nesta terça, 10, será exibido o espetáculo 'Se Eu Falo É Porque Você Está Aí', às 20h.

A Companhia de Teatro Luzes apresenta a peça infantil “Peri, o indiozinho amazônico” por meio de live no Facebook de Fernando Rassy no próximo sábado, 14, às 19h. Sob a direção de Adryelle Oliveira e Fernando Rassy, o espetáculo retrata os costumes, crenças, danças, vocabulário e modo de se relacionar dos indígenas.

O Itaú Cultural recebe o Grupo 3 de Teatro para uma programação especial on-line, em novembro, alusiva aos 15 anos da companhia criada por Débora Falabella, Gabriel Fontes Paiva e Yara de Novaes. Dentro dessa programação comemorativa tem a estreia da websérie Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante + Conversas com Heroínas do Mundo Real, que o Itaú Cultural exibe em cinco episódios em itaucultural.org.br, nos dias 16, 23 e 30 outubro e 6 e 13 de novembro (sextas-feiras), sempre às 18h. 

A série Histórias da Cultura Popular será lançada no canal Ester Sá no YouTube, compartilhando dois trabalhos da artista. No dia 21 será a vez de Uma História das Histórias de Boi Bumbá, espetáculo inspirado pelo autor Bruno de Menezes, no livro Boi Bumbá - Auto Popular. Os trabalhos fazem parte do repertório que Ester Sá apresenta presencialmente  e que ganharam versões audiovisuais. 

Prisioneiros do Medo – Os Bastidores do Isolamento, que mistura teatro com websérie, já está disponível no YouTube, no canal Dramanet. A primeira temporada, que conta com 10 capítulos, fica em cartaz até o dia 21 de dezembro, com novos episódios todas as segundas-feiras, às 19h. Todas as histórias do projeto estão ligadas ao mesmo tema: o enfrentamento do medo ao longo do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. O Dramanet é um canal de dramaturgia independente no YouTube, criado e idealizado pelo diretor, dramaturgo, roteirista e ator Ney Ferreira.

Ministério do Turismo & Banestes apresentam Matheus Ceará na estreia nacional da comédia “LaiveM Ele Com Graça”  O espetáculo faz parte da 11ª edição do Circuito Banestes de Teatro e será transmitido no sábado, 14, às 20h, no Youtube e Facebook da WB Produções. Após apresentação, a ator e comediante conversa com o capixaba, ator e palestrante Fabio Flores, sobre humor na Internet. 

Com direção-geral de José Leal, o espetáculo Feliz Aniversário, Papai será apresentado no Teatro do Sesi, nos dias 19 e 21 de novembro, às 21h. O evento conta com entrada franca, mas somente 200 ingressos serão distribuídos meia hora antes na bilheteria do teatro, devido às medidas sanitárias impostas pelas pandemia. O uso de máscara é obrigatório.

O ator Luís Miranda dá vida a “Madame Sheila”, espetáculo de teatro com exibição online e gratuita, com direção de Monique Gardenberg. A peça segue com exibições às quintas-feiras de novembro, no site teatrounimed.com.br.

O espetáculo “A Menina que Veio do Rio”, de Júlia Fovitzky ganhou um novo formato para multiplataforma com apresentação na página do Facebook da peça e da Complementar Produções no dia 1º de dezembro, de forma totalmente gratuita.

A ExCompanhia de Teatro propõe uma experiência em um formato único, que integra realidade e ficção e conta com a participação ativa do público na internet. Em “ExReality”, três artistas disputam um prêmio, com seus celulares expostos 24h por dia, durante 9 dias. A estreia foi no Teatro Porto Seguro com transmissão on-line, em duas sessões, no dia 6, e com outra no dia 27 de novembro. Cada uma dura nove dias, tempo total da experiência.

O grupo de teatro encara pela primeira vez o formato digital para apresentar a Mostra de Repertório On-line do Grupo TAPA, no Teatro Aliança Francesa. As sessões serão transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom, todo sábado de novembro, às 19h, com uma peça diferente a cada semana. Os ingressos têm preços populares a partir de R$ 20 e o público pode contribuir com a campanha SOS TAPA, iniciativa que auxilia a manutenção do grupo nesse momento difícil para a área cultural devido a pandemia. Mais informações em grupotapa.com.br/SOS/.

Personagens conhecidos do lendário amazônico chegam à internet nas lives cênicas “Contos do Índio e da Floresta”, que serão apresentadas na plataforma digital Sympla aos sábados e domingos, às 15h. A temporada na plataforma segue até final de novembro.

Débora Falabella, Andreia Horta, Mariana Ximenes e Bianca Comparato estreiam o espetáculo “Cara Palavra”, em temporada on-line aos sábados e domingos, até o próximo domingo, 15, no Teatro Porto Seguro. Com direção de Pedro Brício, o espetáculo mescla teatro, música e poesia. Classificação: 16 anos. Ingressos a partir de R$ 20 à venda no site tudus.com.br. Informações: contato@teatroportoseguro.com.br e pelo telefone (11) 3226-7300 de sexta a domingo das 14h às 20h.

Literatura e arte

O CCXP Worlds, evento de cultura pop, acontecerá de forma on-line nos próximos dias 4, 5 e 6 dezembro, com transmissão pelo site www.ccxp.com.br. É possível fazer a inscrição para o acesso gratuito a quase toda a programação. O acesso total está disponível em pacotes pagos. O cartaz do evento, este ano, celebra os 50 anos do primeiro número da revista da Mônica.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está com inscrições abertas para oficinas gratuitas e on-line de produção de texto, neste mês de novembro, sempre às 20h: a “Oficina de poesia periférica” será entre os dias 10 e 13, com a produtora cultural e ativista do movimento negro Shaira Mana Josy; a “Oficina poesia popular Vozes da Periferia” será entre 16 e 19, com Hugo Caetano; e a “Oficina de escrita criativa e narrativas afro-brasileiras”, de 24 a 27, com o poeta Preto Michel. Inscrições via WhatsApp (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

AFWAFW (GQ Estúdio/ Divulgação)

O Amazônia Fashion Week (AFW) chega à 14ª edição de forma virtual, pela primeira vez. O evento será entre os dias 18 e 20 de novembro, com o tema “Os novos rumos da moda”. A programação terá lives, oficinas e desfiles transmitidos pelo perfil oficial do evento no Instagram (@amazoniafashionoficial) e no canal no Youtube (Amazônia Fashion Week). A programação será aberta pela live sobre “Redesign de Valores”, às 19h, com a jornalista e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Carol Garcia.

A Estação Cultural recebe o Festival Cultural de Icoaraci, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com o coletivo Pretas Paridas, Raio de Sol Produções e Casa do Artista, como parte das ações do Preamar da Consciência Negra. O Festival é gratuito e segue aberto até o dia 27 de novembro. Desta terça-feira, 10, até quinta-feira, 12, o espaço abriga a exposição coletiva de artes visuais "Meus Traços", das 10h às 21h.

Nesta terça-feira, 10, a produtora de conteúdo, militante e criadora da página ‘Feminiismo’ Dani Brum falará sobre sua nova publicação "Feminismo para quem? ", da Editora Astral Cultural, que conta com prefácio de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco. A #LiveComAVila faz parte da programação do mês da Livraria da Vila, que ocorre no Instagram (@livrariadavila), às 19h. 

Ainda no Instagram da Livraria da Vila, a autora de best sellers Martha Medeiros falará na quinta-feira, 12, sobre recente livro "A Claridade Lá Fora", da Editora L&PM. E, na terça-feira, 17, a fundadora do grupo de apoio educacional ‘autismoS’ e palestrante Juli Mayer lança a publicação "Ao TEA amar", da Editora Astral Cultural, que narra as vivências da maternidade com um filho autista.

A Appris Editora e o Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama convidam para o lançamento do livro de Marcia Cristina Nunes, “O Boulevard da República: um boulevard-cais na Amazônia”, no dia 17 de novembro, às 17h. O lançamento será on-line pela plataforma Blackboard. Informações nas redes sociais da editora (@editoraaprris).

Até esta terça-feira, 10, o Itaú Cultural convida a família para participar do IC para Crianças que traz na programação o sexto episódio da segunda temporada de Expedição Brasiliana, chamado “Fazendo Tintas e Materiais Artísticos”; aula de dança com a educadora e bailarina Viviane Fontes; o músico Felipe Edmo explorando os timbres produzidos por grãos em diferentes recipientes, como potes e garrafas; e aula de criação com a designer Estéfi Machado, que ensina a produzir uma das fases da lua a partir de uma caixa de fósforos. Esses conteúdos podem ser acessados a qualquer momento no site e Youtube do Itaú Cultural.

O 28° Festival Mix Brasil ocorre de 11 a 22 de novembro de forma online e gratuita. Este ano, o Festival traz 101 filmes de 24 países; 6 espetáculos teatrais inéditos, como Wonder! Vem pra Barra Pesada!" (espetáculo do teatro Oficina inspirado na trajetória de Claudia Wonder); shows com Linn da Quebrada, Jaloo, Martte e Bia Ferreira; seminário de literatura; laboratório audiovisual; mesas sobre temas relevantes para comunidade Lgbtqi+; artes visuais e o Show do Gongo com a Marisa Orth. O evento abre na quarta-feira, 11, às 20h, com cerimônia online, show de Linn da Quebrada e exibição do filme "As Mil e Uma", de Clarisa Navas. A programação poderá ser acessada gratuitamente em mixbrasil.org.br e os filmes poderão ser assistidos pelas plataformas digitais innsaei.tv, Sesc Digital (sesc.digital/home), Spcine Play (spcineplay.com.br).

Até dezembro, segue em exposição no Shopping Metrópole Ananindeua a Expo Peru, feira de produtos culturais do país andino.

A 6ª edição do Sesc Circo reunirá uma programação composta por todas as regiões do País, entre os dias 2 e 6 de dezembro. As atividades serão disponibilizadas no site do evento e nas redes sociais do Sesc/RS e também haverá arrecadação de alimentos pelo Mesa Brasil Sesc, que destinará as doações a famílias de circo de lona. Informações no site sesc-rs.com.br/sesccirco.

O Itaú Cultural exibe “Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos até o dia 30 de janeiro de 2021, sempre aos sábados, às 14h. A série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público-alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.

Editais e Concursos

A Secretaria de Cultura do estado do Pará (Secult) prorrogou até a sexta-feira, 13, o prazo de inscrição de grupos e coletivos culturais que têm projetos nas áreas de Teatro, Dança, Circo, Artesanato, Culturas Urbanas Periféricas, Música, Pontos e Pontões, Festivais Integrados e Livro e Leitura, no inciso III da Lei Aldir Blanc. Os editais desses segmentos estão disponíveis em leialdirblanc.pa.gov.br. A homologação do resultado final está prevista para o dia 1º de dezembro.

Pela primeira vez, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza a etapa que antecede a Seleção Nacional, para ingresso de novos alunos bolsistas, de forma on-line. As inscrições devem ser feitas pelo site escolabolshoi.com.br/audicoes com envio de um vídeo, até o dia 14 de dezembro de 2020. A Escola Bolshoi disponibilizou no YouTube instruções e o passo a passo de como deve ser feito esse material. Já a etapa final, a Seleção Nacional, acontecerá nos dias 08 e 09 de janeiro de 2021, na sede da instituição, para candidatos nascidos de 2009 a 2011, que tiveram seus vídeos selecionados na etapa on-line.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais recebe inscrições para os filmes candidatos a representar o Brasil na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar 2021. As inscrições se encerram na próxima sexta-feira, 13. Informações e formulário de inscrição estão disponíveis no site academiabrasileiradecinema.com.br/oscar2021.

O VI Festival Canção da Transamazônica (Fecant) está com inscrições gratuitas abertas para todo o Brasil até a sexta-feira, 13. Serão selecionados 12 artistas para a eliminatória regional e 9 para a nacional. O festival será nos dias 18 e 19 de dezembro, em Altamira, com a distribuição de R$ 34.500 mil em prêmios e show de encerramento com Vanessa da Matta. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site fecant.com.br.

Inscrições abertas até o dia 20 de novembro para o "1° Concurso de Trilha Sonora Amazônia Fest Alter". Os dez finalistas serão anunciados no dia 27 de novembro e submetidos ao voto popular. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, em entrevista ao vivo com os finalistas no Fest Alter 2020.

O projeto "Brasis por escrever" vai selecionar seis pessoas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul para um laboratório voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias sobre a realidade brasileira. Os dramaturgos Cecilia Ripoll e Diogo Liberano vão se reunir semanalmente com os participantes durante seis meses, na plataforma Zoom, para estudos e as criações das novas dramaturgias. As inscrições ficam abertas até 24 de novembro no site p-l-a-t-o.com. Os selecionados serão divulgados no dia 9 de dezembro.

O Festival Internacional de Documentários está com as inscrições abertas até 18 de dezembro para a 26ª edição, que será entre 8 e 18 de abril de 2021. Inscrições e regulamento disponíveis no site www.etudoverdade.com.br. O festival é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como evento classificatório para o Oscar.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)









Nenhum comentário