Anna Suav lança primeiro EP solo: 'Eva Grão': Ouça

 Rapper do Amazonas reúne seis faixas em projeto gravado de forma híbrida



Após um ano de produção, a MC e poeta amazonense Anna Suav lança seu primeiro EP solo, "Eva Grão", nesta quinta-feira (18). O trabalho se mistura entre os versos ferozes em contraste com a voz suave da artista. Entre as músicas, estão “BNTA” e “Hino”, lançados em abril e julho deste ano, respectivamente, além das inéditas “Refém”, “Puma Flow”, “Elementar” e “Interlúdio”. Todas estão disponíveis nas plataformas digitais.

Produzido e gravado de forma híbrida, entre sessões remotas e no estúdio, ao longo de pouco mais de um ano, “Eva Grão” chega ao público reunindo seis faixas que servem como cartão de visita da proposta musical e artística de Anna Suav, que movimenta a cena do hip hop e rap do Norte do país desde 2017.

Ouça Eva Grão

Para a cantora, “Eva Grão” consolida e ao mesmo tempo continua o caminho de apresentação do seu trabalho. “Esse EP marca um tempo: é onde consegui chegar e estar da forma mais plena possível até aqui. Conto uma história ao longo dessas faixas, na intenção de mostrar a minha vivência e imprimir a minha identidade lírica e sonora”, destaca.

“É um trabalho fechado, mas que, ao mesmo tempo, abre as portas para outra fase que virá. É emocionante, pois é o primeiro, em um rolê autônomo e independente. Foi feito com muita verdade pra quem acredita no meu sonho e no propósito da minha arte. E pra quem vai me conhecer a partir de ‘Eva Grão’, eu desejo que ele seja uma boa apresentação, que venha com muito prazer, que seja compreendido e que inquiete”.

“A vontade de fazer ‘Eva Grão’ surgiu duas semanas antes da pandemia iniciar, em 2020. Em março, eu tinha acabado de retornar do Porto Musical, um festival em Recife (PE), e estava muito motivada a fazer o meu primeiro EP”, conta Anna.

“Três composições já existiam, e as demais foram criadas conforme os instrumentais surgiram. Quase tudo aconteceu de forma remota, porque eu fiquei seis meses sem sair de casa. Em um segundo momento, quando foi possível se encontrar, gravamos as vozes e alguns arranjos em estúdio”, destaca a MC.

Ao longo do repertório, Anna Suav também mistura suas diferentes facetas e reforça o protagonismo feminino com a participação de outros dois nomes importantes: a rapper Bruna BG (PA), com quem divide os vocais na faixa “Puma Flow”, e a escritora, poeta e slammer Mel Duarte (SP), que marca presença em “Interlúdio”, um poema de sua autoria.

A produção musical ficou por conta dos beatmakers Donloco e Navi Beatz, ambos de Belém, e Wzy, de São Paulo (SP), conhecido por trabalhar com nomes como Rashid, Rincon Sapiência e Rodrigo Ogi. Wzy também assina a mixagem e masterização do EP.

“O próprio nome ‘Eva Grão’ nasceu da ideia de dualidade e desconstrução. Historicamente, apresenta-se ‘Eva’ como fruto de um homem, parte de. Ao trazer essa personagem para intitular a minha obra, eu subverto essa lógica. Eva aqui é protagonista, completa, plena, e não nasce de ninguém, aliás, nasce de si”, ressalta a artista. “Já o ‘Grão’ vem da minha ideia de simplicidade, de acreditar que por meio de algo tão pequeno quanto um grão, uma semente, florescem coisas gigantes. Acredito na minha arte como acredito nesse grão”, explica a artista.

MC, poeta, cantora, compositora e produtora audiovisual e cultural, Anna Suav nasceu em Manaus (AM) e fortalece a cena de Belém (PA) desde 2017, quando cocriou o projeto “Slam Dandaras do Norte” (2017-2019), com o objetivo de ocupar o espaço predominantemente masculino do rap e da poesia com mais mulheres.

Em suas composições, ela reforça questões de representatividade feminina e negra e os processos de invisibilidade do Norte do país. A artista já trabalhou com nomes como MC Deeh, Guitarrada das Manas, Papo de Preto, Orquestra Aerofônica e Drin Esc, e já passou pelos palcos físicos e virtuais de festivais como o Se Rasgum (PA, 2019/2020), Felino Preta (SP, 2020), Latinidades (BSB, 2020) e Fest Verde (PA, 2021). Em 2019, ao lado de Bruna BG, com quem tem uma dupla, foi contemplada pelo Edital Natura Musical para a produção de um álbum visual a ser lançado em 2022.



Edição: Lucas Brito

Fonte: O Liberal (Texto e Foto)

Nenhum comentário