Academia Metropolitana de Letras e Artes inicia atividades


A patrona da Academia Metropolitana é a heroína brasileira Maria Quitéria 





Feira de Santana e região acaba de ganhar mais um reforço para a difusão da cultura. A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana foi criada na noite de sexta-feira (5) data em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, durante solenidade no Auditório do Teatro Margarida Ribeiro. A patrona da Academia Metropolitana é a heroína brasileira Maria Quitéria e a madrinha é a professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira.

Inicialmente constituída com 14 acadêmicos, a entidade tem como primeiro presidente o psicólogo e escritor Maroel Bispo. "Feira de Santana é uma metrópole, ou seja, é uma cidade referência de uma extensa rede de municípios, exercendo influências de ordem econômica, política e sociocultural e tem muito a contribuir, através desta Academia, para o engrandecimento da cultura dos municípios que integram a nossa região metropolitana", pontuou o presidente em seu discurso de posse.

A criação da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana é o resultado de um movimento idealizado pelo escritor Maroel Bispo, que visa a integração e a valorização de artistas, intelectuais e escritores regionais, pois os municípios circunvizinhos possuem nomes representativos no passado e no presente da vida cultural, todavia, não são devidamente reconhecidos. "Com esse espaço, o povo de cada município da nossa região metropolitana passa a ter um registro histórico que imortaliza as tradições, as artes, as letras e os homens e mulheres que fizeram e fazem a vida cultural de suas respectivas cidades", afirma o escritor Maroel Bispo, presidente da Academia Metropolitana.

Nesta solenidade, foram diplomados e empossados como Membros Efetivos Fundadores, os seguintes artistas, intelectuais e escritores: Maroel Bispo, Cláudia Gomes, Alexandra Patrocínio, Celiah Zainn, Aretuza Santos e Júlia Suzarte, de Feira de Santana; Antônio Cazumbá, Valmir Pereira e Analú Fernandes, de São Gonçalo dos Campos; Gilmara Belmon, de Amélia Rodrigues e José Ilton Gomes dos Santos, de Conceição do Jacuípe.

Na qualidade de Membros Honorários, pelos relevantes serviços prestados nas áreas educacionais, culturais e sociais, tomaram posse a professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira e o ex-vereador e ex-secretário de Educação Justiniano de Oliveira França, ambos de Feira de Santana e a professora Kel Silva, de Tanquinho-BA.


ediçao : Lucas Brito
fonte: Folha do estado da Bahia 
texto: Hamurabi

Nenhum comentário