Grupo Timbiras: Uma viajem nas tradições culturais

 

 


Contemplado pela Lei Aldir Blanc, incentivo cultural do Governo Federal, via Estado e Município, o Grupo Timbiras, destinou especial atenção através da literatura, produzindo um livro composto de crônicas que relembram tempos de outrora.

O livro: “Crônicas de Marujas Bois e Pássaros”, apresenta uma linguagem simples e objetiva do que representam o folclore dentro de muitas lógicas que correspondem a valorização da escrita transformada em perenidade com as autorias assinadas por pessoas que viveram o tempo e/ou estudaram sobre as temáticas correspondentes.

Fala-se muito em folclore de épocas passadas, mas pouco se tinha sobre a Marujada, o Boi Bumbá e os cordões de Pássaros, todos historicamente ricos em conteúdo cultural. O livro traz em suas abas, textos assinados por Silvaneia Montelo e o historiador Luciano Demétrius. Trata-se de um parâmetro do que significam as crônicas inseridas nas páginas da obra que passa a fazer parte do acervo literário do Município de Capanema.



Privilégios são acumulados, pois a retórica usada numa construção coletiva, enriquece o conhecimento de quem ainda não havia lido algo sobre tão importantes festejos da comunidade capanemense, contudo, muitos acompanham a evolução folclórica e cultural de uma coletividade que tem produzido bastante, principalmente no quesito literatura e assim, leva-se em consideração o incentivo dado pela Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, parceira no Grupo Timbiras e de outros. Ressalta-se também a bravura e o empenho de Walmeyre Melo, dirigente dos Timbiras, que reuniu um grupo de pensadores para juntarem as palavras e construírem o projeto do livro que apresenta as crônicas, muito bem escritas.



Os avanços da literatura continuam em destaque, dando a Capanema a dianteira no que diz respeito as produções que já foram apresentadas e as que ainda hão de vir, certamente, porque estão sendo anunciadas elaborações de projetos que devem estar concluídos até o fim deste semestre.

Edição: Guilherme Silva

Texto: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, paraense de Capanema, integrante da Academia Capanemense de Letras e Arte-ACLA e da Litterária Academiae Lima Barreto-LALB/RJ.

Fotos: Divulgação no Facebook































Nenhum comentário