Poesia sob os reflexos da Inclusão




Desde que começou a projetar o livro: “O laço e o compasso”, o escritor e poeta Paulo Vasconcellos acenou com intenção de dar conotação à inclusão social, através de um mecanismos capaz de propiciar condições de “leitura” por pessoas com deficiência visual e não deu outra, a não ser, a criação do espaço no site da Pragmatha Editora, com a aquiescência da executiva da empresa, a jornalista Sandra Veroneze.

Os recursos tecnológicos foram disponibilizados e no espaço constam áudios gravados com declamações de pessoas convidadas pelo autor e assim, o QR code passou a ter visitas constantes dos ouvintes, com o projeto: "Poesia Falada".



Satisfeito com o resultado, PV diz estar esbanjando felicidade, por saber da importância do projeto para a inclusão e dentro do contexto, fazer valer as oportunidades concedidas aos amantes da poesia. “Sempre que converso com a Sandra sobre o QR code, recebo dela, informações do aumento do número de visitantes no site e isso me encoraja muito mais ainda, para continuar divulgando o projeto”, afirma PV.

O escritor e poeta Paulo Vasconcellos, que faz parte do grupo PCD- Pessoa com Deficiência Visual, tinha um sonho a ser realizado e agora, realizou. “Talvez o nosso projeto seja quase pioneiro, mas quando o fizemos, não pensamos em pioneirismo, porque a intenção principal era contribuir com a inclusão, fator quer considero primordial”, finaliza.


Elencamos os nomes das pessoas com deficiência que estão participando do QR code nas gravações de áudios: Stélio Vasconcellos, Naldo Barros e Mauro Rocha (Deficientes visuais), além de Célio Roberto Moreira da Costa, que é deficiente auditivo. De acordo com PV, a valorização disso tudo é o mesmo que massagear o seu coração: “junto com os amigos que são deficientes (assim como eu também sou), estão as outras pessoas que emprestaram as suas vozes para enriquecerem o nosso projeto e formarem um conjunto que considero, verdadeira orquestra”, festeja o autor.

Edição: Guilherme Silva

Texto: Dalva Vasconcellos – Da Redação do JC

Arte/print: Guilherme Silva

Fonte: Site da Pragmatha Editora/Sandra Veroneze



Nenhum comentário