Jovem do interior do Pará que estudou à distância devido doença pulmonar é aprovado em Harvard

 

Ele não podia frequentar a escola devido a uma doença pulmonar diagnosticada aos 6 meses de vida




 

 Estudar em Harvard, nos Estados Unidos, é um sonho cobiçado por milhares de jovens. E para quem teve uma vida cheia de limitações, tendo que estudar à distância desde a infância devido a uma doença pulmonar, podia parecer impossível. Mas um estudante do interior do Pará, colocou os estudos como prioridade apesar da doença, e acaba de conquistar uma bolsa para cursar Medicina em Harvard.

A vida escolar de Cristian Guilherme Trindade, de 17 anos, foi à distância. Ele não podia frequentar a escola devido a uma doença pulmonar diagnosticada aos 6 meses de vida. A falta de ar e o risco de infecção limitaram a liberdade do jovem por um bom tempo devido ao tratamento que ele precisou fazer.

Quem vê Cristian atualmente jogando videogame, estudando e assistindo séries até altas horas da noite, pode até não acreditar, mas em muitas ocasiões, mesmo no leito de hospital a rotina de estudos era mantida. Estudante de escola pública, para ele os estudos sempre foram prioridade.

Em dezembro de 2021, Cristian decidiu se inscrever no sistema unificado de universidades americanas. Ingressar em Harvard é sim muito difícil, mas não é impossível.

Segundo Cristian, todo o processo é feito pela internet, com envio de documentos e em várias etapas, que incluem testes padronizados até redações. Também precisa provar a proficiência na língua inglesa. O sistema é unificado para todas as universidades.

O jovem já havia tentado o ingresso em Harvard em duas outras ocasiões. O estudante não desistiu e tentou mais uma vez. Se inscreveu, fez a prova e ficou aguardando o resultado sem muitas esperanças.

Na última quarta-feira, 2, Cristian teve uma grande surpresa ao checar seus e-mails. O garoto nascido em Juruti, no oeste do Pará, cidade com pouco mais de 59 mil habitantes, conseguiu a bolsa para medicina e já iniciou os preparativos para iniciar nova jornada.

Cristian está se organizando para começar uma nova vida nos Estados Unidos. Viver em um país completamente diferente e longe da família demanda organização financeira, emissão de visto, conseguir um lugar para morar, conhecer pessoas, e, principalmente, domínio da língua oficial que é o inglês.

 

Edição: Guilherme Silva

Fonte: Roma News (Texto e foto).

Nenhum comentário