Lenda do futebol paraense nos anos 70 vai virar livro

A vida e carreira do goleiro e ídolo Edson Cimento, premiado pela Revista Placar na década de 1970, vão rechear biografia escrita por autor de Capanema.



Edson Cimento (direita) foi um dos grandes goleiros do futebol paraense de todos os tempos. (Acervo Pessoal)

O futebol paraense tem vários atletas que deixaram um legado admirável. Um desses ídolos históricos vai virar um livro biográfico contando como ele chegou a ser um dos jogadores de destaque nacional. A obra servirá para novos torcedores conhecerem essa trajetória e os que já conhecem relembrarem e saberem de detalhes até então não revelados.

 

O biografado em questão é o ex-goleiro Edson Cimento e seu livro será escrito por um torcedor paraense da cidade de Capanema, terra natal do atleta que fez história no futebol ao conquistar o prêmio de melhor goleiro, a “Bola de Prata” do Campeonato Brasileiro, na década de 70, pela revista Placar.

A obra já está sendo preparada e irá contar detalhes da carreira do arqueiro em três grandes clubes do estado do Pará e no futebol carioca . “Muitos atletas paraenses participam desta história. O livro é uma homenagem aos goleiros e os atletas que jogaram a favor ou contra ele (Edson Cimento). A vida intensa que ele teve no futebol desde o seu inicio na Tuna até se tornar preparador de goleiros”, afirma o autor do livro, Mauro Humberto de Oliveira Brandão Soares.

A biografia vem para homenagear um cidadão de sucesso estadual e nacional, com destaque para a cidade de Capanema, no Nordeste paraense. “A ideia veio de conversas entre mim e meu irmão, Mário Brandão. Como gosto de biografia, resolvi escolher alguém de Capanema que tivesse destaque a nível estadual e nacional, como foi o caso de Edson Cimento”, pontua.

O livro tem a participação de craques paraenses que atuaram ao lado de Edson Cimento, desde a Tuna e passando por Remo e Paysandu. “Na Tuna, teve o Mesquita e no Remo, Aderson, Mego, Julio César e até o Alcino, num duelo entre eles nos anos 70”, afirma.

A obra deverá ser lançada ao público ainda no primeiro semestre deste ano. O goleiro Carlos Edson Paiva Damasceno nasceu em 8 de outubro de 1954) e ficou conhecido como Edson Cimento. Ele se destacou na posição embora possuísse 1,75 metros de altura, pouco para a posição, o que não lhe impediu de ser um dos grandes destaque na época em que estava na ativa. O apelido do velho arqueiro provém de uma fábrica de cimento implantada em sua cidade natal e seria referência também à sua gana contra os adversários.

 

Edição: Paulo Vasconcellos (Signatário deste Blog) e Guilherme Silva

Fonte: Dol.com.br (Texto e Foto)

Texto: Diego Beckman



 

2 comentários:

  1. Um presente para os amantes das letras e do futebol.... estamos no aguardo de mais uma contribuição cultural para capanema. Parabéns ao Edson Cimento e ao Brandão por destacar e reconhecer a importância dessa grande pessoa e profissional para Capanema e para o futebol brasileiro. Meus aplausos.

    ResponderExcluir