Crônica da Atualidade - Por Paulo Vasconcellos

 A continuidade de um desfile pelas passarelas da Literatura



No ano de 2018, publiquei o meu terceiro livro com poesias que me deram premiações no Brasil e no Mundo: “Palavras do Poeta”. Naquela ocasião, fui acolhido pela Editora Recanto das Letras, empresa que tem o comando de Rita de Cássia Oliveira-Sorocaba/SP. Foram linhas contendo versos que se transformaram em poemas, todos tirados da minha imaginação poética.

Considero minha carreira literária, verdadeiramente uma caminhada no tocante produzir e publicar. Passados três anos, eis que no fim do ano passado (2021), consegui publicar o meu quarto rebento literário, desta vez, com a marca Pragmatha Editora, empresa administrada pela jornalista Sandra Veroneze (São Paulo/SP).

 

Entre tantas considerações, sei que abraçar a poesia é uma das ações dos literatos e isso, me assegura confiança no que faço e me encarrego de espalhar por aí. A arte de escrever é dom de cada escritor que tira parte de seu tempo para substanciar o que lhe vem no pensamento e com isso, até aliviar tensões, pois a leitura constitui-se em exercício da mente, provocando ao leitor, condições de assimilação profunda naquilo que ele lê.

Fortalecido pelos pontos do laço e as pontas do compasso, creio, ser a minha produção poética: “O laço e o compasso”, uma fonte de agradável leitura, modéstia à parte. Confesso que sou até suspeito ao levantar essas condições de agradabilidade, mas, confesso também, que conheço o meu público leitor, fator que contribui para o “casamento” entre as partes envolvidas num tripé (eu, o leitor e a poesia).

Usei esses parâmetros para sintetizar o que representam as minhas produções literárias, agora, pondo o laço na minha lapela e o compasso na minha mão direita, para circular linhas que se enquadrem fielmente, juntando o útil ao agradável, pois é dessa forma que se correspondem os entes motivados pelos ângulos que perfazem o circuito da poesia e do poeta. (PV)


 Edição: Guilherme Silva

Texto: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, paraense de Capanema, autor dos livros: “Poetando”, “Inspirações Versatilizadas”, “Palavras do Poeta” e “O laço e o compasso”.

 

2 comentários:

  1. Querido poeta, foi uma grande alegria produzir seu livro "Palavras do Poeta", além de conhecer e reconhecer seu trabalho literário, foi uma convivência muito agradável, boas conversas e diversão.
    Sempre admirei seu empenho, suas atividades no rádio, no blog, nos encontros literários e na criação e divulgação da poesia.
    Desejo muito sucesso com seu novo livro, tenho certeza que será muito apreciado pelos leitores.

    Cassia Oliveira - Editora Recanto das Letras

    ResponderExcluir
  2. Nosso poeta, nosso patrimônio e nosso maior orgulho, parabéns você é merecedor de toda honra e glória..

    ResponderExcluir