Carimbó ganha homenagem especial

Carimbó, Patrimônio Nacional Cultural e Imaterial do Brasil, invade a programação do Nazaré em Todo Canto
Para celebrar o Círio de Nazaré, a maior festa dos paraenses, a programação “Nazaré em todo canto” deste ano vai contar com shows, exposições, instalação e apresentação de dança, de hoje até o próximo dia 10 de outubro, em quatro espaços distintos: Estação das Docas, Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre e Parque da Residência. Um dos eventos é apresentação de grupos de dança de carimbó, na Estação das Docas, que vai homenagear o ritmo que virou Patrimônio Nacional Cultural e Imaterial do Brasil.
Ao ritmo e som do pau e corda, com bastante dança e coreografia, grupos do reconhecido estilo musical paraense vão se apresentar na Orla da Estação, sempre a partir das 18 horas. A entrada é franca. A programação abre hoje, com o Frutos do Pará. Há 22 anos em atividade, o grupo promete uma apresentação diferenciada, com referências à padroeira dos paraenses. “Vamos homenagear Nossa Senhora de Nazaré levando promesseiros, a berlinda, a corda, em uma performance que mistura carimbó com o hino Voz Sois o Lírio Mimoso. Além disso, vamos entregar fitas de promessas aos presentes”, antecipa a coordenadora e coreógrafa do grupo Nazaré Azevedo.
Amanhã, vai ser a vez do Grupo Folclórico Trilhas da Amazônia, que musicaliza lendas amazônicas. “Vamos apresentar um espetáculo que faz uma viagem mística ao mundo amazônico, em um encontro com a Iara, com o Boto, com a Vitória-Régia, com elementos do cotidiano do caboclo amazônico”, antecipa Fábio Ferreira, presidente do Grupo Trilhas da Amazônia.

ORM