Corais paraenses se apresentam na Igreja de Santo Alexandre

Os corais paraenses Schola Cantorum, da Catedral de Belém, Coro Carlos Gomes e Vozes da Amazônia se reúnem na Igreja de Santo Alexandre para levar ao público um repertório todo especial com músicas que façam alusão ao Círio de Nazaré. Em “Vozes em Harmonia com Maria”, promovido pelo Projeto Círio de Todos os Timbres da Universidade do Estado do Pará (Uepa), os três se apresentam de forma individual e no final cantam juntos “Canto Final da Missa Amazônica à Virgem de Nazaré”. O show será realizado na próxima quarta-feira (15), a partir das 19 horas, na igreja localizada no bairro da Cidade Velha.
O Coral Schola Cantorum, da Catedral de Belém, é centenário no âmbito musical no que se refere à liturgia da Igreja Católica. Voltado para o culto divino e funções religiosas, o grupo - que é regido por Eduardo Nascimento - leva ao público um repertório voltado para a música sacra. Para o espetáculo da próxima quarta, serão apresentadas, entre outras, as melodias I Martiri Alle Arene, de Laurent Rillè; Magnificat de Jacque-Louis Battmann; La Sperezanza de G. Rossinn; Salve Rainha de Silvério Maia; Ave Maria de Jacques Arcadelt.
Composto por professores, alunos e ex-alunos do Conservatório Carlos Gomes, o Coral que leva o nome da instituição foi fundado há quatorze anos com a proposta de incentivar a disseminação da cultura musical a partir de apresentações no âmbito da rede pública de ensino e projetos pedagógicos. Amílcar Pimenta Gomes é o responsável por regir o coral, que prepara para “Vozes em Harmonia com Maria” um repertório composto pelas musicas Ave Maira, de Jacob Arcadelt; Ave Maris Stella de Edward Grieg e Stabat Mater de Josquin Desprez.
O mais jovem dos três, o coral Vozes da Amazônia foi formado no ano de 2002.  O grupo é composto por trinta integrantes e entre eles jovens e adultos, servidores aposentados e atuantes do Banco da Amazônia e regido pelo maestro Eduardo Mario da Silva Nascimento. Para o concerto desta quarta eles preparam uma grande mistura de gênero. A proposta é trazer ao público que marcar presença na Igreja de Santo Alexandre um repertório que englobe as canções Laudate Dominum, de W. A. Mozart; Ave Marina de Bonaventura Somma; Shoutto the Hosanna de Mark Patterson; Ave Maria de Gabriel Faure; Halleluja, Amen de Geog Friedrich Handel (1685/1759) e também o Zouk da Nazaré de Almirzinho Gabriel. O Projeto Círio de Todos os Timbres é uma realização do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Uepa e encerra as apresentações no dia 22 de outubro.
Serviço- Encontro de Corais - Vozes em Harmonia com Maria com Schola Cantorum da Catedral de Belém, Coro Carlos Gomes e Vozes da Amazônia, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre; Praça Frei Caetano Brandão, s/n, na Cidade Velha.