Zuenir Ventura é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,zuenir-ventura-e-eleito-para-a-academia-brasileira-de-letras,1585586O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,zuenir-ventura-e-eleito-para-a-academia-brasileira-de-letras,1585586O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,zuenir-ventura-e-eleito-para-a-academia-brasileira-de-letras,1585586
Responsabilidade de substituir o conceituado Ariano, mas tenho certeza que Zuenir fará de sua cadeira na academia, um dos marcos da literatura moderna que ele defende. (PV) 

O escritor e jornalista Zuenir Ventura, 83 anos, foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta-feira (30). O autor é o novo ocupante da Cadeira 32, que ficou vaga após a morte de Ariano Suassuna, em julho.
Ventura recebeu 35 dos votos e foi eleito em primeiro escrutínio. Seus concorrentes eram Thiago de Mello e Olga Savary, que receberam um voto cada. 
O jornalista e escritor Zuenir Ventura. Foto: Divulgação
Dezoito acadêmicos estavam presentes à votação, enquanto 19 enviaram o voto por carta. Antes de Suassuna, também ocuparam a Cadeira 32 Carlos de Laet (que escolheu o patrono Araújo Porto-Alegre), Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy Camargo e Genolino Amado.
Trajetória
Nascido em Além Paraíba, Minas Gerais, Zuenir Carlos Ventura é bacharel e licenciado em Letras Neolatinas. Ingressou no jornalismo como arquivista, em 1956, e nos anos 1960 exerceu cargos em veículos como "Correio da Manhã", "Fatos & Fotos", "O Cruzeiro" e "Visão". Nas décadas seguintes, passaria por "Veja", "IstoÉ" e "Jornal do Brasil", entre outros. Atualmente, é colunista do jornal "O Globo".
Em 1969, produziu uma série de reportagens para a Editora Abril que depois virou livro: “Os anos 60 – a década que mudou tudo”. No fim da década de 1980, publicou "1968 - O Ano que Não Terminou", que vendeu mais de 400 mil exemplares.
Outros de seus trabalhos incluem "Cidade Partida", "O Rio de J. Carlos", "Inveja - Mal Secreto", "Chico Mendes – Crime e Castigo", entre outros. O mais recente é "Sagrada Família", de 2012.
Em 2008, foi considerado pela ONU uum dos cinco jornalistas que “mais contribuíram para a defesa dos direitos humanos no país nos últimos 30 anos”. Em 2010, foi eleito “O jornalista do ano” pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros.
É casado há 51 anos com Mary Ventura, e pai de Elisa e Mauro.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/