“Nazaré em todo canto” - Exposições celebram o Círio

O artista plástico Emanuel Franco apresenta nas exposições “A arte que vem do céu” e “A devoção que vem dos rios” parte do que é produzido por artesãos para o Círio de Nazaré. O ritmo que se tornou Patrimônio Nacional Cultural e Imaterial do Brasil também estará em evidência na instalação “Carimbó. É do Pará”. As mostras integram a programação cultural “Nazaré em Todo Canto”. A abertura das exposições será hoje, às 19h, no Boulevard das Feiras e Exposições. Já a instalação “Carimbó. É do Pará”, abre às 18h, no Armazém 2, com visitação até 10 de outubro, na Estação das Docas.
“A arte que vem do céu” mostra girândolas, carregadas de objetos produzidos a partir da fibra do miriti. “Vamos expor 60 brinquedos, entre eles, barquinhos, cobras, roda gigante, passarinhos, entre outros, cada um em uma girândola, produzidos pelos artesãos do município de Abaetetuba. Dessa forma, pretendemos, principalmente, valorizar o trabalho desses artesãos”, explica o curador da exposição, Emanuel Franco.
Já a exposição “A devoção que vem dos rios” é resultado de um workshop feito com 12 artesãos de Abaetetuba, principal produtor de peças feitas a partir do miriti. A mostra traz um total de 22 objetos. As peças, que serviram de base para as interferências artísticas, foram coletadas de componentes de embarcações regionais em estaleiros navais, situados em áreas ribeirinhas de Belém e cidades vizinhas. Nelas, cada um expressou sua visão do Círio por meio das pinturas produzidas. Com a exposição, o público conhecerá um pouco mais da cultura e da fé que envolve esta festa religiosa a partir da percepção das comunidades interioranas do Pará.