Reeleição: Brasil e Pará renovam seus governantes



Salve-Salve amigos leitores!

Com proporções percentuais bem parecidas, Dilma Rousself e Simão Jatene foram reeleitos para a presidência da República e Governo do Pará, no pleito do segundo turno realizado dia 26. Agora os governos vão alinhar novas equipes para continuarem projetos que estão em andamento. Tanto Dilma como Jatene, merecem o apoio da população que resolveu mante-los nos cargos. 



Belém/Bragança
Está sendo bastante proveitosa a expedição formada pelo Jornal de Capanema e pela Academia de Letras, que juntaram suas equipes para a coleta de dados referente a extinta Estrada de Ferro de Bragança, hoje denominada de rota turística. 

Campanha Eleitoral
A corrida pelos votos entre os candidatos domiciliados em Capanema foi bem movimentada, sendo que dos 8 que concorreram, apenas 2 conseguiram se eleger, nos casos: Eduardo Costa (PTB) e Jaques Neves (PSC). O Deputado Eduardo vai para seu 4º mandato na ALEPA, sendo queque Jaques será um dos calouros.

Eficientes
A Escola Municipal Jorge Travassos realizou programação pedagógica com os alunos portadores de necessidades especiais durante uma semana. Eu e meu irmão Stélio fomos convidados a dar nosso testemunho de como superar as deficiências com ações que contribuem para a inclusão social. Foram momentos de serenidade e muitas emoções. Fiquei tão entusiasmado, que até assinei alguns autógrafos que foram solicitados pelos alunos. Que Deus abençoe a todos os que atuam na Escola Jorge Travassos

Nas ruas
Inconformados com os estados de conservação das escolas João Santos e Maria Amélia, estudantes foram às ruas em manifestações, pedindo reformas urgentes. Na sede do Ministério Público, representantes da EMAV apresentaram dossiê elencando o que precisa ser feito na referida escola que oferece riscos aos alunos e profissionais que lá trabalham.

Mestres do saber
O dia 15 de outubro, dedicado aos professores, marca bandeira de luta desses profissionais da educação que tanto contribuem para a formação de cidadãos, mas um dos agravantes é a falta de melhor remuneração que eles realmente merecem e sempre tem seus salários achatados.

Intermunicipal
Já foi um dos campeonatos mais concorridos do Pará, formado por magnificas Seleções, entre elas a de Capanema que conquistou 4 títulos. Atualmente o Estado tem 144 municípios e apenas 17 deles estão  disputando o certame coordenado pela Federação Paraense de Futebol. Como é bom lembrarmos os tempos de outrora.

Força na Região
A deputada estadual Simone Morgado(PMDB), conseguiu se eleger para Câmara Federal e dá passo importante em sua carreira política, reforçando a bancada Paraense no Congresso.

Segurança Pública
Terá representatividade em alta escala na Câmara Federal com a eleição do Delegado Eder Mauro, o mais votado do Pará. Foi uma grata surpresa, mas é a prova de que o clamor por melhor segurança é cantado em verso e prosa pelos paraenses.

Márcio Miranda
O atual presidente da ALEPA conseguiu a maior votação no pleito de 5 de outubro, renovando seu mandato por mais 4 anos. Castanhalense de nascimento, Márcio adquiriu prestigio político e assim, aumenta a sua responsabilidade como campeão de votos.

Mais aprovação
O petista Carlos Bordalo, que já morou em Capanema é outro que conseguiu expressiva votação e vai continuar sua caminhada como Deputado Estadual por mais um mandato.

Prata da Casa
O ex-vereador Valry Morais concorreu a Câmara Federal, mas não conseguiu votos suficientes para se eleger. Obteve quase 16 mil votos que o credenciam para outras campanhas.

Emergente
O radialista Rui da Princesa que somou quase 19 mil votos  concorrendo à ALEPA  pela primeira vez, insere seu nome no mapa dos políticos que surpreenderam e assim, passa a figurar como nova liderança política.

Claudionor Moreira
Mais uma vez concorreu ao cargo de Deputado Estadual, somando quase 20 mil votos que o credenciam a receber tratamento especial do PMDB, partido que ele ingressou recentemente. Outro fator importante para Claudionor é a condição de atingir maturidade política para novas investidas.

Novos Nomes
Para completar o time de candidatos com domicilio em Capanema, concorreram também: Bispo Milani (Câmara Federal), Rogério Silva e Tarcísio Milani (Assembleia Legislativa), sendo que suas votações não atingiram os objetivos que eles planejaram, mas de todas as formas, colocaram seus nomes à disposição dos eleitores.

Expansão Cultural
No dia 25 deste mês, o livro “Poetando” completa um ano de lançado e atinge expansão de distribuição em vários Estados do Brasil, estando presente em mais de 20 cidades. Outra marca que merece destaque é a circulação no exterior: França, Japão, Itália, Estados Unidos, Argentina, Portugal e Espanha.

Candidaturas
No dia 15 de novembro será realizado eleição para a escolha da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Capanema e os bastidores apontam nomes de candidatos. Em contato com o colunista, o vereador Rubão confirmou sua candidatura e disse estar costurando entre seus pares, os votos que precisa para se eleger.

Incentivos para a Educação
Recentemente a equipe do projeto Liberal na Escola esteve em Capanema realizando tarefas na Escola Municipal Eliane Leal, sendo que a coordenação do projeto foi da capanemense Bethânia Nascimento que trabalha nas ORM.

História contada
A política em Capanema tem revelado nomes que passam a figurar nas páginas da história e Jaime Nascimento é uma das personalidades que merecem destaque. Em sua carreira, Jaime tem participações no Executivo e no Legislativo por ter exercido as funções de vereado, prefeito de Capanema e Deputado Estadual, juntando-se a outros nomes.

Casa pintada

No programa “No embalo do Povo”, apresentado na Educativa FM, pelo radialista Jorgelino Soeiro, mensalmente é sorteada uma carta enviada por pessoa pertencente a família de baixa renda para ser contemplada coma pintura total do Imóvel. De acordo com o radialista, foram firmadas parcerias com empresas que patrocinam o programa e o resultado têm sido satisfatório tanto para quem coordena a promoção como para os sorteados que usufruem do serviço. 

Parafraseando:  “É tempo de sonhar para que nada passe em branco e o envelhecimento das pessoas não seja de forma precoce”.

Fragmento Poético: Romeiros caminham a pé/a Santa Padroeira é festejada/Mar de gente na caminhada/é o círio de Nazaré”. Palavras do Poeta.
Ler pra Crer: "O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações."(Sl 97).

Saudação: Dedico a professora Jossiane Mendonça, diretora da Escola Municipal Jorge Travassos, profissional que ampara as causas sociais.

“Um dia, quem sabe, o povo brasileiro possa ser mais valorizado e patenteado por programas sociais mais plausíveis”. (PV)

Paz e Luz!
Assim Seja!