Catedral lança disco e livro em Belém



A banda Catedral lança hoje, em Belém, o álbum “Maior Idade Musical”, primeiro álbum da banda com músicas inéditas em cinco anos (depois do CD duplo e DVD “20 Anos de Estrada”, que fazia um apanhado da carreira do grupo, e de “Pedra Angular”, álbum que mesclava releitura de grandes sucessos com músicas novas). “Maior Idade Musical” é um livro-CD. O livro de luxo, de quase 100 páginas e capa dura, traz imagens posadas da Banda, feitas no estúdio do fotógrafo Dario Zalis, e instantâneos registrados durante a gravação do disco. Há também as letras, cifras e partituras de todas as 14 músicas que compõem o novo trabalho.
A obra também conta com textos escritos pelos três integrantes da banda - Kim (voz e guitarra base), Julio (baixo) e Guilherme (bateria). Completam o trabalho textos dos fãs enviados por e-mail e frases selecionadas de posts feitos via Twitter e Facebook. A ideia do livro-CD, apelidado de “Álbum Azul”, foi lançada na internet. “Maioridade Musical” é o primeiro trabalho independente da banda, desvinculado de gravadoras.
Segundo Kim, o livro-CD é uma resposta aos tempos de pirataria física e virtual, uma proposta de revalorização do trabalho do artista, por meio de um projeto visual e sonoro. “A obra e os direitos dos autores sobre seu trabalho fonográfico foram por água abaixo nesse país. Hoje, lançamos um CD e no mesmo dia ele já está disponível para download pirata na internet”, comenta Kim. “Isso também vai acontecer com ‘Maioridade Musical’, sem dúvida. Mas o livro e o CD formam um produto para quem realmente dá valor ao trabalho do artista”.