Exposição celebra 30 anos do Pavulagem

O grupo Pavulagem é referencial da cultura paraense e tem uma nata de artistas liderados por Ronaldo Silva. Nas apresentações em Capanema, o público sempre prestigiou. (PV)




Os 30 anos do grupo Arraial do Pavulagem vão ser retratados na exposição “Pavulagem pelas ruas de Belém”. A exposição reúne imagens dos principais momentos dos festejos organizados pelo Arraial durante o ano: Cordão do Peixe-Boi, Arrastão do Boi Pavulagem e Arrastão do Círio. As Manifestações culturais também vão estar representadas em estandartes, fotografias, textos, adereços e demais elementos de formas animadas como o boi, o peixe-boi, os cavalinhos, os cabeções e outros ícones originários da brincadeira. Registros de uma história que contagia a cidade com a energia dos brincantes.
“Pavulagem pelas ruas de Belém” evoca o amor, a simplicidade do povo ribeirinho, o cotidiano do homem da Amazônia e a paisagem do coração da floresta. Por meio da palavra narrada e da história cantada, entre bailados, sons e festejos, o Arraial do Pavulagem escolheu a música, combinada a outras manifestações artísticas, para revigorar o legado dos saberes tradicionais da região amazônica. E o palco escolhido foi Belém, o cenário dos cortejos realizados ao longo do ano por um dos mais importantes grupos culturais do Pará.
A exposição “Pavulagem pelas Ruas de Belém” é uma realização do Shopping Castanheira e o Instituto Arraial do Pavulagem, que também é responsável pela Curadoria. As imagens da exposição foram produzidas pelos fotógrafos Thiago Araújo, Dah Passos, Eduardo Kalif e Salin Warssis. A montagem foi realizada pelo projeto Camapu.


O Liberal.