A CBJE faz 28 anos!



São histórias dessa grandeza que nos enchem de orgulho e como faço parte de seleções literárias editadas pela CBJE, sinto-me como se fosse uma celebridade, como bem diz o editorial postado no site da entidade, reproduzido a seguir. Dou aqui minha palavra de incentivo para meus nobre colegas poetas/escritores, para também se credenciarem e terem suas produções publicadas.


A CBJE faz 28 anos!
Tudo começou em 29 de dezembro de 1986, quando um pequeno grupo de idealistas inconformados com a história que estava destinada aos nossos jovens resolveu competir com os donos da mídia e provar que não somos um país subalterno, de gente sem talento, mas que ao contrário, éramos somente um país de gente desestimulada, cada vez mais algemada pelos interesses dos “donos do poder”. E a ideia mais indicada para reverter esse quadro seria pôr nossa gente para escrever. E foi fundada a Câmara Brasileira de Jovens Escritores, que anos mais tarde mereceu do grande e saudoso jornalista Antonio Carlos Barbosa o epíteto “O mais completo diversificado painel de novos talentos da Literatura Brasileira”. 
Hoje, 28 anos depois, nos orgulhamos de:
- Termos publicado em livro obras de mais de 15 mil novos autores brasileiros – poetas, cronistas, contistas e cordelistas – gente que antes nem sonhava em ver sua obra publicada num livro “de verdade”;
- Termos publicado mais de 1.000 antologias e cerca de 600 livros solo de novos autores, através do nosso programa editorial para pequenas tiragens;
- Termos recusado, sistematicamente, toda e qualquer proposta de apoio publicitário, condição esta que subordinaria nossos princípios aos interesses de grupos políticos e econômicos que sempre contrastavam com nossos ideais;
- Termos merecido citações em diversas publicações acadêmicas no Brasil e no exterior, distinções de várias instituições literárias consagradas e matérias especiais veiculadas por órgãos de relevante importância no país como, por exemplo, entrevista radiofonizada e que foi ar no programa A Voz do Brasil.
- Temos conhecido GENTE maravilhosa, que compartilha dos nossos ideais e que divide conosco a esperança de ver nosso País libertado da escravidão cultural imposta de forma cruel, e que é, sem dúvida alguma, a grande mazela da nossa sociedade.
...
Hoje, ao completarmos 28 anos, continuamos intolerantes à mídia comprometida com interesses escusos, que insiste em nomear como “celebridades” pessoas envolvidas com o que há de mais fútil, banal e antiético. Celebridade, para a CBJE, é gente cuja história de vida engrandece a nacionalidade e a humanidade. Por isso, repudiamos tais tentativas de reduzir a imagem do nosso povo a um bando de mentecaptos, imagem esta que favorece exclusivamente os inescrupulosos interessados em manter nosso povo na eterna indigência cultural. Aqui, celebridades são nossos autores, gente que constrói um Brasil melhor.
Nós vamos continuar nosso trabalho, errando e acertando, porém, jamais errando por má-fé e sempre acertando por amor ao nosso País. Temos certeza absoluta de que o futuro irá agradecer, principalmente, a todos vocês, novos autores brasileiros!