Prefeitura faz esclarecimento sobre questionamento referente a falta de UTI Móvel no Samu

 Prefeitura  Municipal de Capanema



Nota de Esclarecimento

O jovem Denis Silva Costa, de 29 anos, deu entrada na UPA 24h de Capanema as 18h38 da última terça feira (6). Segundo o Dr. Andes Ken Nagahama, médico que realizou o atendimento, o paciente chegou ao local consciente, orientado e com os sinais vitais estáveis, recebeu o atendimento necessário não havendo a necessidade de ser entubado. As 20h00, o paciente deixou a Unidade sendo encaminhado para o Hospital Porto Dias, em Belém.
Com relação à ambulância, o Samu em Capanema é regulado pelo Estado e o município de Capanema não dispõe de uma UTI móvel.
A UPA – 24h é uma unidade de urgência e emergência.  Quando o paciente chega a unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. No caso do jovem Denis, foi feito e encaminhamento para a capital do Estado.
A Upa 24h de Capanema dentro de suas competências, fez todo o procedimento necessário e lamenta a morte do jovem Denis Silva Costa se solidarizando com todos os familiares e amigos.