Walda Marques homenageia Belém

A fotógrafa paraense Walda Marques presta sua homenagem aos 399 anos de Belém a partir de amanhã, com a abertura da exposição “A cidade em silêncio”, marcada para as 17 horas, no Armazém 2 da Estação das Docas. A série reúne 28 imagens recentes da artista, que buscou retratar uma Belém silenciosa, a partir do registros de momentos em que a cidade é a personagem principal. A exposição, que tem curadoria de Emanuel Franco, ficará em cartaz até o dia 12 de fevereiro, com visitação gratuita no horário das 10 às 22 horas.
Depois da hora do rush, livre de buzinas, freadas, gritos e demais sons, Belém é uma outra cidade. Uma cidade em silêncio. E é esta cidade que a fotógrafa Walda Marques queria morar - e foi também a que ela retratou para a inédita exposição “A cidade em silêncio”. “Saí pela cidade e registrei a Belém que eu vejo. Utilizei interferências tecnológicas sem deixar o romantismo de lado. Esta é a Belém que eu gostaria de viver”, diz a fotógrafa nascida na capital paraense em 1962. 
Sua nova série traz imagens de uma Belém emblemática, reconhecível a partir de ângulos tradicionais como os do Bar do Parque, dos azulejos nas fachadas das casas de arquitetura colonial - mas também imagens da Belém periférica, quase desconhecida, mas extremamente necessária para que a mterópole continue crescendo. Belém, naturalmente, inspira a fotógrafa, que construiu sua carreira na cidade.