Flip homenageia Mário de Andrade

Mário de Andrade será homenageado da edição de 2015 da Festa Literária de Paraty (Flip), anunciou a organização do evento. Nos 70 anos de morte do autor paulista, ele será tema de uma conferência de abertura, mesas na programação principal e na FlipMais, além de uma exposição. A 13ª edição da Flip acontece entre os dias 1º e 5 de julho. As informações são do site G1.
Serão lançados novos volumes de obras do autor modernista pela editora Nova Fronteira, inclusive o livro inédito “Café”. A obra foi convertida como um romance e transformada numa ópera coral. “Mário é um autor para o Brasil do século 21, com vida e obra a serem redescobertas, rediscutidas, postas em debate”, diz o curador do evento, Paulo Werneck.
A 13ª edição da festa vai manter a gratuidade no show de abertura e nos telões externos. A Flip anuncia ainda a realização, em parceria com o British Council, de um intercâmbio de residências literárias para tradutores do Brasil e do Reino Unido em início de carreira, com até cinco traduções publicadas. O tradutor brasileiro selecionado passará três semanas na Inglaterra, em Norwich. Além disso, poderá participar de debates e fazer contatos profissionais na London Book Fair, em abril. Por sua vez, o tradutor britânico passará três semanas no Brasil, em Paraty, entre junho e julho.
CURADORIA
No início de outubro do ano passado, a Flip já havia comunicado que o jornalista e editor Paulo Werneck, 36, continuaria como curador. Ele já exerceu a função neste ano, que ficou marcada pela forte presença de humoristas e de convidados que não escritores. Sintomaticamente, o evento se encerrou com um manifesto do líder ianonâmi Davi Kopenawa.
Sobre os planos para a próxima Festa Literária de Paraty, Werneck afirmou, por meio de nota que “em 2014, a Flip se  abriu, ao mesmo tempo, para a cidade e para o público que estava fora de Paraty”. E antecipou: “Esse é um movimento sem volta. Em 2015, vamos conservar esse espírito livre e afetuoso que é a marca dos grandes momentos de todas as Flips”.