Projeto leva workshops e arte a distrito e bairros de Belém


Grupo In Bust é atração do projeto. (Foto: Divulgação)Grupo In Bust é atração do projeto. (Foto: Divulgação)













O projeto “Tem Pirão no Bairro” promove, a parir desta terça-feira (6), até o dia 11 de janeiro, workshops, contações de histórias apresentações cênicas em Outeiro, distrito de Belém, e nos birros do Pratinha e Guamá, na capital.

O Pirão Coletivo surgiu em 2013, reunindo atores, artistas circenses, bailarinos, músicos, produtores e profissionais do audiovisual, que integram seis grupos artísticos da cidade: Companhia de Teatro Madalenas, Companhia de Investigação Cênica, Dirigível Coletivo de Teatro, Produtores Criativos, Grupo Projeto Vertigem e In Bust Teatro com Bonecos.
Outeiro
A programação inicia por Outeiro, no Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Rua Tito Franco, 183), que receberá, nesta terça (6), o workshop de circo, com Marina Trindade, integrante do Projeto Vertigem, as contações de histórias: “Menino do Rio Doce”, com Leonel Ferreira, “Quem matou Honorato, o Rato?”, “Gelim” e  ainda “O lobo e a coruja”, com Vandiléia Foro, além do espetáculo “La Fábula”, da Cia Madalenas
Na quarta-feira (7), em Outeiro, tem mais um workshop, desta vez na área da dança.  Intitulado “Corpo Criativo”, terá como ministrante o bailarino Danilo Bracchi (Cia. Cênica). A programação deste dia conta ainda com o divertido e educativo espetáculo “Curupira”, do In Bust Teatro com Bonecos, seguido de “Sucata & Diamante”, do Coletivo Dirigível de Teatro.
Pratinha
No bairro da Pratinha, em Belém, o workshop será realizado na sede do Projeto Brincando, Criando e Aprendendo (Rodovia Arthur Bernardes, Passagem Johny Engelard, Alameda 2, n. 80, Pratinha2) e os espetáculo, no Campo do Rubilota (passagem Johny Engelard, 821, Pratinha 2), nos dias 8 e 9 de janeiro.
Na quinta-feira (8), a programação tem workshop de circo, com Marina Trindade (Projeto Vertigem) e dois espetáculos: “Sucata & Diamante”, do Coletivo Dirigível de Teatro e “La Fábula”, com Cia Madalenas.
Já na sexta (9), a Pratinha recebe o workshop Corpo Criativo, com Danilo Bracchi (Cia. Cênica) e as contação das histórias:  “Quem matou Honorato, o Rato?”, “Gelim” e ainda “O lobo e a coruja”, com a atriz Vandiléia Foro. E ainda tem “O Círculo do Destino”, outra contação, desta vez com Armando de Mendonça e Ana Marceliano, e a apresentação do espetáculo “Curupira”, do In Bust Teatro com Bonecos.
Guamá
Já no Guamá, o terceiro bairro a ser visitado pela mistura do Pirão Coletivo, a programação será realizada com workshop no Centro Educacional Moaraná (Travessa Vinte e Cinco de junho, 329) e apresentações na Praça Benedito Monteiro (Av. Barão de Igarapé Mirim). No dia 10 de janeiro, Marina Trindade (Projeto Vertigem) leva seu workshop de circo, para criancas, jovens e adultos do bairro.
Tem também a Contação das histórias:  “Clarinha na Ilha”, com Vandiléia Foro, e “A Lua Solitária”, com Paulo Ricardo Nascimento, além do espetáculo espetáculo “Sucata & Diamante”, do Coletivo Dirigível de Teatro.
No dia 11, também no Guamá, tem workshop Corpo Criativo, com Danilo Bracchi (Cia. Cênica) e a contação das histórias: “Reconto de histórias”, com Nanan Falcão e “O Pato que Partiu”, com Maycon Douglas e Luciano Lira. O espetáculo “La Fábula”, com Cia Madalenas, encerra a incrusão do Pirão Coletivo no início de 2015.
Inscrições
As inscrições para os workshops devem ser feitas nos locais de realização: Ponto de Cultura Colibri/Outeiro (91 9886.16467), Projeto Brincando, Criando e Aprendendo/Pratinha (91 98186.4966) e Espaço Cultural Nossa Biblioteca/Guamá (98151 9178).