MÚSICA - Carimbó de raiz agita Pôr do Som

Raiz de Cafezal carrega influências de mestres do carimbó
O ritmo do carimbó vai dar hoje o tom da programação do Pôr do Som, na Estação das Docas, com o show “Pescador valente”, do grupo Raiz de Cafezal. A apresentação explora a sonoridade peculiar dos curimbós e demais instrumentos usados pelos mestres carimbozeiros do Pará e começa às 18 horas, na orla do Armazém 3, com entrada gratuita.
O grupo Raiz de Cafezal nasceu na região do Salgado e carrega as influências musicais transmitidas pelos mestres carimbozeiros Cazuza e Santo Preto, da Vila de Cafezal, no município de Magalhães Barata. “Os instrumentos percussivos utilizados nas apresentações são produzidos de modo artesanal pelos próprios mestres, tradição que garante a manutenção da sonoridade original do ritmo e é passada de pai para filho”, comenta o coordenador do grupo, Cláudio Albuquerque.
A música do Raiz de Cafezal tem como características principais a riqueza e simplicidade dos versos, que ganham o compasso das percussões. O show desta sexta-feira contará com a participação do Mestre Dinhão (sax), de Vila Maú, e do Mestre Ladainha (maracas). “Vamos mostrar ao público o carimbó feito pelos antigos mestres carimbozeiros da nossa localidade, aliado à performance contagiante dos dançarinos”, adianta Cláudio.