Crônica da Atualidade - Por Paulo Vasconcellos

Metas e desafios para o ano que começa

Conta-se o tempo, somam-se os dias e multiplicam-se as horas, para colocarmos tudo no prumo, quando se trata de perspectivas para um ano que começa. Revitalizar, avaliar, modernizar, ajustar, planejar e até calcular, são itens que precisam ser juntados a tudo o que tem de ser construído, não somente com obras físicas como também a conservação patrimonial de uma coletividade.
A municipalidade, por sua vez, tem a incumbência de também aprumar tudo o que for cabível, assegurando convivência coletiva, pois só assim, quando estivermos na transição do ano, aos 366 dias de 2016, adicionaremos o que foi construído na ordem progressista.
A
inda estamos festejando a chegado do Ano Novo e depois do carnaval, começa a campanha política quando os pretensos candidatos a cargos eletivos apresentam seus nomes para o pleito do dia 02 de outubro. Enquanto isso, continuam os comentários do ano que passou, uns festejando o que conquistaram e outros lamentando por não terem subido alguns degraus, entretanto, sonhar faz parte do contexto. Mesmo com dificuldades, poderemos concluir com convicção que o capanemense é otimista aos extremos e não se abala quando ouve falar de crise.
Para que o ano de 2016 seja dotado de otimismo, nada melhor do que agregar valores para o subsídio de sustentação composto de equilíbrio e perseverança. Que o desfecho positivo seja constante nos 12 meses do ano e quando chegar 2017, estejamos todos novamente somando, multiplicando e nunca dividindo o que nos propusemos a incrementar. Feliz 2016 e que Deus Seja Louvado!

** A arte do desenhista Alex Reis que ilustra esse texto que representa que a união e o diálogo entre as pessoas é alternativa correta para a colheita de bons frutos. O artista Alex é capanemense e tem diversos trabalhos publicados.

Poeta Samuel Alencar recebe graduação da Academia Lima Barreto

O poeta capanemense Samuel Alencar da Silva é o mais novo integrante da Literária Academia Lima Barreto, com sede no Rio de Janeiro-RJ, graduado como titular da Cadeira nº80, devidamente aprovado pelo colegiado. O poeta é o sétimo integrante da LALB na qualidade de representante da Região Norte do Brasil, juntando-se a Paulo Vasconcellos e Lourdes Oliveira, representando a literatura capanemense.
Tanto Samuel como Paulo e Lourdes, são integrantes da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, já tendo participações em antologias com circulação nacional, editadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores-CBJE, entidade literária que funciona na cidade do Rio de Janeiro-RJ. No mês de fevereiro Samuel vai estar recebendo oficialmente seu Diploma de Graduação em reunião ordinária da ACLA, quando também receberá sua Medalha de Literato titular da LALB.


Capanemense recebe título de Cidadão de Bragança
Em Dezembro de 2015, a Câmara Municipal de Bragança, concedido ao capanemense Antônio Maria de Nazaré Moreira o título Honorífico de “Cidadão de Bragança”, através do decreto legislativo n 380/2015, autoria da vereadora Rosa Chagas.  O homenageado se fez presente na sessão solene do Legislativo Bragantino, quando recebeu sua condecoração, agradecendo a autora da proposição e também aos parlamentares que votaram favorável.
A vereadora Rosa Chagas, presidente da Câmara Municipal de Bragança, em sua justificativa, ressaltou que o motivo da outorga refere-se a vários serviços prestados quando Antônio Maria quando ele exerceu o cargo de vereador no município de Capanema, firmando parcerias com outros legisladores da Região.

Por ocasião de uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Pará em Bragança, Antônio Maria sugeriu ao deputado estadual Carlos Bordalo  ( PT ), para que fosse criado o Dia Estadual da Marujada, e assim o projeto do parlamentar transformou-se na lei nº 8.012/14 e sendo assim 26 de Dezembro está inserido no calendário como o dia Estadual da Marujada. 


Edição: Roberto Lisboa


**Editorial da Edição n° 523 do Jornal de Capanema - Período de 1 a 31 de Janeiro de 2016