Galeria Theodoro Braga oferece curso de montagem de exposições

Estão abertas até sexta-feira (26) as inscrições para o curso “Montagem de exposições” da Galeria Theodoro Braga, com a designer Marta Freitas. As vagas são limitadas. A oficina terá aulas teóricas e práticas, a partir das muitas experiências da designer, conhecida pela montagem de exposições de grandes nomes da cena paraenses, como Geraldo Teixeira e Dina Oliveira.
“Acredito que a procura será grande”, diz ela, explicando que nos cursos de graduação em artes visuais o tema simplesmente não é abordado de forma prática. “Hoje este é um trabalho integrado e muito importante entre o curador, o artista e a galeria”, ressalta. O montador, atualmente conhecido como designer de exposições, precisa ter conhecimento tanto sobre a montagem como desmontagem de uma mostra em diferentes linguagens.
“Vou abordar também o manuseio e guarda de obras de arte, a iluminação e climatização do espaço expositivo, e ao final da oficina eles terão realmente que montar uma exposição”, adianta Marta. As aulas serão no período de 29 de fevereiro a 8 de março, das 14h às 18h, no ambiente da Galeria Theodoro Braga. No próprio local também serão feitas as inscrições. Os interessados devem preencher uma ficha e apresentar identidade.
Marta Freitas já foi coordenadora, curadora, supervisora e designer de montagem em exposições em diversos espaços culturais, galerias e museus de Belém, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu do Estado do Pará (MEP) e Galeria Theodoro Braga. Aprendeu sobre a profissão com grandes nomes, como Rosângela Britto e Emanuel Franco.
Serviço: Oficina “Montagem de exposição” com a designer Marta Freitas. Inscrições até sexta-feira (26), presencialmente na galeria. Taxa: R$ 20. Alunos de escolas públicas não pagam. Vagas limitadas. Aulas de 29 de fevereiro a 8 de março, das 14h às 18h, na Galeria Theodoro Braga (Avenida Gentil Bittencourt, 650, subsolo do Centur). Informações: (91) 3202-4313.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Agência Pará Notícias