Resgatando a magia do rádio

Radionovela de Êta Mundo Bom! vai estar no Gshow e na Rádio Globo


Responsável por deixar os personagens de Êta Mundo Bom!, nova trama das 6 da Globo/TV Liberal, ligados no aparelho de rádio, a radionovela “Herança de Ódio” ganha uma série original no Gshow e um programa de dois minutos na Rádio Globo, ambos com episódios  inéditos exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras. É a primeira vez que o público tem a oportunidade de se entreter com um conteúdo em diferentes versões para TV, rádio e web.
Em “Herança de Ódio”, o público conhece no Gshow os segredos e as curiosidades dos bastidores do que é exibido na TV. Na versão online, é possível assistir ao que está por trás das histórias que são transmitidas no rádio e descobrir como eram produzidos os efeitos de som, além de ouvir os áudios dos episódios. Escrita por Otávio Martins e com supervisão de Walcyr Carrasco, a radionovela é uma adaptação da obra do autor Oduvaldo Vianna e é estrelado por Rosane Gofman e Claudio Tovar.
Para Diego Morais, diretor de Êta Mundo Bom! e da série do Gshow, o maior desafio é manter a fantasia de quem acompanhava a radionovela antigamente e instigar quem não viveu naquela época. “Estamos construindo uma história que terá todos os ingredientes de um folhetim de rádio para relembrar e também apresentar ao público que não conhece esse tipo de entretenimento”, explica ele.
O DRAMA
Patrocinada pelo sabonete Amor Paulista, produto da fábrica de Anastácia (Eliane Giardini), mãe de Candinho (Sergio Guizé), “Herança de Ódio” conta o drama de um homem que defende sua família em nome da honra. A heroína da história é Cristina, interpretada por Olímpia Castelar (Rosane Gofman). Embora seja uma mulher madura e corpulenta, Olímpia se comporta como a mocinha romântica e frágil da radionovela, gerando momentos divertidos na trama. O responsável pelos efeitos sonoros é Evandro (Cláudio Tovar), que mora na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre). Ele é um homem discreto e de poucas palavras, mas que desperta em Candinho (Sergio Guizé) o interesse pelo mundo das novelas de rádio. Sons de campainha de telefone, máquinas de escrever, cavalos passando, entre outros, são reproduzidos com maestria por Evandro. 
‘Êta Mundo Bom!’ é escrita por Walcyr Carrasco, com a colaboração de Maria Elisa Berredo, Daniel Berlinsky, Marcio Haiduk e Claudia Tajes. A direção artística é de Jorge Fernando, que comanda a novela com os diretores Marcelo Zambelli, Ana Paula Guimarães e Diego Morais.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal/Magazine