Um espetáculo de informação

ARTE-EDUCAÇÃO: Peça teatral esclarece às mulheres sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha
A história de Maria do Brasil, vítima da violência contra a mulher, é retratada no monólogo “Da Violência a Vossa Excelência”, de autoria da belenense Heliana Maia Mendes, 66 anos, criada no Rio de Janeiro e que mora em Curitiba (PR). A peça chega a Belém amanhã, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, em Nazaré. Encenado pela própria autora, o espetáculo terá ainda a apresentação do Coral Adventista e a participação especial do cantor paraense Nilson Chaves. Os ingressos estão à venda no primeiro piso do Shopping Boulevard, no Reduto, e no terceiro piso do Shopping Pátio Belém, no bairro de Batista Campos, com direito a meia-entrada para estudantes.
A encenação abre a programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada pelo Grupo Amigas do Peito do Pará, e traz ainda exposição fotográfica e debate sobre a temática. Criada em 2008, a peça teatral já atraiu mais de 7 mil mulheres (mas é aberta ao público em geral) em diversos municípios do Paraná. O Pará é o segundo estado brasileiro a receber “Da Violência a Vossa Excelência”. 
“Escrevi a peça porque sempre estive envolvida com a arte e educação, e atuava na área. Em 2008, após dois anos da criação da Lei Maria da Penha, devido à necessidade de informar e buscar conscientizar a sociedade sobre os direitos das mulheres, elaborei a peça. Então, ela nasceu de um sonho, despertado em mim pela militância e ativismo na área dos movimentos sociais, principalmente no que tange à área dos direitos da mulher e a violência sofrida pelas mulheres mastectomizadas”, conta Heliana Maia Mendes, que é professora de português. 

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Site o Liberal